ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

MICHAEL BRAUNGART - PROCESSO PRODUTIVO DAS INDÚSTRIAS DO POLO GESSEIRO É AVALIADO POR ESPECIALISTA

Indústrias de gesso e mineradoras de gipsita localizadas na região do Araripe, Sertão de Pernambuco, estão sendo visitadas pelo químico alemão Michael Braungart, especialista em desenvolvimento sustentável e reutilização de resíduos. 
O objetivo é avaliar os materiais fabricados, as tecnologias utilizadas, o tipo de energia consumida e o nível de resíduos descartados a fim de traçar um diagnóstico que norteará o processo de implantação no Polo Gesseiro de um sistema produtivo com base na "Plataforma Berço ao Berço", a qual prevê o total reaproveitamento dos materiais utilizados na fabricação de produtos.

Já nesta quinta-feira (21), Braungart e empresários do setor discutirão o diagnóstico realizado e começarão a definir as etapas de implantação do projeto. Na quarta-feira, foram visitadas as empresas localizadas em Trindade, Ipubi e Ouricuri. 

No dia anterior, foi a vez das indústrias e mineradoras de Araripina. Já na sexta-feira, o químico alemão se reunirá, no Recife, com o secretário deRecursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, Eduardo Azevedo, para discutir suas propostas para o Polo Gesseiro.

Michael Braungart, além dos especialistas brasileiros em gerenciamento de resíduos e logística reversa Fabricio Soller, Renato Binoto, Lilian Sarrouf e Iradj Eghrari, estão em Araripina participando do "Seminário Internacional Além da Sustentabilidade" promovido pelo O Sindicato das Indústrias do Gesso (Sindusgesso), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Matura - Projetos & Inovações de Economia Circular. O evento, que começou domingo e termina nesta quinta-feira no Centro Tecnológico do Gesso, está discutindo novas alternativas para os modelos de desenvolvimento sustentável do Araripe.

De Agência/ Blog do Fredson/ Portal Araripina

Nenhum comentário: