ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 16 de abril de 2013

EXÚ - A CALÇADA COMO GABINETE


Jailson Bento (PSB), foto acima, dispara uma sucessão de frases rápidas e repete, sem parar, a palavra “normal” para avaliar o resultado das urnas e os 100 dias do adversário. Derrotado duas vezes seguidas por Léo Saraiva - a primeira em 2008, quando concorreu à reeleição da Prefeitura de Exu, e a segunda no ano passado -, ele demonstra ter acatado a vontade popular sem ranços. Mas não imaginem um “conformado para sempre” com toda essa passividade. Ciente de sua força política, ele tem uma espécie de gabinete extraoficial no meio da calçada, em frente ao número 166, com uma vista privilegiada para a Rodovia Asa Branca, que corta o município. 

A despeito da segunda derrota para os Saraiva, mesmo com o apoio da poderosa família Alencar, Jailson passa as tardes sentado numa cadeira de balanço no meio da rua, recebendo demandas de populares e vendo a movimentação do município. Garante receber apenas um salário mínimo como servidor público da Prefeitura de Exu - de onde foi afastado - e ter um carro Fiat. Mas ressalta que não lhe faltam os amigos. “É um direito dele (do prefeito) ter uma Hilux, né? Não tenho inveja de quem tem Hilux e Pajero”, afirmou, admitindo que esse tipo de veículo é status a mais na cidade. 

Aos 55 anos, o ex-prefeito diz ter elegido uma bancada com sete vereadores, contra seis do atual prefeito, além de ter dois deputados majoritários no município, o estadual Henrique Queiroz (PR) e o federal Fernando Bezerra Filho (PSB). É com esse grupo de aliados, inclusive, que ele garante conseguir passagens molhadas para o município, poços artesianos e consultas médicas para os mais necessitados.

O ex-prefeito prefere deixar para o “povo” a avaliação dos primeiros meses do governo reeleito e atribui a derrota a um desígnio de Deus, já que um de seus eleitores faleceu na véspera da eleição, enquanto se dirigia à feira. Quase ao fim da conversa, contudo, sinaliza que a trégua política pode estar perto de acabar. “Exu tem tradição diferente de outras cidades. Os vereadores não se vendem. Quem é lá é lá, quem é cá, é de cá. Então, todos são homens de bem, homens que receberam votos das pessoas e representam um lado”, afirmou.


Fonte - Diário de Pernambuco/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: