ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 8 de abril de 2014

EDUCAÇÃO - POPULAÇÃO DE ARARIPINA PRESTIGIA INÍCIO DE NOVOS CURSOS DO PRONATEC

Alguns dos cursos mais concorridos do PRONATEC na região tiveram início neste sábado, 05, em Araripina. Pela manhã, os alunos dos cursos de Alimentação Escolar, Resíduos Sólidos, Língua Brasileira de Sinais, Cuidador Infantil e Promotor de Vendas lotaram o auditório da Câmara de Vereadores da cidade durante aula inaugural. 

Muitos estavam ali em busca do tão sonhado primeiro emprego. É o caso dos estudantes Thalles Vinícius e Nadriele da Silva, estudantes que recentemente concluíram o ensino médio. Outros como Pedro Antonio e Luciana Gonçalves buscam uma requalificação profissional, além de já atuarem em áreas para as quais os cursos de Resíduos Sólidos e Alimentação Escolar vão acrescentar muito a atividades que, respectivamente, já exercem. 

Segundo um dos coordenadores do PRONATEC na Região, João Batista (IF – Ouricuri), o programa já capacitou mais de 3 mil pessoas na região do Araripe de 2012 a 2014, juntando-se a um total de 2 milhões de brasileiros em do o País. Batista lembrou que o Governo Federal ainda disponibiliza uma bolsa de estudos como forma de custeio com transporte e alimentação aos cursistas e que 30% da mão de obra formada precisa ser inserida no mercado de trabalho, após o curso, de acordo com meta federal. 

Desta vez os cursos serão ministrados pelo Instituto Federal de Ouricuri (IF Sertão), que apresentou, durante o evento, uma competente equipe profissional – a exemplo da professora Valéria Coriolano de Ouricuri – instrutora do curso de Língua Brasileira de Sinais, ex-aluna da FAFOPA (Letras). 

Quem também estava presente era a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social de Araripina, a quem reconhecidamente se deve todo o êxito alcançado na manhã deste sábado, com público recorde - 400 pessoas. Organização e trabalho ressaltam as qualidades dessa equipe que, com mérito, vem desempenhando um excelente trabalho na gestão do prefeito Alexandre Arraes, sob a liderança da incansável Secretária Fernanda Ramos.

Devido à extensa agenda de trabalho, o prefeito Alexandre Arraes não pôde comparecer ao evento, mas foi representado pelo seu chefe de gabinete Giordany Andrade que ressaltou a importância da formação técnica para Araripina e Região. 

Ao final do encontro, foram entregues, simbolicamente, kits com material didático a representes dos cursos iniciados neste sábado. 

Da ASCOM/ PMA

Nenhum comentário: