ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 21 de maio de 2013

ESTÁDIO - ARENA PERNAMBUCO SE SAIU BEM NO PRIMEIRO EVENTO

Valeu pela festa. Esse foi o principal sentimento ao fim do primeiro evento-teste na Arena Pernambuco, na tarde desta segunda-feira, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. A capacidade foi reduzida e não deu para testar o estádio de fato, é verdade. No entanto, já foi possível sentir o clima de como uma arena funciona. O novo aparato apresentou problemas, mas no geral pode se considerar aprovado.

Bares, banheiros e espaços para deslocamentos. Praticamente tudo é diferente quando comparamos com os estádio pernambucanos. A mudança é para melhor com um serviço mais organizado e mais eficaz. As placas de sinalização também já estão escritas em duas línguas (inglês e português), algo que facilita a vida do turista.

Sinalizações já estavam em português e em inglês

Com um público considerado pequeno para os padrões do futebol local, a Arena Pernambuco funcionou sem grandes problemas no seu interior. Uma falta sentida foram as lixeiras, mas nada que estragasse por completo a festa. As filas também foram grandes na entrada, mas não detectamos tumulto.

LEIA MAIS:




Apesar das filas, não houve tumultos

Dentro das arquibancadas deu para sentir de como será a visão dos torcedor. OBlog do Torcedor ficou na arquibancada inferior bem próximo ao gramado. A sensação é de participar ativamente do espetáculo.

No aspecto da mobilidade, observamos um pouco de como será o acesso para o estádio durante o amistoso Náutico x Sporting e durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Detectamos os corredores onde os passageiros saltarão vindos do TIP e de Cosme e Damião e deu para avaliar que o trajeto a pé não parecerá tão complicado. Há grades de proteção para o público e policiamento no entorno. A chegada foi organizada.

O lado negativo, porém, foi o retorno do torcedor para casa. Os arredores da Arena Pernambuco ainda precisam de uma iluminação adequada. Não foi raro ver a torcida sumir no escuro da noite após a partida desta segunda. Algo que precisa ser corrigido em um curto espaço de tempo. Além disso, notou-se aglomeração de pessoas em alguns pontos para esperar o ônibus.

Teste de fogo será na próxima quarta-feira

Outro ponto importante a ser observado foi o retorno de carro. A equipe do Blog demorou cerca de 40 minutos para retornar à redação, que fica em Santo Amaro. O torcedor terá que exercitar a paciência e a criatividade para encarar alguns pontos de congestionamento.

No que diz respeito ao trabalho da imprensa cabe a observação de que não ficamos nas cabines destinadas ao nosso trabalho e sim nas arquibancadas. Não havia tomadas e a rede de internet falhava em alguns momentos. No entanto, a avaliação real da parte de imprensa será feita quando formos para a cabine.

No primeiro teste, com pouca gente e no clima de festa, o estádio saiu com avaliação positiva. Contudo, a prova mais intensiva virá na próxima quarta-feira, em Náutico x Sporting. Não só a Arena Pernambuco como o sistema de transporte será avaliado. Resta saber como os aparelhos responderão. Nós, do Blog do Torcedor, vamos estar lá para conferir.

Do Blog do Torcedor

Nenhum comentário: