ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ENERGIA - QUEIMADAS NO PIAUÍ PROVOCOU APAGÃO NO NORDESTE

SÃO PAULO - Duas queimadas no Estado do Piauí provocaram o apagão que atingiu todos os Estados do Nordeste do País na tarde desta quarta-feira, 28, segundo informou Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Às 14h58 (horário de Brasília), houve o desligamento da linha de transmissão da IENNE entre as cidades de Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. Às 15h04, outro incêndio paralisou uma segunda linha em funcionamento no local, operada pela Taesa, "o que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN)." O ONS ainda afirmou que "após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30." Moradores relatam, contudo, que ainda falta energia em alguns bairros das cidades.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse queimadas já afetaram o fornecimento de energia no Brasil anteriormente, assim como em outros países. Apesar do problema, o Lobão garantiu que o sistema elétrico brasileiro "é forte". Nesta época do ano, as queimadas são comuns em quase 
todas as regiões do País. Três Estados nordestinos - Bahia, Piauí e 
Maranhão - estão na lista dos que lideram o ranking de ocorrências de 
agosto.

Em Recife, o apagão provou trânsito caótico, metrô parado e semáforos sem funcionamento. Parte da energia voltou, mas o quadro ainda não foi normalizado. Os serviços de internet e das operadoras de telefonia também tiveram falhas, de acordo com relatos de moradores. A autônoma Simone Lucena, que mora no bairro de Casa Amarela, reclamou estar incomunicável diante do apagão. Ela não tinha telefone ou internet.

A capital do Estado do Ceará, Fortaleza, teve todos seus semáforos apagados, provocando muita confusão no trânsito durante os 99 minutos que ficou sem energia. Todo efetivo da Autarquia Municipal de Trânsito foi para as ruas tentar controlar o tráfego de veículos. Os maiores hospitais funcionaram com geradores próprios. O mesmo aconteceu com o Aeroporto Internacional Pinto Martins. Das 20 rádios FMs de Fortaleza, somente cinco ficaram no ar. Outras emissoras de rádio e TV e sites de jornais da Região Nordeste também foram afetados.

A sede concessionária de energia Companhia Hidroelétrica do São Francisco 
(Chesf), que tem rede de abastecimento em 8 de 9 Estados da Região, t
ambém ficou sem energia. 

Histórico. Entre setembro e dezembro do ano passado, uma série de apagões do setor elétrico atingiu vários Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a Região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados das Regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

"(Com reportagem de Luciano Coelho, Lauriberto Braga, Angela Lacerda e Janaina Araújo)"

veja mais:

Um comentário:

marnete disse...

Aqui no município de Cabrobó estávamos realizando a conferencia de Meio Ambiente na Escola Ministro Marcos Freire quando a apagão chegou,foi gerado um transtorno pois a escola não tem gerador próprio e tivemos que palestrar sem amostra de imagens e sem microfone,logo ficamos sabendo que a queda de energia tratava se de um apagão em todo Nordeste,evidencia lógica que está mais que na hora de cuidar do meio ambiente.
Marnete Conceição Silva