ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 27 de março de 2014

ANEEL - CELPE CAI OITO POSIÇÕES EM RANKING NACIONAL DE DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) ficou em 24º lugar no ranking das 35 maiores concessionárias de distribuição de energia elétrica do País em relação à qualidade do serviço prestado em 2013. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira (26) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O resultado da Celpe mostra uma queda de oito posições em relação ao anterior: em 2012, a companhia ocupava a 16ª colocação. E, em 2011, a Celpe estava na quarta posição. 

Nesse levantamento, que estão as 35 maiores concessionários de distribuição de energia de grande porte, com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora), a liderança ano pasado ficou com a Companhia Energética do Ceará (Coelce). Em seguida, vêm a Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz), de São Paulo; e Companhia Energética do Maranhão (Cemar). A pior colocação foi da Celg Distribuição (Celg D), de Goiás.

Em relação às distribuidoras do Nordeste, a posição da Celpe também não é das melhores. A companhia está apenas em sexto, só à frente da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), que vem logo em seguida, em 25º; Companhia Enérgita do Piauí (Cepisa), em 28º; e companhia Energética de Alagoas (Ceal), que está em 32º entre as 35 empresas.

A Aneel também divulgou o ranking das 28 concessionárias consideradas de menor porte, com o mercado faturado anual menor ou igual a 1 TWh. Nesse mercado, as três melhores estão na região Sul do País: Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC), de Santa Catarina; Força e Luz Coronel Vivida (Forcel), do Paraná; e Muxfeldt Marin & Cia. (Mux Energia, do Rio Grande do Sul. A pior colocada foi a Companhia de Eletricidade do Amapá.

Do NE10

Nenhum comentário: