ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 25 de março de 2014

PREVENÇÃO - PERNAMBUCO VAI RECEBER EQUIPAMENTO PARA DETECTAR A TUBERCULOSE

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a implantação de um teste rápido gratuito para diagnóstico da doença na rede pública. Os equipamentos que têm a capacidade de detectar o bacilo causador da doença em até duas horas serão distribuídos ainda nesta semana em Pernambuco e nos estados de Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, além do Distrito Federal. 

O Gene Xpert, como é chamado o teste, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento da tuberculose. Uma campanha Nacional, com o cantor Tiaguinho, está sendo divulgada nos veículos de comunicação de todo o País para alertar a população que a doença tem cura.
MS_TUBERCULOSE_Cartaz
Em 2013, Pernambuco encontrava-se no 3º lugar em incidência e o 2º em taxa de mortalidade, notificando 4360 casos novos. A tuberculose é um grave problema de saúde pública, devido a sua grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade, merecendo atenção de toda sociedade para o controle desta doença.

REGIÃO METROPOLITANA NO RECIFE - Além da campanha Nacional contra a doença, a Secretaria de Saúde de Pernambuco também realiza uma campanha local intitulada de “Está na hora de se tratar, Tuberculose pode matar”. A ação tem o objetivo de alertar a população a respeito desse mal, divulgando e orientando sobre os sinais e sintomas da doença, favorecendo o diagnóstico precoce e propiciando acesso ao tratamento adequado em tempo hábil. As orientações serão realizadas até esta sexta-feira (28).

Equipes vão visitar pontos estratégicos, como em escolas municipais de Recife, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Haverá distribuição de material educativo, palestras e jogos com informações sobre a doença.

Do NE10

Nenhum comentário: