ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 17 de julho de 2013

OURICURI - COMUNICADORES PARTICIPAM DE OFICINA DE COMUNICAÇÃO PROMOVIDA PELO CENTRO DE CULTURA LUIZ FREIRE



O Centro de Cultura Luiz Freire realizou na última sexta-feira, 12/07, uma oficina sobre direito à comunicação. Participaram do encontro que aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), em Ouricuri, estudantes, comunicadores, integrantes de grupos da juventude e de movimentos sociais não só de Ouricuri, mas de todos os municípios da região do Araripe de Pernambuco. 

“Queremos um público diverso, que possa usar os conhecimentos adquiridos para realmente fazer a diferença em sua comunidade e no nosso país”, informou Ivan Moraes Filho, facilitador da oficina.
Das 8h às 13h, os participantes discutiram como andam as políticas públicas que deveriam garantir o direito à comunicação à população e também aprofundaram seus conhecimentos sobre a legislação sobre o tema no âmbito nacional. A liberdade de expressão está garantida para todas as pessoas do Brasil? Qual é a importância da comunicação local para o exercício da cidadania? Qual é a relação da comunicação como os demais direitos humanos? 
Esses foram alguns dos temas.  Na ocasião, foi apresentada a Lei da Mídia Democrática, um projeto de iniciativa popular lançado em maio e que pretende levar ao Congresso 1,3 milhão de assinaturas de cidadãos e cidadãs que gostariam de ter uma mídia mais plural, transparente e diversa.
A oficina faz parte de um conjunto de encontros que estão sendo realizados em todas as Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco e tem o intuito de fortalecer a busca da liberdade de expressão e do direito à comunicação por todo o estado. “Em 2009 foi realizada a I Conferência Nacional de Comunicação, que, em sua etapa estadual, teve uma presença muito importante do pessoal que vinha discutindo esses temas no interior. A gente compreende que é preciso que o diálogo entre estes grupos seja cada vez mais articulado”, explica Ivan.
Fotos - Fredson Paiva

Nenhum comentário: