ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

SAÚDE - PROGRAMA MÃE CORUJA EM TRINDADE CRIA SOLUÇÕES TÉCNICAS PARA A DIMINUIÇÃO DA MORTANDADE INFANTIL


Desde o início da atual gestão municipal em Trindade, o Prefeito Dr. Everton Costa (PR) vem articulando formas técnicas com sua equipe de enfrentamento de saúde do Programa Mãe Coruja, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e materna no município.

O prefeito Dr. Everton Costa fala das articulações que vêm fazendo na sua gestão. “Estamos em constantes reuniões para buscar melhorar ainda mais as parcerias entre o nosso hospital de Trindade e a Maternidade Mãe Coruja de Ouricuri para melhorar a questão do atendimento e da agilidade que as gestantes do nosso município precisam e merecem. Me reuni também com algumas pessoas para a formação do GT (Grupos Técnicos) de investigação de óbito infantil municipal para fortalecer a vida das crianças e dar suporte total as mães do nosso município”, destacou.
De acordo com informações da Técnica do Programa Mãe Coruja em Trindade, Mércia Celiana Barros Delmondes, a Prefeitura vem organizando uma série de benefícios que possam garantir a qualidade e o bem estar das gestantes e da criança desde o pré-natal. “O prefeito Dr.Everton Costa vem reunindo-se constantemente com nossa equipe, buscando detectar os problemas que afetam as gestantes de Trindade, e isso nos assegura o suporte que precisamos para determinar com agilidade nos trabalhos que estamos desempenhando”, disse.

O Programa Mãe Coruja dá o direito a gestante quanto o recebimento do Kit que é composto por: fraudas, pomadas, sabonetes, lençóis, roupinhas e banheira. Lembrando que é repassado após o sétimo mês de consulta do pré-natal. O programa informa ainda que independente da carência ou não da gestante, o benefício é garantido, a mamãe precisa apenas está cadastrada no Mãe Coruja e pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Além disto, o município recebe apoio quanto o fortalecimento do aleitamento materno que trabalha com um grupo de gestantes de Trindade. O Mãe Coruja entrou em parcerias com cada secretaria municipal para dar o suporte na assistência social as mães que precisam de apoio. A Secretaria de Educação, unida à equipe,incentiva gestantes também com oficinas como: Cuidados com a Criança, Ponto de Cruz, e trabalhos de reciclagem oferecidas pelo Governo de Pernambuco, promovendo a melhoria da renda familiar, profissionalizando as mães que tem interesse de buscar novos mecanismos de progressos econômicos. 

Da ASCOM/ PMT

Nenhum comentário: