ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 16 de julho de 2013

PIAUÍ - PAULISTANA CELEBRARÁ 300 ANOS DE NASCIMENTO DO PATRIARCA DO SERTÃO VALÉRIO COELHO RODRIGUES

O arquiteto Cosme Cavalcanti está à frente, na região, dos preparativos para uma data histórica, e que poucos sabem: os 300 anos de nascimento do patriarca do Sertão, Capitão Valério Coelho Rodrigues.

O tricentenário do Capitão Valério será comemorado num encontro nacional em Paulistana, no Piauí (município que se originou de uma das várias fazendas adquiridas pelo patriarca, a qual batizou com o nome de Paulista em homenagem à esposa, Domiciana Vieira de Carvalho, que era de São Paulo).

Português de nascimento, Capitão Valério foi um dos primeiros a chegarem ao Sertão, juntamente com os Garcia D’ávila. E por aqui deixou descendentes ilustres. O ministro Fernando Bezerra Coelho (e toda a Família Coelho) é um deles. E não só ele.

Segundo Cosme, 80% dos prefeitos de Petrolina descendem do Capitão Valério, bem como 90% da população do Piauí, e até o senador da República José Sarney (entre outras personalidades).

Aliás, o convite a Cosme para que organize o evento saiu de Brasília (DF), do Coronel José Carmoberto Moreira Costa – mais um dos que saíram da árvore genealógica do Capitão Valério. Os 300 anos do patriarca do Sertão serão comemorados no próximo dia 1° de setembro, em Paulistana, muito provavelmente com a presença de boa parte dos descendentes ilustres do capitão.

Com informações do Blog do Carlos Britto

Nenhum comentário: