ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PREVENÇÃO - PERNAMBUCO REALIZA CAMPANHA DE VACINA ANTIRRÁBICA ANIMAL NESTE SÁBADO

A Secretaria Estadual de Saúde realiza neste sábado (19) o dia 'D' da Campanha Nacional de Vacinação contra a raiva canina e felina. Mais de 1 milhão de doses foram distribuídas entre 7.350 pontos volantes de vacinação de Pernambuco para imunizar, exclusivamente, uma estimativa de 888.450 cães e 120 mil gatos a partir dos três meses de vida. 

Os interessados em vacinar seus animais de estimação podem entrar em contato com as secretarias municipais de Saúde para identificar os pontos volantes, a exemplo de praças e mercados públicos, presentes em cada cidade. O controle da transmissão da doença nas zonas urbanas cabem às secretarias do município. Já nas zonas rurais, o responsável pelo controle é a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o último caso de raiva humana, transmitida por um morcego em Pernambuco foi registrado em 2008, no município de Floresta, no Sertão do Estado. Em 2012, foram registrados dois casos de raiva canina. Em 2013, até o momento, não houve nenhum registro. 

DOENÇA E RECOMENDAÇÕES - Transmitida por mamíferos, a raiva é uma doença viral e infecciosa, 100% letal e passada de animal para animal e de animal para homem, através da saliva. A passagem do vírus pode ser através de uma mordida, arranhão e até uma simples lambida do mamífero infectado. Os cães são os principais responsáveis pela transmissão da enfermidade para o homem, mas animais silvestres - a exemplo de morcegos, raposas e macacos - também podem transmitir a raiva. 

Em cães, os sintomas principais são agressividade, tristeza (procura por lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido roubo e paralisia das patas traseiras. 

Ao ser agredida por um animal que pode estar infectado, a pessoa deve lavar imediatamente a área atingida com água e sabão e procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo à sua residência. O soro e a vacina, essencial para evitar casos de raiva humana, para tratamento e prevenção estão disponíveis gratuitamente na rede do SUS (Sistema Único de Saúde). O tratamento profilático também é recomendação para agressões por espécies silvestres.

Do NE10

Nenhum comentário: