ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 3 de abril de 2014

ELEIÇÕES 2014 - TRANSIÇÃO DE EDUARDO E LYRA SERÁ MARCADA POR SIMBOLISMOS

Há 50 anos, no dia 1º de abril, o governador Miguel Arraes deixava o Palácio do Campo dos Princesas por ordem dos militares para a prisão em Fernando de Noronha, onde ficou preso por 11 meses. Em 2014, no dia 4 de abril, próxima sexta-feira, o governador Eduardo Campos repete os passos do avô e se desliga do Governo de Pernambuco, mas por motivos diferentes. Sem regime ditatorial ou militares forçando a saída, a intenção é buscar voos mais audaciosos, a Presidência da República, sonho acalentado por Arraes, mas nunca realizado. Para não derrapar nas críticas, o último discurso de Campos será escrito. De olho na campanha presidencial, a cerimônia será marcada por simbolismos estratégicos para vincular ainda mais a imagem de Campos ao avô. A transição do governo terá três momentos distintos.

Mantido sob sigilo, o novo estafe de Lyra deve ser anunciado por ele e Eduardo nesta quinta-feira (3). Cerca de dez dos 22 secretários devem deixar a gestão para dedicar-se a outros projetos – disputa de mandato federal ou ingresso na campanha estadual e presidencial.

Na sexta, haverá uma reunião extraordinária na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para marcar a desincompatibilização de Eduardo. Seguindo o protocolo, às 15h, o pré-candidato à presidência da República deve ler a carta de renúncia. Na mesa estarão o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, e o presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves. Por volta das 15h30, o vice chegará ao lado de dois deputados.

Na saída, Lyra fará a revisão da tropa dos bombeiros militares. Ele não seguirá em carro aberto. O percurso até o Palácio do Campos das Princesas será em um veículo fechado. Da cabeceira da Ponte Buarque de Macedo, ele segue a pé.
A transmissão simbólica será no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

A transmissão simbólica será no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem 
Eduardo e Lyra discutem sobre sucessão estadual. Foto: JC Imagem.

A transmissão do cargo acontece no gabinete do governador. Passado o ato, Eduardo deixa o palácio e Lyra receberá os cumprimentos.

A posse do novo secretariado deve ocorrer na segunda-feira (7), no Salão das Bandeiras, e vai reunir os secretários de Campos e os novos nomes.

Eduardo deve deixar Pernambuco no próximo dia 14, quando embarca para São Paulo a fim de montar as estratégias da campanha nacional.

Notícias relacionadas

Do Blog de Jamildo

Nenhum comentário: