ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 26 de novembro de 2013

SALGUEIRO - "NÃO PODERÍAMOS ABANDONAR DILMA, DAR AS COSTAS A LULA", DISSE ARMANDO NO SERTÃO


Recebido por dezenas de lideranças políticas e representantes de entidades da sociedade civil na visita que fez a dez municípios do Sertão neste final de semana, o senador Armando Monteiro (PTB) foi enfático ao defender e justificar o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no próximo ano. Armando disse que continua onde sempre esteve, integrando ao projeto que vem promovendo grandes transformações em Pernambuco e no Brasil.

Na opinião dele, “não há uma única obra, uma grande obra em Pernambuco que não tenha a marca do governo federal”. E para que o Estado continue crescendo e possa concluir os investimentos que estão sendo realizados será preciso “necessariamente manter e ampliar parcerias com o governo federal”. Entre sexta-feira (22) à tarde e este domingo (24), Armando esteve em Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Salgueiro, Custódia e Arcoverde, onde reuniu-se com mais de 150 lideranças políticas e de entidades da sociedade civil.

Em entrevistas para blogueiros e radialistas da região, Armando Monteiro explicou que sua posição em favor de Dilma é coerente com as posições que assumiu nos últimos anos, quando esteve sempre ao lado do ex-presidente Lula, desde o início, ajudando-o nacionalmente e na “construção do novo Pernambuco”. “Não seria próprio, a meu ver, que no meio do caminho pudéssemos pular do barco, abandonar a presidente Dilma, dar as costas ao ex-presidente Lula, que fez tanto por Pernambuco”, afirmou.

“Nós reconhecemos que muita coisa foi feita em Pernambuco graças à decisão, ao compromisso e à vontade do ex-presidente Lula e da presidente Dilma. Não há uma única obra, uma grande obra em Pernambuco que não tenha a marca do governo federal”, disse Armando Monteiro, salientando a competência e a capacidade administrativa do governador Eduardo Campos para aproveitar bem o apoio e as parcerias com o governo federal. O senador acrescentou ainda: “E trabalhar para que essa infraestrutura se complete significa necessariamente manter e ampliar parcerias com o governo federal”.

Para citar como exemplos da necessidade de se manter as parcerias com o governo federal, Armando lembrou de obras fundamentais para o abastecimento hídrico do Sertão, como a Transposição do Rio São Francisco, as diversas etapas da Adutora do Pajeú; o Canal do Sertão; e o Ramal de Entremontes. Mas, ressaltou, há diversos outros projetos, em regiões distintas, como a Adutora do Agreste, as duplicações de rodovias, a construção do Arco Metropolitano, entre outros.

Armando Monteiro justificou: “Precisamos completar nos próximos anos essa infraestrutura e, vamos reconhecer, para isso, que precisamos fundamentalmente de parcerias com o governo federal. Em toda essa infraestrutura que tem sido realizada aqui, os recursos provêm quase que exclusivamente do governo federal. Então, olhar para o futuro e consolidar essas ações para garantir que essa infraestrutura se complete significa necessariamente manter e ampliar parcerias com o governo federal”.

VEJA ABAIXO ALGUMAS DECLARAÇÕES DO SENADOR:

União garantiu avanços em Pernambuco

Armando Monteiro – “Todos sabem que estivemos juntos em 2010. Estávamos todos unidos, integrados à chamada Frente Popular de Pernambuco e foi graças a essa união que Pernambuco pôde avançar de maneira tão significativa nos últimos anos. Grandes mudanças e avanços aconteceram em Pernambuco. E isso tudo, para sermos justos, nós temos que creditar em grande medida a um grande brasileiro que foi o nosso ex e sempre presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. E quero também creditar esse processo de mudanças, dos grandes investimentos que aconteceram em Pernambuco, à nossa presidente Dilma, essa mulher de fibra que pôde dar continuidade a uma série de ações que o presidente Lula inaugurou em Pernambuco. Mas, para ser justo, quero também tributar o meu reconhecimento ao trabalho que o governador Eduardo Campos realizou”.

Sobre o fim da Frente Popular de Pernambuco

Armando Monteiro – “O PTB não promoveu um rompimento dentro da Frente Popular de Pernambuco. O que ocorreu é que o PSB, que é o partido do governador Eduardo Campos e, portanto, o partido que liderava a nossa aliança aqui em Pernambuco, o PSB entendeu que deveria lançar uma candidatura à Presidência da República, que eu considero um projeto legítimo. Com isso, a responsabilidade pela dissolução da Frente Popular de Pernambuco não é nossa, é do PSB. E nós entendemos que, como estávamos na base de apoio da presidente, como ela tem o direito que a legislação lhe assegura, de poder disputar a reeleição, não seria, a meu ver, próprio que no meio do caminho pudéssemos pular do barco, abandonar a presidente Dilma, dar as costas ao presidente Lula, que fez tanto por Pernambuco. Então, a partir daí nós vamos tomar caminhos distintos. O PSB segue numa direção, com uma candidatura própria, e nós vamos acompanhar a presidente Dilma. E nós nos sentimos confortáveis com essa posição porque nós reconhecemos que muita coisa que foi feita em Pernambuco graças à decisão, o compromisso e a vontade do presidente Lula e da presidente Dilma. Não há uma única obra, uma grande obra em Pernambuco que não tenha a marca do governo federal. Portanto, como os pernambucanos são sempre reconhecidos e gratos, não vão negar esse apoio à presidente Dilma”.

Participação de Lula na campanha

Armando Monteiro – “Então, nós vamos agora seguir com o nosso projeto, apoiando a reeleição da presidente Dilma, junto com o presidente Lula, porque o presidente Lula, que tem um grande carinho por Pernambuco, está comprometido com a reeleição da presidente Dilma. Eu estive duas semanas atrás com o presidente Lula e ele me transmitiu que estará engajado na campanha em Pernambuco, vai estar em Pernambuco pedindo voto, pedindo apoio da população para garantir a reeleição da presidente Dilma. E tenho certeza de que vamos ter um palanque muito forte em Pernambuco”.

Pernambuco tem um longo caminho a percorrer

Armando Monteiro – “Eu ajudei também, de forma modesta, mas ajudei, no êxito dessa administração (do governador Eduardo Campos). Mas o que eu tenho dito é que, se é verdade que Pernambuco avançou nos últimos anos, é mais verdade ainda que nós temos um longo caminho ainda a percorrer. Nós não ingressamos ainda no paraíso nem conquistamos definitivamente a felicidade. Pernambuco ainda é um Estado marcado por profundas desigualdades, desigualdades entre pessoas e entre regiões. Vejam que o pernambucano do Sertão tem apenas um terço da renda do pernambucano da área metropolitana. Vemos ainda que a infraestrutura de Pernambuco é mal distribuída, ela chega sobretudo a algumas regiões e há uma imensa carência em outras regiões”.

Crédito da foto: Alexandre Albuquerque/divulgação

ARMANDO MONTEIRO - "VAMOS OLHAR PARA O FUTURO COM CONFIANÇA, MAS HÁ MUITO O QUE FAZER POR PERNAMBUCO"
Petrolina –Acompanhado de lideranças de todo o Sertão do São Francisco, o senador Armando Monteiro (PTB) esteve em Petrolina, Afrânio e Dormentes nesta sexta-feira (22) e sábado (23) para uma série de reuniões de trabalho por dez municípios sertanejos. Durante entrevistas a rádios e blogs locais, ele falou do desafio que Pernambuco tem de manter seu crescimento econômico nos próximos anos,além de levar o desenvolvimento para todasas regiões do Estado.

“Nós temos que olhar para o futuro com confiança, mas temos ainda muito o que fazer. E só faremos essas transformações e só consolidaremos esse processo de crescimento se tivermos a capacidade de trabalhar muito, de construir alianças e de poder apresentar para Pernambuco uma nova agenda para os próximos anos”, ressaltou Armando.

Na opinião dele, o futuro de Pernambuco depende em grande medida da continuidade das parcerias com o governo federal, principal financiador das obras mais importantes em curso no Estado hoje. Armando Monteiro avalia que é fundamental garantir os investimentos em projetos estruturadores, como o Canal do Sertão, a Transposição do São Francisco, o Arco Metropolitano, entre outros, além de ampliar a qualificação profissional dos trabalhadores por meio de programas como o Pronatec.

Com essas parcerias, acrescentou, é possível reduzir as desigualdades sociais do Estado. “O sertanejo tem um terço da renda do pernambucano da área metropolitana. Ou seja, nós ainda temos desníveis de renda em Pernambuco que não se corrigiram ao longo dos anos. Portanto, há muito o que caminhar ainda. Pernambuco tem muito trabalho pela frente”, disse.

“Até pelo que nós já fizemos nos últimos anos, os pernambucanos passaram a ter uma expectativa maior ainda em relação ao futuro. A política é um exercício de esperança e nós temos que olhar para o futuro com confiança”, concluiu.

Acompanhado da prefeita Lúcia Mariano, do PSB, e dos deputados estaduais Adalberto Cavalcanti (PTB), Odacy Amorim (PT), Izabel Cristina (PT) e Silvio Costa Filho (PTB), além do ex-prefeito Eudes Caldas (PTB, Cabrobó), da ex-vereadora Josimara Cavalcanti (PTB, Dormentes) e de vereadores da região, Armando Monteiro segue ainda nestes sábado e domingo para Lagoa Grande, Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Custódia e Arcoverde.

Da ASCOM/ Armando Monteiro

Nenhum comentário: