ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 4 de março de 2013

PLANTAR PARA APRENDER - HORTA ESCOLAR GARANTIRÁ SEGURANÇA ALIMENTAR E A PROMOÇÃO DE ENSINAMENTOS RESPONSÁVEIS


O professor de biologia da escola Padre Luiz Gonzaga, Daniel Laureano, acredita ser possível ensinar aos seus alunos práticas sustentáveis na medida em que eles produzem o próprio alimento. 

Nessa perspectiva, o educador iniciou o projeto Horta escolar, merenda de qualidade no colégio localizado em Araripina. O desafio é angariar recursos e estabelecer parcerias para que a ação se solidifique. O Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) se coloca ao lado dessa experiência para garantir segurança alimentar e nutricional no meio escolar e contribuir com a promoção da consciência ambiental.

“Os alunos aprenderão a cultivar e valorizar seu próprio alimento, além de compreenderem a importância de se ter uma alimentação saudável”, comenta Daniel. A produção será feita de maneira natural, sem o uso de venenos, colocando em prática aprendizados da sala de aula sobre meio ambiente e sustentabilidade. 

Alface, coentro, cebolinha, tomate cereja e pimentão serão cultivados e farão parte da alimentação de professores/as, alunos/as e funcionários da escola. Mais para frente, o professor também vislumbra o aumento da variedade, com a plantação de batata e cenoura.
Para ser concretizada, a horta, que possuirá 11 canteiros e já está em fase de construção, precisa de um sistema de irrigação, de material para a adubação e da poda das árvores do terreno. 

Laureano está em busca de recursos para viabilizar esses pontos e dar continuidade ao projeto. O Chapada já assegurou a doação de uma caixa d’água para a horta e poderá contribuir com ensinamentos sobre agroecologia para que a sustentabilidade realmente faça parte do dia a dia na escola.

A expectativa de Daniel é de que em seis meses a horta esteja funcionando. O apoio da sociedade e do poder público torna-se fundamental para que a idéia possa ser viabilizada. “Esse é um projeto de baixo custo e toda a população pode ajudar”, disse Daniel. 

Para o coordenador técnico do Chapada, Alexandre Pereira, estar ao lado dessa ação significa ter compromisso com a cidadania. “Estimular esse tipo de iniciativa é fundamental, pois passamos a contribuir para a formação do jovem como cidadão. Ele toma consciência da importância de se usar práticas que respeitem a natureza e a própria saúde e levam isso para casa”, avalia. 

Da ASCOM/ONG CHAPADA/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: