ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 19 de junho de 2013

PERNAMBUCO - CIDADES DO INTERIOR ORGANIZAM PROTESTOS NESTA SEMANA, INCLUSIVE ARARIPINA

Integrantes de diversos movimentos sociais, entidades civis e população em geral começam a se organizar para manifestações pelo interior do Estado. Em Garanhuns, no Agreste Pernambucano, o protesto está marcado para esta quinta-feira (20), a partir das 16h, com concentração de frente ao Parque Euclides Dourado, no bairro Heliópolis. 

De acordo com a organização, a ideia é organizar uma grande caminhada pacífica, com expectativa de cerca de 10 mil participantes, com apoio da imprensa, centros acadêmicos, escolas, servidores públicos, profissionais liberais e outros representantes da sociedade civil. 

As bandeiras do movimento na cidade natal do ex-presidente da República Lula passam pelos temas da Saúde/Hospital, Escola/Educação, Liberdade de Expressão, Justiça igualitária, violência, Fome - para pauta da esfera nacional -, Monopólio Transporte/Valor e estrutura, Integração/Terminal e Fiscalização, na pauta esfera regional/municipal. A organização alerta também que os manifestantes devem evitar instrumentos que possam ser considerados armas ou de risco/perigo. O grupo deve seguir em direção à Avenida Santo Antônio, no Centro da cidade, onde está o prédio da prefeitura de Garanhuns.

Em Caruaru, também no Agreste do Estado, os manifestantes se organizam para protesto neste sábado (22), às 8h, em frente ao Grande Hotel, no centro, com destino ao Marco Zero de Caruaru. Nas redes sociais, mais de duas mil pessoas já confirmaram presença na manifestação. Em pauta, as reivindicações permeiam assuntos como melhorias no transporte público, protesto contra o aumento do salário dos vereadores locais, contra o aumento das passagens de ônibus em Caruaru e os gastos públicos com a Copa das Confederações e Copa do Mundo 2014. 

Em Petrolina, no Sertão do Estado, o protesto também está marcado para esta quinta, às 15h, no Vale do São Francisco. A organização conta com mais de cinco mil pessoas confirmadas para a manifestação. Em Nazaré da Mata, na Zona da Mata, representantes de várias entidades civis preparam a 1ª Manifestação'#VamosMudaroBrasil' para esta quinta (20), às 17h. A concentração será no Parque dos Lanceiros, no centro da cidade.

Moradores de Petrolândia, na região do São Francisco Pernambucano, também organizam um movimento. No município, o protesto está marcado para esta sexta-feira (21), às 9h, com concentração no mercado público da cidade. Os organizadores pretendem seguir percurso pelas ruas Manuel Rodrigues de Almeida e Clodoaldo Bezerra, com término também no Mercado Público.

NO RECIFE - A capital pernambucana também prepara uma manifestação em sincronia com o Ato Nacional contra o aumento das passagens. Organizado no Facebook e com o lema 'À luta, Recife: pelo transporte público de qualidade', o evento já conta com mais de 76 mil presenças confirmadas. A página foi criada na última sexta-feira (14) e desde então vem ganhando mais adesões.

Os manifestantes reivindicam a reabertura de discussões sobre o transporte público, com questionamentos em torno das licitações de linhas de ônibus, melhorias nas condições de trabalho de motoristas e cobradores e conforto dos coletivos.

EM ARARIPINA - A manifestação promete ser pacífica e acontecerá por volta das 08:30 da noite de quinta-feira, 19/06, com concentração no centro e caminhada pelas principais ruas da cidade. Os manifestantes irão reivindicar mais qualidade de vida para a população e protestar contra a falta d'água, ruas esburacadas, melhor valorização para com os professores, melhor atendimento na saúde, dentre outros. 

Do NE10

Nenhum comentário: