ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PT - ELEIÇÕES NO ESTADO VÃO PARA O SEGUNDO TURNO

Por causa de uma diferença de 58 votos, a escolha do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado só será definida no segundo turno, realizado em 24 de novembro. Na última contagem, a deputada estadual Teresa Leitão estava com 9.964 votos e o advogado Bruno Ribeiro com 9.906. Professor Edmilson Menezes ficou em terceiro lugar com 305 sufrágios.

Os números comprovam que a disputa foi acirrada. No Recife, Teresa tirou a diferença conquistada por Bruno nas cidades do interior do Estado, onde a corrente Construindo Um Novo Brasil (CNB) é mais expressiva. Diante do pequeno contraste de votos, a deputada afirmou que entrará com pedidos de correções. Segundo balanço do grupo da deputada, realizado em paralelo à apuração da Comissão de Organização Eleitoral (COE), os votos são diferentes em alguns municípios. "Não tivemos acesso a lista ainda, mas vamos primeiro fazer a checagem e pedir confirmação dos locais onde vimos pelas atas que tínhamos mais votos. Também vamos pedir revisão dos erros de digitação e pedir correções", explicou a deputada.

Alguns exemplos de informações desencontradas citados pela candidata foram registrados nas cidades de Afogados da Ingazeira, Camocim de São Félix e Cumaru.Em tom tranquilo, Teresa Leitão confia que, após a recontagem, o pleito poderá ser definido no primeiro turno. Para conquistar o pleito no primeiro turno, a candidata deveria obter 50% dos votos válidos mais um.

As chapas têm até esta quinta (14) para apresentar recursos. "O resultado das urnas nos indicou uma vitória e tivemos surpresas muito grandes no interior. Por isso, queremos deixar tudo bem claro, mas sem nenhum açodamento. A intenção é passar a limpo. Se não der, tudo bem, mas vamos tentar e ver se levamos no primeiro turno", pontuou a professora.

Com discurso igualmente apaziguador, o advogado Bruno Ribeiro afirmou ter recebido com entusiamos o resultado das urnas e destacou as vitórias importantes nos principais colégios eleitorais do Estado. Em ritmo de campanha para o segundo turno, Bruno demonstrou tranquilidade com o resultado. "Hoje passamos o dia avaliando a dança dos números. Nesta quarta (13) vamos trabalhar para ver se ganhamos no segundo turno. Não há acirramento, a votação foi muito tranquila, não teve entreveros e isso nos soou como uma mensagem do militante, um desejo de ver o partido unido. O grande vitorioso neste primeiro turno foi o partido, no debate e na qualidade da discussão", destacou.

A avaliação das chapas é feita com informações passadas pelo grupo que fez campanha para os candidatos nos municípios e, por isso, pode conter erros. A variação costuma ser de alguns poucos votos. Bruno e Teresa representam os dois grupos que disputam há meses a hegemonia do PT pernambucano. A deputada é apoiada pelo ex-prefeito do Recife João da Costa e pelo atual presidente da legenda na Capital, Oscar Barreto. Para a disputa, Teresa conseguiu o apoio de treze correntes minoritárias do partido. Já o advogado, que pertence a maior corrente petista, tem o apoio das principais nomes da sigla no Estado, o senador Humberto Costa e os deputados federais João Paulo e Pedro Eugênio, atual presidente estadual da legenda.

MUNICÍPIO - No Recife, Oscar Barreto foi reeleito com 14.566 votos para o sétimo mandato à frente do maior diretório da sigla no Estado. A jornalista Sheila Oliveira recebeu 2.388 votos.

Do Blog de Jamildo

Nenhum comentário: