ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CÉU - ECLIPSE SOLAR TOTAL É VISTO NA ÁFRICA NESTE DOMINGO

Um raro eclipse solar total foi acompanhado neste domingo (3) em várias regiões de África, e o fenômeno, parcial, também pode ser observado da Europa e dos Estados Unidos. No Quênia, o Parque Sibiloi, a cerca de 1.000 km ao noroeste de Nairóbi, próximo ao grande lago seco de Turkana, recebeu centenas de quenianos e turistas para observar o eclipse, mas o mau tempo na região prejudicou a festa, constatou a AFP no local.
O eclipse solar completo também pôde ser visto do Gabão, Congo, Uganda e Etiópia. No Gabão, ocorreu o ponto máximo do fenômeno sobre a Terra, na região central do país, onde por volta das 11h50 de Brasília o sol ficou oculto durante um minuto, aproximadamente.

eclipse2_470 
Fenêmeno foi obsevado em outros países, como Gabão, Congo, Uganda e Etiópia

De Boston a Nova York, sobre a costa leste americana, o eclipse cobriu 50% do Sol logo após o amanhecer. No sul da Europa, Espanha, Portugal Grécia e parte da Itália também puderam ver o eclipse, parcial, do mesmo modo que no Iraque.

O ponto máximo do fenômeno aconteceu às 10h37 de Brasília sobre o Oceano Atlântico, 330 km a sudoeste da Libéria, segundo o site da Nasa.

eclipse3_470
Locais e turistas pararam para observar o fenômeno
Fonte: AFP

Nenhum comentário: