ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PESQUISA - AMORAS, UVAS E MAÇÃS AJUDAM A PREVENIR A DIABETES TIPO 2


Comer frutas frescas - como amoras, uvas e maçãs - pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, a mais comum. Já beber sucos de fruta industrializados pode aumentar as chances de ter a doença. As conclusões são de pesquisadores dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Singapura, que compilaram os dados de três estudos americanos realizados com um total de 187,3 mil pessoas (151,2 mil mulheres e 16,1 mil homens). O material foi divulgado, na semana passada, na revista British Medical Journal.

Os especialistas estudaram o consumo de frutas e de suco de frutas baseados em questionários respondidos pelos participantes. Mais de 12 mil pessoas (6,5% de todos os participantes) desenvolveram diabetes tipo 2 durante a pesquisa.

Após considerar muitos outros critérios (idade, atividade física, ingestão total de energia, entre outros itens), os pesquisadores encontraram uma relação entre o consumo de certas frutas e um menor risco de desenvolver diabetes. As amoras são as principais responsáveis por este resultado, seguidas pelas uvas, maçãs, peras, bananas e toranjas, nesta ordem. As pessoas que consomem estas frutas ao menos duas vezes por semana reduzem em 23% o risco de diabetes em comparação com aqueles que consomem menos de uma vez ao mês.

O consumo de melão e morango, no entanto, pode aumentar ligeiramente o risco de diabetes. Esta possibilidade aumenta em 21% nas pessoas que consomem sucos de fruta industrializados (mais de um copo por dia), em comparação com aqueles que bebem menos de uma vez por semana.

As polpas de fruta, segundo os pesquisadores, têm em geral um alto nível glicêmico (índice de classificação de alimentos, em função de seu efeito sobre os níveis de glicose no sangue) e menos nutrientes benéficos que as frutas frescas.

Diferente de outros estudos realizados no passado, os pesquisadores não encontraram nenhuma relação entre o consumo de frutas frescas com o alto índice glicêmico (como no caso das uvas e das bananas) e um maior risco de desenvolver diabetes.

Do JC Online

Nenhum comentário: