CURSO MAQUINAS

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ANIVERSÁRIO - CORPO DE BOMBEIROS DE ARARIPINA COMEMORA UM ANO DE FUNCIONAMENTO E RECEBE HOMENAGENS




O Posto Avançado do Corpo de Bombeiros completou nesta segunda (30) aniversário de um ano de instalação e funcionamento da corporação em Araripina. Durante toda a manhã uma série de eventos foram promovidos para celebrar esta data e reconhecer o trabalho dos Bombeiros na cidade.

Logo bem cedo na Praça da Igreja Matriz foi realizada a Prova Profissional Desafio de Fogo que consiste na apresentação dos Bombeiros simulando atividades realizadas durante o atendimento de ocorrências. De acordo com o Tenente Coronel Luis Claudio em um ano de funcionamento o PAB Araripina atuou no salvamento de centenas de vidas.

Após o final da Prova de Fogo toda a comitiva de Bombeiros e de autoridades políticas e civis foram à sede do Corpo de Bombeiros para o descerramento de placas em comemoração ao primeiro aniversário da Corporação. A Câmara de Vereadores de Araripina entregou uma placa que registra a Moção de Aplauso aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo.

O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, também descerrou em nome da Prefeitura de Araripina uma placa que parabeniza o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros pelos serviços prestados à população. Ele recordou a chegada do Posto Avançado no ano passado durante sua gestão de prefeito interino. “Após um ano de funcionamento dos Bombeiros tenho a certeza que tomamos a decisão correta quando pedimos um Posto Avançado para nossa cidade. Quero parabenizar a todos que fazem esta corporação que trabalham dia e noite para salvar vidas dos Araripinenses”, destacou o prefeito.

O Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Maviael Reimini esteve presente ao evento e afirmou que o Corpo de Bombeiros está à disposição da população de Araripina. Além do Coronel Reimini estavam presentes ao evento o Tenente Coronel, Luis Claudio e o Capitão Oliveira, primeiro Capitão do PAB e o atual Capitão Francinaldo e grande parte dos vereadores de Araripina.
 
Da ASCOM/ PMA
Fotos - Fabiano Alencar

PERNAMBUCO - SINPEF RETOMA LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA

O presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco, Marcelo Pires, segue nesta segunda-feira (30) para a Capital Federal na intenção de aprofundar as discussões sobre os novos rumos da reestruturação de cargos e salários, além das temáticas que abordam a valorização da Categoria dos EPAs – Escrivães, Papiloscopistas e Agentes de Policia Federal. Os temas em pauta serão debatidos com os dirigentes dos Sindicatos da Polícia Federal – Conselho de Representantes - durante a próxima semana sob a regência da Fenapef.

Para Marcelo Pires, a programação é de fundamental necessidade para a Categoria que está em busca de uma maior autonomia. “Queremos a devida valorização, bem como o reconhecimento do trabalho dos Policiais Federais”, ressalta.

Na pauta está prevista a aplicação de novas estratégias de mobilizações a serem colocadas em prática em âmbito nacional, em cada um dos estados visando demonstrar a indignação da categoria dos EPAs diante do descaso do Governo Federal e da própria Direção Geral do órgão. Ante a pauta de negociações apresentadas pela Fenapef ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e ao Ministério da Justiça ainda não há um consenso que tenha atendido aos anseios dos policiais federais que estão ha quase 4 anos negociando sem resultados objetivos, além de permanecerem sem qualquer reposição salarial desde fevereiro de 2009 – quase 5 anos. A categoria não descarta a possibilidade de deflagração de uma greve por tempo ilimitado.

O Sinpef/PE também luta pelo fortalecimento da instituição policial como um todo perante as demais carreiras típicas de Estado, tendo em vista que os mesmos devem ter sua valorização reconhecida já que atuam na linha de frente contra o crime organizado e principalmente o combate à corrupção, “objetivo priorizado pela presidente Dilma em discurso recente sem, no entanto ter havido um apoio irrestrito ao órgão Departamento de Policia Federal que ainda continua carente de recursos e com seu orçamento contingenciado, indo contra o interesse publico”, acrescentou Pires. 

Da ASCOM/ 
SINPEF/PE

SÃO RAIMUNDO NONATO - PADROEIRO DA COMUNIDADE DA SERRA DA BOA VISTA

No último dia 31 de agosto, dia de São Raimundo Nonato, comemorou-se o encerramento do primeiro novenário alusivo aos festejos religiosos em homenagem ao Padroeiro dos Moradores da Comunidade da Serra da Boa Vista, e que, inclusive, me fiz presente ao evento religioso, por sinal muito agradável, e contou com a presença de vários moradores da região e também de outras comunidades vizinhas, que foram lá prestigiar a festa religiosa, coordenada pelos moradores, já em foco o objetivo de construir uma Capela, com tudo presidido pelo jovem e dinâmico Padre Cícero, da Igreja de Nossa Senhora das Dores, do Alto da Boa Vista.

Por esta razão, eu acho que nós Araripinenses, a exemplo dos moradores da Serra da Boa Vista, precisamos conhecer um pouco da História de São Raimundo Nonato, já que ele foi o Santo escolhido para Padroeiro dos Moradores de uma de nossas comunidades, e de cuja história, por ocasião do evento, o Padre Cícero fez uma pequena explanação para os presentes. 

Eu tenho um pequeno conhecimento da História de São Raimundo Nonato, pela semelhança com um caso, também real, e de extrema violência, que aconteceu em Fortaleza, há mais ou menos 5 anos, que envolveu um líder comunitário, que não aceitava e denunciava constantemente o comportamento dos criminosos, dos delinquentes do bairro, a ponto de ser assassinado, e seu corpo foi encontrado com os lábios perfurados e a boca trancada com um cadeado, fato este que eu tomei conhecimento detalhado por intermédio de um amigo, que é o pai da delegada que presidiu o inquérito sobre o acontecimento.

SÃO RAIMUNDO NONATO veio a este mundo no ano de 1.200, em Portel, na Espanha, e já surgiu líder, não nasceu! (No nato), eis a origem da alcunha de Nonato “Não nascido”. Foi extraído vivo do ventre de sua mãe, já morta, em trabalho de parto antes de dar-lhe à luz, ou seja, não nasceu de uma mãe viva, mas foi retirado de seu útero, algo raríssimo na época.

Quando São Pedro Nolasco, a 10 de agosto de 1218, dava início à Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a redenção dos escravos, com rito solene na Catedral de Barcelona, da qual era cônego o amigo e conselheiro Raimundo de Penafort, entre os fiéis estava também o moço de dezoito anos, Raimundo, chamado Nonato porque foi extraído do corpo da mãe morta no parto. Filho de família pobre, ele vestiu o hábito dos mercedários, e em 1224, aos 24 anos de idade, seguindo o exemplo do fundador da ordem, se dedicou à libertação dos escravos da Espanha, ao resgate dos cristãos capturados pelos muçulmanos e levados para prisões na Argélia, e à pregação no meio deles para manter viva a fé cristã. No ano de 1226 chegou até a Argélia e entregou-se como escravo, a fim de consolar e animar, pela fé, os prisioneiros e trabalhar pela sua libertação.

Capturado e preso na Argélia por vários meses, converteu presos e guardas, e como refém era submetido a reiteradas e cruéis malvadezas, mas continuava pregando o evangelho e seus perseguidores chegaram ao ponto de furarem, a ferro quente, seus lábios e trancarem sua boca com um cadeado, tentando impedir que ele continuasse denunciando as injustiças, mas mesmo assim não se calou. Criou maneiras alternativas e liderou o movimento e denúncias até a libertação dos escravos, o que lhe rendeu a homenagem pública por tão grandes virtudes, do Papa Gregório IX, conferindo-lhe em 1239 a dignidade Cardinalícia, a mais alta comenda da Igreja Católica, e convocando-o como conselheiro.

Pouco tempo depois, uma febre violentíssima o atingiu e ele morreu exatamente no dia 31 de agosto de 1240 em Cardona, perto de Barcelona, e foi sepultado na Igreja de São Nicolau. Por isso é festejado, o dia 31 de agosto, como o dia de São Raimundo Nonato.

Pela sua difícil vinda à luz do mundo, São Raimundo Nonato é intitulado como o patrono e protetor das parturientes e das parteiras.

Eis aí também a origem da sabedoria popular que diz: “Não adianta tentar calar a voz dos verdadeiros líderes porque até as pedras falam por eles”.

Autor - Sebastião Arrais de Araújo

Fonte de pesquisa e estudo - Enciclopédia Wikipédia.

PARALISAÇÃO - A BRUXA ESTÁ SOLTA NA POLÍCIA FEDERAL




Após deliberação em Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Policiais Federais do Estado de Pernambuco - SINPEF/PE na última sexta-feira, 25.10, os Escrivães, Papiloscopistas e Agentes da Polícia Federal em Recife/PE decidiram parar suas atividades (greve) no próximo dia 31, quinta-feira (Dia das Bruxas). 

A greve de um dia acompanha o movimento nacional da categoria promovido pelo Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais - FENAPEF, que congrega os Presidentes dos Sindicatos dos Policiais Federais dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal.

Em Pernambuco a paralisação ocorrerá na Superintendência Regional da Polícia Federal em Recife e Delegacias de Polícia Federal de Caruaru e Salgueiro, visando protestar e denunciar a insatisfação das categorias com o tratamento que a Administração da Polícia Federal e o Governo Federal têm lhes dispensado, especialmente sobre: 



A péssima gestão de recursos humanos da Polícia Federal que ignora a Lei nº 9.266/96 que definiu o nível superior dos cargos de Escrivão, Papiloscopistas e Agentes Federais e que, por outro lado, não estabelece em lei as atribuições desses cargos, atualmente definidas em uma Portaria do MPOG, (523/89) e por isso inconstitucional, assim declarada pelo STF (Supremo Tribunal Federal); 

A crise decorrente do sucateamento funcional e salarial desses policiais, caracterizada pela desvalorização, desmotivação, assédio moral, adoecimentos, perseguições e evasão de policiais para outros órgãos. 

A ineficiente gestão da Polícia Federal, que aliada à redução sistemática do orçamento do Órgão, vem produzindo inoperância, retrocesso e queda na persecução criminal, agravando as deficiências inerentes ao modelo ultrapassado de investigação que é feita através do inquérito policial. 

Há 17 anos, desde a Lei 9266/96, os concursos públicos têm selecionado os melhores profissionais de nível superior para ocupar os cargos de Escrivão, Papiloscopista e Agente de Polícia Federal, mas esses cargos estão ilegalmente classificados como nível médio no Sistema de Pessoal do Governo Federal (SIPEC), e por isso recebem metade da remuneração dos demais cargos de nível superior da União.

Os Policiais Federais passam por um arroxo salarial histórico, estando sem qualquer reajuste há quase cinco anos, (tiveram 3,4% de reposição salarial em 2009) e nem sequer receberam o índice de 15,8% concedido a todos os servidores públicos federais em 2013, tendo em vista que o Governo Federal condicionou esse recebimento à imposição de que a categoria abrisse mão de outros direitos, como o nível superior e a definição de atribuições em lei dos cargos de Escrivães, Papiloscopistas e Agentes de Polícia Federal.

Um Policial Federal, em início de carreira, chega a receber a metade da remuneração de um Analista do Banco Central, Auditor Fiscal da Receita Federal, Oficial da ABIN, Analista de Agência Reguladora, e tantas outras Carreiras Típicas de Estado, das quais faz parte o Departamento de Polícia Federal. “Esse fator, aliado ao risco de vida e à dedicação integral dos policiais, faz com que em média a Polícia Federal perca 250 integrantes por ano, que é o quantitativo atual de Policiais Federais na ativa na Superintendência Regional em Recife”, assevera Marcelo Pires.

Nos últimos anos, várias medidas do Governo Federal vêm enfraquecendo a Instituição Policial, como o corte de recursos para o custeio de suas atividades básicas de manutenção e operacionais, que vem desaparelhando do Órgão até de seus equipamentos básicos, tais como helicópteros e aeronaves, que estão sendo doados a outros Órgãos da Administração Pública, sob a alegação de falta de verbas para manutenção, valores esses que o próprio Governo não repassa ao Órgão. Como exemplo que atinge interesses da sociedade no nosso estado, a Polícia Federal não dispõe mais do helicóptero que fazia o imprescindível trabalho de combate ao tráfico de entorpecentes no Polígono da Maconha, Sertão Pernambucano.

A luta dos Policiais Federais é pela valorização de seus cargos que são os responsáveis pelas investigações policiais de combate à sonegação, à corrupção, aos crimes do colarinho branco, dentre outros tão relevantes para o Brasil.

Na paralisação programada, os Policiais Federais estarão trajando as camisas SOS POLÍCIA FEDERAL, (movimento decretado a partir da greve de 70 dias ocorrida em 2012 e até hoje sem solução do Governo Federal). Serão ainda ostentadas faixas de protestos e distribuídos panfletos informativos para o esclarecimento da população.

Durante o dia de greve serão mantidas as atividades dos Serviços Essenciais com 30% (trinta por cento) do efetivo grevista, conforme estabelecido pela Lei de Greve (Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989).


Da ASCOM PF

domingo, 29 de setembro de 2013

ARARIPINA – OUTRO ACIDENTE NA AVENIDA PERIMETRAL – AGRICULTOR MORRE ATROPELADO NA DESCIDA DO AEROPORTO


Um atropelamento por volta das 08:40 da manhã deste sábado, 28/09, na Nova Avenida Perimetral, imediações do Aero Motel na subida do aeroporto, deixou mais uma vítima fatal em decorrência do trânsito amaldiçoado de Araripina. Desta vez a vítima fatal foi o agricultor Antonio Genivan de Barros Lopes de 29 anos, solteiro, o qual residia na Serra da Torre, zona rural do município. Segundo a polícia um veículo ainda não identificado atropelou a vítima que devido ao impacto morreu no local, antes da chegada do corpo de bombeiros. O corpo do agricultor foi removido do local após perícia da polícia civil, sendo o caso registrado na delegacia. Das 13:30 de terça-feira, 24/09 às 09:00 da manhã de sábado, 28/09, cinco pessoas morreram em decorrência de acidentes de trânsito na zona urbana e rural de Araripina, ou seja, um por dia em apenas dois locais, BR-316 e Avenida Perimetral. Foto – Blog do Dante Arruda. 

ARARIPINA - II– SÍTIO BAIXIO DOS BATISTAS – PM PRENDE BANDO QUE ARROMBOU E FURTOU RESIDÊNCIA
Segundo a polícia por volta das 07:40 da manhã de terça-feira, 24/09, a vítima Lucas Fernandes do Vale Batista de 21 anos, estudante, solteiro, residente no Sítio Baixio dos Batista, imediações do DNOCS, zona rural do município, caminhava na Nova Avenida Perimetral quando viu duas pessoas uma motocicleta CG-Honda 125 TITAN sem placa, transportando um botijão de gás e uma caixa amplificada de som. Só que os objetos foram reconhecidos como sendo do estudante e que foram roubados na noite anterior de sua residência, onde a mesma foi arrombada. O estudante chamou a PM que abordou os indivíduos. Eles confessaram que haviam adentrado na residência da vítima através de arrombamento e furtados os objetos, entregando o resto do bando. Foram presos Daniel Gonçalves Ramalho de 18 anos, Sharley Brito Silva de 19 anos, Luiz Antonio Ramalho, o Loy de 33, e apreendido o menor de 14 anos das iniciais J.P.P. todos residentes na Vila Santa Rita. O bando foi conduzido até a 200ª DPC juntamente com os objetos furtados e a moto, onde o caso foi registrado. 

TRINDADE – BAIRRO TREVO – EX-DETENTO INVADE RESIDÊNCIA E ESFAQUEIA MULHER QUE ESTAVA DORMINDO COM O FILHO 
Uma tentativa de homicídio foi registrada por volta das 02:00 da madrugada de quarta-feira, 25/09, na Rua Tobias Barreto no Bairro Trevo. Conforme a polícia o acusado Wilas de Souza Damasceno, idade ignorada, ex-detento, invadiu a casa da vítima, a doméstica Maria Aparecida Batista de 21 anos, pelos fundos onde arrombou a porta e esfaqueou a mesma nas costas que estava dormindo no quarto com o filho menor de 05 meses. Após o ato o acusado fugiu tomando destino ignorado. A vítima foi socorrida para Casa de Saúde de Trindade e depois transferida para o ao Hospital Regional de Ouricuri, onde continua em observação. A PM realizou diligências, mas o acusado não foi localizado. O caso será investigado pela DPC local.

OURICURI – BAIRRO BEBERIBE – TENTATIVA DE ASSALTO TERMINA EM DISPAROS DE ARMA DE FOGO

Uma tentativa de assalto terminou em tiros por volta da 11:00 da manhã de quinta-feira, 26/09/13, na Rua Presidente Tancredo Neves no Bairro Beberibe. Segundo a Patrulha do Bairro que atendeu a ocorrência, a vítima José Welton Alves de Miranda de 20 anos, casado, agricultor, residente no Sítio Cajueiro, zona rural de Parnamirim, estava na Feira do Rolo e comentou que queria comprar uma moto no valor de R$ 3.000,00., porém não comprou e após se retirar do local foi abordada por 02 indivíduos em uma moto preta, vestidos com jaqueta, os quais anunciaram o assalto e efetuaram do 02 disparos de arma de fogo, não chegando a atingir a vítima que se abrigou em bares próximos. A PM realizou várias diligências no intuito de localizar os assaltantes, mas sem êxito. O caso foi registrado na 201ª DPC.

OURICURI – II - BAIRRO SANTA MARIA – BISCAREIRO É PRESO COM 40g DE MACONHA
O biscateiro Paulo Souza Gomes de 51 anos, separado, residente no Bairro Santa Maria em Ouricuri, foi preso por volta das 06:00 da manhã de quarta-feira, 25/09, nas imediações de sua residência por tráfico de drogas. Segundo a polícia uma denúncia anônima informou que na casa do acusado funcionava uma boca de fumo. Durante rondas a PM deparou-se com o biscateiro com um pacote nas mãos e ao ser abordado foi encontrado no pacote 40g de maconha. O acusado foi encaminhado a 201ª DPC e autuado em flagrante. 

MOREILÂNDIA – SÍTIO TAMBORIL E CENTRO – ROCAM E GATI PRENDEM 03 PESSOAS POR POSSE E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO 
Policiais do GATI e ROCAM de Moreilândia aprenderam armas de fogo na zona urbana e rural do município e pessoas foram presas por posse e porte ilegal de arma de fogo. Por volta do meio-dia de quinta-feira, 26/09/ no Sítio Tamboril, após uma denúncia anônima, os policiais apreenderam na casa do agricultor Geovane Laurindo Lopes de 26 anos, um revólver Taurus, calibre 38. Ele foi conduzido para a DPC local e depois de autuado em flagrante foi liberado mediante pagamento de fiança. No mesmo dia e no mesmo sítio por volta das 15:00, foi preso por porte ilegal de arma de fogo o agricultor Manoel Lorindo Lopes de 49 anos, casado, residente no local da ocorrência. 
Ele foi flagrado em via pública portando ilegalmente na cintura um revólver calibre 38 Taurus com 03 munições intactas. Na casa dele os policiais apreenderam um Rifle calibre 44 Winchester e 03 munições intactas que estavam enterradas nas imediações da casa. Ele foi conduzido para a delegacia e autuado em flagrante. Ainda na quinta-feira por volta das 17:00 na Rua Joaquim Nabuco no centro, o agricultor Severino Pereira Lima de 46 anos, também foi preso por posse ilegal de arma de fogo. 
Na casa dele os policiais localizaram e apreenderam um Rossi calibre 22 com 03 munições pinadas. A arma e o acusado foram apresentados na 208ª DPC, onde o caso foi registrado.

EXÚ – BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA – POLÍCIA MILITAR PRENDE FUGITIVO DE PRESÍDIO DO PIAUÍ DE ALTA PERICULOSIDADE

Na sexta feira (27,09), por volta das 21;00, a equipe do GATI do 7ºBPM juntamente com a guarnição Tática da cidade de Exú, ao receberem a informação que Marcos Antonio Teles, vulgo Robocop de 48 anos, assaltante e fugitivo da Casa de Custódia em Teresina-PI, estava na Rua José Pinto Saraiva, nº 457, Bairro N.Sª Aparecida, Exú-PE, se deslocaram de imediato ao local e por ordem do Capitão PM França, oficial de permanência na área, que também se deslocou para o referido município, cercaram a residência e posteriormente conseguiram convencê-lo a se entregar. 
Ao ser feito o levantamento do histórico criminal do foragido, vericou-se que já havia tido 22 mandados de prisão contra ele e que atualmente havia um mandado em aberto em seu desfavor, oriundo da Comarca de Uberaba-MG, tendo sido preso pela última vez em uma operação da Polícia Federal no Estado de Minas Gerais, sendo especializado em roubo de cargas no Maranhão, Paraná e Minas Gerais. 
A fuga da Penitenciaria Casa de Custódia em Teresina-PI, aconteceu no dia 01 de setembro deste ano e foi bastante divulgada na mídia nacional e piauiense, em razão do presídio ser de segurança elevada e os 15 detentos do Pavilhão C que cavaram um túnel e conseguiram fugir, serem de alta periculosidade. 
O fugitivo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Ouricuri, onde foram tomadas as providências legais cabíveis.

OPERAÇÃO BITURY – ACUSADO DE LIDERAR QUADRILHA DE TRAFICANTES É PRESO EM AÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS DE PERNAMBUCOE BAHIA 
Policiais civis de Petrolina com apoio de policiais militares do Gati e Polícia Militar da Bahia, prenderam na madrugada de quinta-feira (26/09), em Sobradinho – BA, Erivaldo Martins de Oliveira, de 34 anos, conhecido por Juvenal. O acusado foi preso em decorrência da Operação Bitury, deflagrada no agreste pernambucano nos municípios de Belo Jardim, Pesqueira, Agrestina, Lajedo e Bezerros. De acordo com os investigadores Erivaldo era um dos lideres da organização criminosa acusada de trafico de drogas e homicídios, ele morava em Sobradinho-BA para disfarçar o seu paradeiro junto a polícia. O acusado foi preso em cumprimento de mandado de prisão expedidos pela comarca de Belo Jardim (PE). 
Na residência do acusado os policiais apreenderam um quilo de crack, 100g de cocaína, R$ 5,4 mil em espécie, além de balança de precisão, e 04 carros de modelos diversos. No momento da chegada dos policiais o suspeito ainda tentou se livrar da droga quando foi surpreendido pelos policiais. Além dos dois mandados de prisão, Erivaldo Martins foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico, sendo apresentado na delegacia de Sobradinho. No total, a Operação Bitury teve como saldo vinte e dois mandados de prisões preventivas cumpridos com trinta e seis pessoas presas, além de dezesseis mandados de busca e apreensão, somando um total de 19 veículos, 14 armas, mais de dois quilos e meio de crack e cerca de R$29 mil reais apreendidos. A operação iniciada há seis meses e contou com a participação de 180 policiais civis e militares. 

AFOGADOS DA INGAZEIRA – POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMICIDA QUE CONFESSOU O ASSASSINATO DE SUA EX-COMPANHEIRA QUE ESTAV DESAPARECIDA HÁ 15 DIAS
Na manhã de quinta-feira (26/09), Policiais Civis da Delegacia de Afogados da Ingazeira, sertão do estado, prenderam o homicida Elidio Epifanio da Silva, de 65 anos, que confessou o assassinato da sua ex-companheira Maria Valdenice Gomes da Silva de 34 anos que estava desaparecida há 15 dias. A polícia vinha investigando o desaparecimento da vítima após familiares da mesma procurarem a delegacia para noticiar o desaparecimento ocorrido no ultimo dia 10 de setembro, apontando como suspeito Elídio que não se conformava com o rompimento do relacionamento afetivo e já havia de ameaçado Maria Valdenice de morte. A polícia civil iniciou as investigações e após intensas contradições do acusado, Elidio Silva acabou confessando o assassinato de Maria Valdeinice que foi morta a golpes de pedradas e faca-peixeira, abandonando o corpo da vitima exposto em uma área de caatinga, nas proximidades do Sítio Lagoa do Curisco, zona rural do município. Acompanhado de policiais civis, o acusado indicou o local exato onde se encontrava o corpo da vítima que estava em avançado de putrefação, sendo este encaminhado ao IML da cidade de Recife para perícia. Elidio Silva foi preso em razão de um mandado de prisão preventiva, sendo recolhido à Cadeia Pública do município onde permanece à disposição da Justiça.

PETROLINA – N8 – CIOSAC APREENDE MENOR POR ESTUPRO E APREENDE ARMAS DE FOGO
Na última quinta-feira, 26/09, em operação conjunta realizada pelo efetivo da CIOSAC e policiais do Núcleo de Inteligência do Sertão-04 do 5º BPM, foi dado cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão de Menor expedido na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Petrolina, sendo o mesmo apreendido pela prática de estupro. Em continuidade, o efetivo da CIOSAC deslocou-se ao Núcleo-08 do Projeto Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina e apreendeu em poder de Edson Amorim de 67 anos, uma espingarda calibre 12 com 30 cartuchos e um Rifle calibre 22 com 56 munições do mesmo calibre. Os detidos, juntamente com o material apreendido foram conduzidos à 1ª DPC. Foto Blog Diniz K-9.

Fonte - 7º BPM/ Ouricuri/ 2ªCIA e 24ª DESEC/ Araripina

INTERNET - COLA-COLA TENTA DESFAZER A IMAGEM DO "RATO NA GARRAFA" COLOCANDO VÍDEO NO YOUTUBE

A empresa está tentando desfazer a fama ruim que se espalhou pela internet. Após um consumidor afirmar em cadeia nacional ter encontrado uma cabeça de rato dentro de uma embalagem da Coca-Cola, milhões de comentários foram gerados nas redes sociais. Recentemente, a empresa lançou no Youtube um vídeo institucional mostrando todo o seu processo industrial deixando claro que é ‘impossível’ que alguma garrafa saia da fábrica sem o padrão internacional de qualidade. Mais de 15 mil comentários foram gerados no Youtube e boa parte deles é de pessoas reclamando e citando o caso do rato. Em nenhum momento a empresa cita o suposto incidente. Nas redes sociais o vídeo ganhou destaque imediatamente alcançando quase 2 milhões de acessos. O vídeo foi postado na quinta-feira passada, 26. A ação publicitária ressalta que os consumidores podem confiar na marca, mas em nenhum momento o vídeo comenta as acusações que a empresa tem sido alvo. Especialistas acreditam que toda a onda de comentários e ‘piadinhas’ geradas nas redes sociais está causando prejuízos para a marca.
Fonte: Jornal Ciência/ Blog Diniz K-9

CHANCE - ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE VAGAS DE EMPREGO PARA O FIM DO ANO

Severino, Cícero, Heleno, Ricardo, Alexandre, Evaldo, José e Darcio entraram na Esposende como vendedores temporários. Foram contratados para atender o aumento do fluxo de clientes no Natal e Ano Novo. Hoje todos estão efetivados. Durante a temporada, apresentaram qualidades que foram além dos conhecimentos de português e matemática listados no currículo: mostraram-se proativos, comunicativos e interessados em aprender e entregar resultados. Esse é o perfil procurado pelo comércio e pelo setor de serviços, mas que não tem sido fácil de encontrar. 

Quem se encaixa nele tem boas chances de começar o ano com um emprego fixo. As empresas já começaram a abrir as portas para os novos funcionários. Somente na Região Metropolitana do Recife (RMR), 20 mil pessoas devem ser contratadas e 18% devem ser efetivadas.

Elas irão trabalhar principalmente nos cargos de vendedor, embalador, caixa e estoquista, sobretudo em lojas de vestuário, calçados, perfumaria e eletroeletrônicos. No ano passado, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital, cerca 12% das vagas ofertadas não chegaram a ser preenchidas por falta de qualificação.

Heleno Josimar é um dos oito funcionários contratados que aparecem na foto acima. Ele foi gerente de outra loja durante quatro anos e, em 2012, decidiu entrar na Esposende como temporário para tentar fazer carreira na empresa. Hoje é ele quem repassa as dicas para os novatos. “Preço e prazo muita gente tem, mas o cliente também busca segurança e um bom relacionamento”, ensina. 

Foi com essa filosofia que Daniel Henrique dos Santos saltou do cargo de ajudante de Papai Noel no Shopping Recife para contratado do mall. Hoje ele trabalha no Espaço Cliente. Este ano, está fazendo seis anos de shopping. “É preciso sempre se aperfeiçoar e inovar”, afirma.

Uma pesquisa inédita encomendada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que a maior parte do comércio busca profissionais com idade entre 18 e 24 anos, enquanto os prestadores de serviço tendem a absorver funcionários de uma faixa etária superior, em especial entre 25 e 49 anos. 

No mercado local, por acordo firmado entre comerciários e lojistas, os profissionais entram recebendo, no mínimo, R$ 730 por mês, durante os três primeiros meses. Depois o valor sobe para R$ 780. Por lei, os temporários também devem ser remunerados por essa base. Mas, somada às comissões, a remuneração pode chegar a R$ 10 mil no final da temporada em lojas do segmento de luxo dos maiores shoppings.

Para quem procura uma vaga, a dica do presidente da CDL Recife, Eduardo Catão, é espalhar o currículo em lojas e associações de lojistas, sempre atento ao perfil da empresa, para que seja condizente com o que se busca. 

Na avaliação do presidente executivo da Associação dos Lojistas de Shopping de Pernambuco (Alshop), Ricardo Galdino, o atual clima morno do varejo é também uma boa oportunidade para os empresários se reciclarem e pensarem em novas formas de atração do cliente. 

Para ele, o quadro não deve ser muito diferente em 2014, quando Copa e eleições também devem contribuir para desviar a atenção e arrefecer as vendas. O comércio começou 2013 com expectativa de crescimento anual de 6%, mas inflação persistente, inadimplência, alta dos juros e do dólar forçaram o mercado a revisar o percentual para 4%. Neste Natal, o volume de vendas do comércio varejista deve crescer 4,5% no Brasil na comparação com o Natal passado.

Do Jc Online

PPA - PREFEITURA DE TRINDADE REALIZA SEMINÁRIO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL


A Prefeitura Municipal de Trindade realizou na tarde de quinta-feira, (26/09) o I Seminário de Governo para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2014 – 2017 no auditório do Cine Teatro do Município e contou com a presença do Assessor Contábil - Josivaldo Rufino orientando melhor a sociedade sobre a finalidade do evento para que houvesse maior participação da sociedade presente que vieram discutir propostas de ideias voltadas para o bem comum de todos os trindadenses.

No início dos trabalhos o Procurador Geral do Município, Marco trouxe uma mensagem do prefeito Dr. Everton Costa (PR) que está na capital em agenda política e familiar.
“É com imensa confiança e satisfação que fazemos a elaboração de um orçamento adequado, planejado e participativo com um plano de governo de acordo com a realidade do nosso município. Este trabalho requer o conhecimento e a competência fundamental para as políticas, diretrizes e ações que serão executadas para o pleno atendimento a lei de responsabilidade fiscal, por tudo isso, a importância de ouvir a população para avançarmos na transparência necessária ao controle dos gastos públicos com o acompanhamento para a claridade que se requer”, relatou na mensagem.

De acordo com Josivaldo Rufino, o PPA é um instrumento de planejamento estratégico de ações que resultam em benefícios ou serviços para atendimento das demandas da população do município por um período de quatro anos. “Com o Plano Plurianual são definidas as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para o período em questão”, disse.

Os participantes foram divididos em cinco grupos para abordarem e discutirem os objetivos estratégicos, diretrizes, linhas de atuação e programas que envolviam temas como saúde, educação, meio ambiente, assistência social, mobilidade urbana, regularização fundiária, desenvolvimento e outros.
Para o vice-prefeito Jaécio Sá, é preciso buscar metas e cumpri-las para atender ao máximo a expectativa da população ficando estabelecido nestes debates diretrizes importantes para o dever e a ordem pública. 

Presentes também na Audiência os secretários, Chico Leite (Administração), Juka Sá (Educação), Antonio Cunha (Agricultura), Valtenci Assunção (Chefe de gabinete), DeusiláLeocádio (Governo) e a vereadora Pollianna Sá representando o poder legislativo do município, imprensa blogueira, entre outras lideranças políticas e sindicais de Trindade.

Da ASCOM/ PMT

Fotos - 
Lusmar Barros

COMUNICADO - PRESIDENTE DA ABERT ALERTA PARA DISTRIBUIÇÃO DE PRÊMIOS A TÍTULO DE PROPAGANDA EM EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO

O presidente da Abert, Daniel Slavieiro, encaminhou para todas as associações de radiodifusão do país um comunicado pelo qual comenta as mudanças no sistema de distribuição de prêmios e brindes a título de propaganda. No comunicado Slavieiro esclarece o ponto de vista do Ministério da Fazenda e alerta os radiodifusores sobre a necessidade de todos tomarem conhecimento da Portaria nº 422, publicada em julho deste ano. Segue abaixo o documento na integra.

Ao cumprimentá-lo, peço especial atenção a Portaria nº 422, do Ministério da Fazenda, publicada no Diário Oficial da União em 22 de julho de 2013.

Esse ato normativo foi instituído pelo Ministério da Fazenda e, em princípio, não inova, mas descaracteriza diversas situações que não necessitam de autorização, em especial as distribuições de prêmios a título de propaganda originadas pelos concursos exclusivamente artístico, cultural, desportivo ou recreativo.

Nesse contexto, esclareço que a interpretação da legislação vigente através dos órgãos responsáveis pela aprovação e fiscalização da distribuição de prêmios, sempre foi pela obrigatoriedade da anuência prévia, no caso de distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, inclusive nos sorteios em redes sociais. 

Entretanto, diante da instituição a nova regra, o Ministério da Fazenda, por meio da Caixa Econômica Federal, demonstrou uma interpretação intransigente dos dispositivos da Portaria nº 422, praticamente desconsiderando qualquer possibilidade de distribuição de prêmios sem anterior análise e aprovação.

Assim, diante da importância do tema e por se tratar de relevante elemento de divulgação e arrecadação para o setor de radiodifusão, solicitamos o auxílio para demonstrar aos radiodifusores, da sua associação, à necessidade de extrema precaução nas campanhas de marketing e publicidade, visando afastar eventuais sanções.

Ademais, esclareço que, em virtude do aumento de posicionamentos desfavoráveis à Portaria nº 422/2013 por parte de seus associados, a ABERT iniciou tratativas com o Ministério da Fazenda visando eventuais medidas de desburocratizar o pedido de anuência para o setor de radiodifusão, bem como também estuda a possibilidade de discussão judicial do tema, no caso dos esforços institucionais da ABERT, em âmbito administrativo, não forem suficientes para a resolver o problema. 

Para outras informações ou maiores esclarecimentos, a Diretoria-Geral da ABERT na pessoa do Gabriel Henrique Pena Costa (gabriel@abert.org.br), está à inteira disposição pelos telefones (61) 2104.4603 e 2104-4604.

Da ASCOM/ ASSERPE

"PROTAGONISTAS DO DESENVOLVIMENTO SÃO OS PERNAMBUCANOS" - DISSE ARMANDO MONTEIRO


Prestigiado por mais de 650 pessoas, entre empresários, profissionais liberais e líderes políticos, o senador Armando Monteiro apresentou os caminhos que Pernambuco precisa percorrer para garantir mais crescimento e desenvolvimento no futuro. Durante palestra promovida pelo Grupo de Executivos do Recife (GERE), disse que é preciso analisar com equilíbrio os desafios que o Estado ainda tem para enfrentar, sem pessimismo mas, ao mesmo tempo, sem otimismo exagerado.

“Há duas posições que são em princípio inaceitáveis. Uma é aquela dos pessimistas de plantão, dos céticos, daqueles que ficam sempre apontando as mazelas, que acham que a gente está condenado a perder. Esta posição é inaceitável. Mas precisamos também cuidar para que entendamos ainda a nossa posição relativa. Ou seja, não resvalemos para posições ingenuamente otimistas. Temos um longo caminho ainda a percorrer. E para isto precisamos, todos, e sobretudo a sociedade de Pernambuco, ter a compreensão de seu papel”, ressaltou, após indicar a necessidade de mais investimentos pesados em infraestrutura, em qualificação profissional, em qualificação das empresas, visando assegurar que Pernambuco continue crescendo e que se desenvolva mais.

Armando Monteiro também defendeu a ideia de que o desenvolvimento econômico não é uma dádiva, mas uma conquista da sociedade: “Muito mais importante do que os governos, é a sociedade, porque é dela que emanam verdadeiramente os governos. Os governos são melhores quanto melhores são as sociedades, porque os governos são, na sua essência, seres reativos. Os verdadeiros protagonistas do processo de desenvolvimento são todos os pernambucanos. Aqueles que trabalham no seu cotidiano, o micro e pequeno empresário, os empreendedores de Pernambuco, e todos aqueles que atuam nos seus espaços, para dar uma contribuição a Pernambuco”.

O senador Armando Monteiro fez uma longa avaliação do crescimento extraordinário de Pernambuco nos últimos anos, ressaltando, porém, que ainda há muitos desafios a serem enfrentados, em áreas como a da educação, que apresentam indicadores ainda relativamente baixos. E defendeu que a sociedade pernambucana discuta mais os seus problemas, visando enfrenta-los nos próximos anos: “Vamos ampliar o espaço de debate em Pernambuco, sem patrulhamento, sem clivagens políticas, porque Pernambuco é de todos nós”.

PTB FILIA DEPUTADO ADALBERTO CAVALCANTE DA REGIÃO DO SÃO FRANCISCO
Mais um reforço de peso está chegando ao PTB. Depois de lideranças como o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco Romário Dias, o prefeito de Limoeiro, Ricardo Teobaldo, o ex-presidente da Câmara do Recife Josenildo Sinésio, o deputado estadual Adalberto Cavalcanti (ex-PHS) filiou-se ao partido, na segunda-feira (30), às 15h, no escritório do senador Armando Monteiro, presidente estadual do PTB.

Natural de Afrânio, mas com forte atuação também em Petrolina, no Sertão do São Francisco, Adalberto Cavalcanti cumpre seu primeiro mandato de deputado estadual. Foi eleito em 2010 com 42.751 votos, sendo 22.609 votos obtidos em Petrolina, 4.600 votos em Dormentes e um recorde em sua cidade, com cerca 8.600 votos, o equivalente a 73% da votação total.

Pré-candidato a deputado federal, Adalberto Cavalcanti, 55 anos, é auditor da Fazenda Estadual e foi prefeito de Afrânio por dois mandatos, entre 2001 e 2008. Na última eleição de prefeito que disputou, em 2004, concorreu sozinho.

Da ASCOM/ Armando Monteiro

SALGUEIRO - ASSERPE REALIZA 95ª REUNIÃO SETORIAL

Foi realizada na manhã da última quinta-feira (26), às 11h, no Hotel Salgueiro Plaza, em Salgueiro, a 95º Reunião Setorial da Asserpe. Na pauta do encontro estiveram assuntos relevantes ao radiodifusor de Pernambuco, como novas informações sobre os processos correntes no congresso brasileiro, a exemplo da migração do rádio AM e os assuntos discutidos na Associação durante este mês de setembro.

Além desses temas, também foi realizada uma palestra sobre mídias sociais, com o consultor Glauberty Cavalcante, na ocasião, ele apresentou aos radiodifusores a importância da utilização das redes sociais para o sucesso das emissoras também no âmbito digital. 

A realização de reuniões em várias regiões de estado é um compromisso da Asserpe, e é muito importante ouvir os radiodifusores do interior de Pernambuco. A próxima reunião setorial será em Garanhuns, em novembro.

Da ASCOM/ASSERPE

sábado, 28 de setembro de 2013

"COMUNIDADE DO CAVACO AGORA TERÁ ÁGUA NAS TORNEIRAS" - DIZ PREFEITO APÓS ASSINATURA DE ORDEM SE SERVIÇO


O prefeito Alexandre Arraes (PSB) esteve recebendo na manhã de hoje (27) o secretário de Agricultura do Estado, Aldo Santos para assinatura da ordem de serviço de dois sistemas simplificados de abastecimento d’água para a comunidade do Cavaco no valor estimado de R$ 139 mil reais. Durante a programação, o prefeito e sua comitiva visitou também ao lado do secretário o andamento da reforma do Hortifrutigranjeiro.

Para o prefeito Alexandre Arraes é motivo de celebrar as grandes conquistas que Araripina vem recebendo através do governo de Pernambuco. “Estamos avançando de maneira satisfatória. O governador Eduardo Campos não mede esforços para nos atender, e a comunidade do Cavaco pode se alegrar pois irão receber água nas torneiras a partir desta ordem de serviço, uma solicitação feita por moradores ao nosso governo, onde levaremos este sistema de abastecimento d’água para outras comunidades, facilitando a vida do agricultor e proporcionando água que é sinônimo de independência”, disse o executivo.

O secretário de Agricultura Aldo Santos destacou o compromisso do governo em garantir mais facilidades para o homem do campo. “Estamos unidos, pensando nas facilidades que possam garantir ao agricultor a melhor maneira de viver com qualidade, com água, pois isso levará a independência na vida e na economia do povo sertanejo”, relatou.
Presentes no evento o prefeito de Santa Cruz - Gilvan, o vice-prefeito de Araripina - Valmir Filho, ex-deputado - Emanoel Bringel, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais -Antonio Viana, a Coordenadora do CHAPADA - Valéria Landim, o diretor de Extensão Rural do IPA - Genil Gomes, Célia da AMURA, representantes do Cavaco, vereadores do município, lideranças políticas, secretários do governo de Araripina, a sociedade e a imprensa do Araripe.
Da ASCOM/PMA

Fotos - Fabiano Alencar

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ARARIPINA - AVENIDA PERIMETRAL - VELOCIDADE E IMPRUDÊNCIA NO TRÂNSITO DEIXA MAIS DUAS VÍTIMAS FATAIS


Mais um acidente de trânsito com vítimas fatais, desta vez envolvendo motocicleta, deixa duas pessoas mortas no começo da tarde desta sexta-feira, 27/09 em Araripina. 
O acidente aconteceu por volta das 13:30 na Nova Avenida Perimetral, em frente ao condomínio construído pela Constantini, onde segundo informações policiais as vítimas Marcondes Amadeu da Silva de 30 anos, desempregado, o qual resida à Rua São Cristóvão no Alto da Boa Vista e Pedro Francisco da Silva de 38 anos, plaqueiro, o qual residia no Conjunto Asa Branca, também no Alto da Boa Vista, se deslocavam em uma moto Honda CG de cor vermelha, placa KIU-4008 no sentido Artesa ao Hortigranjeiro em alta velocidade quando sobraram na curva, colidindo frontalmente com um gelo baiano. 
A primeira vítima morreu no local enquanto a segunda, o plaqueiro, foi socorrido por uma equipe do corpo de bombeiros até o Hospital Santa Maria, mas foi a óbito minutos depois devido a gravidade dos ferimentos. 
A polícia militar foi ao local e removeu a moto para o pátio da delegacia e o corpo da vítima fatal foi liberado do local após a perícia da polícia civil e encaminhado até o necrotério do Hospital Santa Maria por uma equipe da Afasal. Uma aglomeração se formou no local e o trânsito ficou complicado, pois era horário de almoço e muitas pessoas estavam saindo e chegando do trabalho. O caso foi registrado na DPC local.

Reportagem & Fotos – Fredson paiva

PERNAMBUCO - GOVERNO INICIA PAGAMENTO DOS SERVIDORES ESTADUAIS

Iniciou nesta quinta (26), o pagamento dos salários dos servidores públicos do Estado de Pernambuco referente ao mês de setembro. Conforme calendário divulgado pela Secretaria de Administração de Pernambuco, aposentados e pensionistas recebem primeiro. Na sexta, o pagamento é efetuado para os servidores ativos da Secretaria de Educação e os demais funcionários públicos da administração direta e indireta terão seus salários depositados na segunda-feira (30). A folha de pagamento de setembro está orçada em R$ 673.912.523,61 milhões e engloba 221. 514 mil contracheques.

TABELA DE PAGAMENTO – SETEMBRO/2013

SITUAÇÃO
ÓRGÃOS/SECRETARIAS
SET
INATIVO
Governadoria do Estado, Secretaria  da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria do Governo, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos,  Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Educação/CPM, Secretaria de Transportes, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, EX-CONDEPE, EX-CPM, EX-DETELPE, EX-FIDEM, EX-FIAM, EX-ITEP,  DER, DETRAN, FUNASE, FUNDARPE, HEMOPE, IPEM, IRH,  JUCEPE e  UPE; Além dos Pensionistas do FEPPA, Pensões Especiais, Pensionistas do Estado e de Prefeituras.
26/09
ATIVO
Secretaria de Educação- Conservatório Pernambucano de Música
27/09
ATIVO
DIRETA
Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria  da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Assessoria do Governador, Secretaria do Governo, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Imprensa, Secretaria de Cultura, Secretaria da Mulher, Secretaria dos Esportes, Secretaria de Articulação Social e Regional, Secretaria da Criança e da Juventude, Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos,  Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Transportes, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, Secretaria de Turismo, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Secretaria  de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Extraordinária da Copa 2014.
30/09
ATIVO INDIRETA
AD/DIPER, APAC, ARPE, ATI, CEHAB, AGPLPS, CPRH, DER, EPTI, EMPETUR, FACEPE, FUNAPE, FUNASE, FUNDARPE, HEMOPE, IRH (Inclusive EX- DETELPE, EX-CONDEPE, EX-FIDEM, EX-FIAM e EX-ITEP) IPA, PERPART, UPE, Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
30/09

 Da ASCOM/ Secretaria de Administração de Pernambuco