ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SAÚDE - PERNAMBUCO REDUZ MAIS DE 75% DOS CASOS DE DENGUE, MAS AINDA HÁ CIDADES EM ALERTA

Depois de antecipar em dois meses seu programa de combate à dengue para 2013, o Governo do Estado conseguiu reduzir em 75,7% o número de casos registrados da doença em Pernambuco em relação a 2012. O resultado positivo também diminuiu o número de mortes, que caiu em 33,3%, fazendo com que a Secretaria Estadual de Saúde antecipasse a campanha prevista para 2014. Mesmo com a redução, 69 cidades de Pernambuco estão em risco de surto e outras 75 em situação de alerta.

Os números são referentes ao período de janeiro a outubro de 2013, quando foram registrados 14.824 casos de dengue, sendo 140 considerados graves. Em 2012, o número chegou a 61.074 ocorrências, que levou o Estado a classificar a doença como epidemia. Em 2013, a cidade com o maior número de infectados foi o Recife, com 20,52%; seguido de Jaboatão dos Guararapes, com 8,57%; e Olinda, com 5,47%. 

A classificação de "risco de surto" é referente às cidades que apresentaram mais de 3,9% dos imóveis infectados com larvas. Já a "situação de alerta" corresponde aos municípios com o índice entre 1% e 3,9% das casas. Para a campanha de 2014, a secretaria decidiu mudar os critérios de classificação, que acontecerá em quatro níveis. Veja a tabela:


Fase 1 
Há o risco de transmissão ativa
Fase 2 São iniciadas ações estratégicas de contenção da transmissão
Fase 3 Cidade fica em situação de alerta
Fase 4 Cidade fica em situação de emergência

Para a próxima campanha, serão gastos R$ 5,5 milhões em pessoal, equipamentos e material informativo, além dos R$ 7 milhões repassados diretamente pelo Ministério da Saúde aos municípios. As unidades de saúde irão receber 11 mil fluxogramas, 13 mil cartões de acompanhamento da doença. Também está prevista a contratação de 68 apoiadores institucionais, que irão atuar no monitoramento dos casos e treinamento dos profissionais.

Também foram produzidos 20 mil cartazes e 100 mil folders informativos que irão orientar a população sobre sintomas da doença e ações preventivas contra o nascimento das larvas. A prevenção, aliás, é o tema da campanha que irá circular nas rádios e canais de televisão, com a frase “Vire, guarde e tampe”. 

A preocupação com a proliferação foca os municípios em risco de surto e situação de alerta, que estão espalhados por todo o Estado (veja o mapa), principalmente pelo período de estiagem, que faz com que as pessoas armazenem mais água em casa.

mapa_470
Em vermelho, as cidades que estão em situação de alerta (Fonte: Secretaria de Saúde de Pernambuco)
Por isso, ainda este ano serão distribuídas 40 mil capas para proteger depósitos de água. O objetivo do governo, segundo o secretário de Sáude Antônio Figueira, é reduzir em 10% o número de mortes no Estado em decorrência da dengue.

Do NE10

Nenhum comentário: