ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 12 de abril de 2013

ARARIPINA - PREFEITO ALEXANDRE ARRAES REPREENDE FECHAMENTO DE FÁBRICAS DE GESSO E MANDIOCA

Na manhã de quarta-feira, 10/04, uma frente de auditores do Ministério do Trabalho chegou à Araripina para fiscalizar as fábricas de gesso e mandioca. A fiscalização atua em duas áreas de acordo com a NR 12 que dispõem a respeito da segurança no trabalho de máquinas e equipamentos e também a legislação e legalidade das empresas. 

Sem comunicar previamente às empresas dos dois setores a fiscalização está fechando as fábricas que atualmente são fundamentais para a geração de emprego e renda na cidade, devido o grave estado de seca que se encontra no município. 

Preocupado com esta situação o prefeito Alexandre Arraes repreende o fechamento das fábricas de gesso e mandioca que juntas empregam mais de 14 mil pessoas diretamente e são as únicas fontes empregadores da zona rural neste momento de estiagem. 

“Deve haver um diálogo entre as empresas e os auditores do Ministério do Trabalho de maneira a dar um prazo para o cumprimento da NR12, pois o fechamento destas empresas representa desemprego e redução da renda dos araripinenses, especialmente daqueles da zona rural, e eu na condição de prefeito não posso concordar com isto”, afirmou. 

À tarde os auditores do Ministério do Trabalho e representantes das empresas farão um encontro na Delegacia Regional do Trabalho para dialogar sobre o tema. O presidente do Sindicato da Indústria de Gesso – SINDUGESSO, Ariston Pereira relatou que tentará sensibilizar os auditores e solicitar 30 dias de prazo para a adaptação além da reabertura imediata das fábricas que já foram fechadas. “Vamos tentar um entendimento com os auditores, caso não haja, acionaremos a Superintendência do Trabalho”, afirmou. 

Da ASCOM/PMA/Blog do Fredson/Portal Araripina

Foto - Fabiano Alencar

Nenhum comentário: