ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ALERTA - ESTRESSE VIVENCIADO NAS METRÓPOLES PODE PREJUDICAR SAÚDE DO CORAÇÃO

Nos grandes centros urbanos, tensão causada pelo trânsito, pela violência e pelo excesso de trabalho pode causar aumento da pressão arterial e liberação de hormônios que podem comprometer a saúde cardíaca. É o que garante a cardiologista Magaly Arrais, do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.

Apesar de muitas pessoas alegarem terem se acostumado com o ritmo das metrópoles, boa parte da população passa por um desgaste físico e emocional ao enfrentar o dia a dia nas cidades.

A médica explica que, em função do estado de tensão e alerta contínuo do corpo, o cérebro sofre alterações que levam a uma liberação de altos níveis de hormônios que geram instabilidade no organismo. E isso pode provocar espasmos na artéria coronária que irriga o coração, além de lesionar células cardíacas, devido ao aumento dos radicais livres.

“O excesso de hormônios como o cortisol e a adrenalina, por exemplo, aumenta os batimentos cardíacos e elevam a pressão arterial”, explica Magaly. Por isso, pessoas predispostas a problemas cardíacos ou com problemas cardiovasculares devem ficar atentas diante dos altos níveis de tensão e ansiedade.

Para enfrentar a rotina urbana de maneira saudável, é preciso não abrir mão de cuidados. A psicóloga Priscila Regina Torres Bueno, também do HCor, frisa que os sintomas que indicam níveis mais altos de estresse podem aparecer em estágios. Primeiramente há a fase de alerta, que pode causar tensão ou dores musculares, irritabilidade, sensibilidade emocional, ansiedade e inquietação.

O estágio seguinte é o da resistência ao fator que gera o estresse, caracterizado por cansaço e perda de memória. Segundo Priscilla, quando o organismo não consegue se adaptar ao fato que causa o estresse, o indivíduo entra na fase da exaustão. “Nesse estágio, pode haver dificuldade de concentração, perda de memória, falta de interesse sexual, queda de cabelo, perda ou ganho de peso, desânimo, questionamentos pessoais e profissionais”, diz a psicóloga. Também podem aparecer sintomas de ansiedade, da síndrome do pânico e da depressão.

Para combater todos esses problemas, a melhor opção ainda é relaxar. É fundamental desfrutar de momentos que oferecem prazer e relaxamento, como a prática de exercícios físicos e o cultivo de relacionamentos saudáveis, capazes de funcionar como suporte emocional.

Além disso, é importante reconhecer os próprios sentimentos e os sintomas de estresse, como também procurar o apoio de pessoas próximas ou de especialistas que auxiliem a enfrentar o problema.

Do Blog Casa Saudável

Nenhum comentário: