ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PRECIPITAÇÃO - PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS TRÊS MESES É DE CHUVA ABAIXO DO ESPERADO NO SERTÃO

Os próximos três meses devem ser de chuvas abaixo do esperado no Sertão do Estado. A previsão climática foi produzida por meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia e de universidades do Nordeste, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que estiveram reunidos no Recife nesta quarta-feira.

Parte dos modelos de previsão climática, divulgadas pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco, por meio do Laboratório de Meteorologia (Lamep), indica, para novembro e dezembro deste ano e janeiro de 2014, possibilidade de chuvas abaixo do esperado para as mesorregiões do Sertão e Sertão do São Francisco.

Por consenso dos meteorologistas participantes, as distribuições de probabilidades de chuva ficaram na categoria abaixo da média esperada em 40%, na categoria normal, 35% na categoria acima da normal, em 25%. No geral, as previsões de temperaturas indicaram maior probabilidade de serem de normal a acima da média climatológica para todo o Estado.

Na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Brasil, foram analisadas as condições regionais de distribuição de chuvas e globais dos oceanos e da atmosfera, além dos resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal. O evento teve o objetivo de elaborar um panorama climático para o próximo trimestre.

A análise foi baseada ainda no comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também nas condições futuras para o trimestre dezembro de 2013, janeiro e fevereiro de 2014.

O aquecimento irregular da região do Oceano Atlântico Norte acaba reduzindo as chuvas no norte da Região Nordeste nesse período.

Do JC Online

Nenhum comentário: