ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 15 de maio de 2013

BRASÍLIA - MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL E CONTAG DEBATEM AÇÕES DE CONVIVÊNCIA COM A ESTIAGEM

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, recebeu nesta segunda-feira (13) a diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (Contag) e representantes de federações nos estados do Piauí, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Paraíba. A pauta do encontro girou em torno das políticas adotadas pelo Governo Federal para enfrentamento e convivência com a estiagem no semiárido e das reinvindicações da Contag para o próximo Grito da Terra, marcado para 22 de maio.

O ministro Fernando Bezerra Coelho destacou que o Governo Federal tem tratado com prioridade as políticas para dotar o semiárido de infraestrutura hídrica, não só por meio de obras estruturantes. “No que diz respeito aos pequenos agricultores, estamos investindo alto em medidas alternativas para beneficiar diretamente as comunidades rurais. O Programa Água para Todos está possibilitando a perfuração de poços artesianos, concessão de cisternas, construção de pequenas barragens, barreiros de salvação e sistemas de abastecimento de água simplificados, dentre outras medidas”, frisou.

O Mais Irrigação, lançado no ano passado pelo Governo, também foi apontado pelo ministro como uma importante iniciativa para os trabalhadores rurais na agricultura. “O programa vai garantir até 2014 aproximadamente 400 mil hectares irrigados em todo o Brasil, porém, com uma concentração maior no semiárido nordestino. A questão é que temos um cenário de baixa produtividade em quase 130 mil hectares do total de 330 mil, por razões diversas. Por isso, o Mais Irrigação também está introduzindo uma nova política de apoio a arranjos produtivos no semiárido”, acrescentou o ministro.

Participação – Fernando Bezerra Coelho ressaltou a importância da participação de movimentos como a Contag e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), por exemplo, em comitês instituídos pelo Governo para acompanhar programas e políticas públicas dirigidas ao semiárido. “Junto a estados e municípios vocês podem nos ajudar bastante na tarefa de direcionar os investimentos e de acompanhar como as medidas estão sendo territorializadas”, disse.

Nas próximas semanas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais na Agricultura formalizará a indicação de representantes para os comitês gestores do Programa Água para Todos e o de implementação da nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Já nos próximos dias, equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional vão se reunir com representantes do movimento para debater questões mais específicas da pauta que o grupo levará ao Grito da Terra.

Intersetorialidade – O presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch, destacou que as reivindicações do movimento envolvem mais de 15 ministérios e contemplam questões que vão da reforma agrária à educação no campo. “Os ministros Gilberto Carvalho [Secretaria-Geral da Presidência da República] e Pepe Vargas [Desenvolvimento Agrário] são nossos interlocutores no Governo, mas estamos nos reunindo com outras Pastas para discutir aspectos específicos de nossa pauta”, pontuou Ercílio, acrescentando que a rodada de reuniões começou pelo Ministério da Integração Nacional.

Durante o encontro, Fernando Bezerra Coelho esteve acompanhado de gestores e técnicos das secretarias de Irrigação, Infraestrutura Hídrica, Defesa Civil e Desenvolvimento Regional, além de representantes do Programa Água para Todos e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Do Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário: