ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 15 de junho de 2013

CTA -ARARIPINA SEDIOU O 9º ENCONTRO ESTADUAL DE APICULTURA

 
Produtores de mel do Sertão do Araripe se reuniram nos dias 12 e 13 de junho em Araripina no 9º Encontro Estadual de Apicultura. O evento começou na manhã de quarta-feira (12) com mesas redondas, seminários e palestras com representantes do Sebrae-PE, apicultores convidados e pessoas ligadas à área.
O encontro aconteceu no Centro Tecnológico do Araripe na Vila Santa Isabel e teve como tema “Pernambuco: uma colmeia de desenvolvimento”. A programação foi composta de minicursos, palestras e exposições, além de visitas técnicas e debates com produtores, empreendedores e pesquisadores.
Uma das propostas do encontro foi o incentivo em relação às práticas apícolas e fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura, tanto no Sertão do Araripe como no restante do Estado.
Entre os temas discutidos se destacaram a atuação nacional e regional do Sebrae no setor apícola; a viabilidade da atividade no Estado; o manejo apícola de alta produtividade; a colheita higiênica do mel, entre outros.
Economia
A apicultura é uma atividade econômica viável que não degrada o meio ambiente, sendo considerada uma das poucas que incentivam a preservação da flora. Em Pernambuco, apesar da forte estiagem que prejudicou a atividade em 2011 e 2012, a cadeia está se reerguendo, recebendo investimentos de instituições de fomento, desenvolvimento e pesquisa.
Reconhecido pela vocação no setor apícola, o Sertão do Araripe é formado por onze municípios produtores de mel que respondem por 75% da produção do Estado. Em 2011, a região produziu 1.753 toneladas do produto, fazendo com que Pernambuco passasse de 9º para 8º maior produtor de mel do Brasil, com 2.350 toneladas.
Fotos - Fredson Paiva

Nenhum comentário: