ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 10 de março de 2013

INFORMATIVO MUNICIPAL - MOMENTO DE INTEGRAÇÃO DE MULHERES É DESTAQUE NA SEMANA EM HOMENAGEM ÀS MULHERES ARARIPINENSES


As mulheres do Lar Geriátrico conheceram um dia dedicado especialmente para os cuidados com a beleza. Na manhã de terça-feira, (05/03) a Prefeitura de Araripina organizou a ação Look que faz parte da programação da Semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. 
Elas foram atendidas com cortes de cabelo, escovas, alisamento e serviços de maquiagem com muita animação e entusiasmo por profissionais voluntários que passaram o dia animando a vida das mulheres da melhor idade que frequentam o Lar Geriátrico. 
No mesmo dia também aconteceram diversas palestras nas unidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e também na sede do Bolsa Família. As palestras foram ministradas para diversas mulheres beneficiárias dos programas sociais e trataram a respeito do empreendedorismo feminino. 

No Distrito de Lagoa do Barro a Unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF organizou atendimentos médicos com exames papanicolau e também exames de mama, além da distribuição de preservativos. O dia foi aberto com uma palestra para as mulheres do distrito que estavam na ESF e abordou o tema da prevenção do câncer de mama com a presença de médicos e enfermeiros para tratar do assunto. 

MOMENTO DE INTEGRAÇÃO DE MULHERES EMPREENDEDORAS 

À noite no auditório do Centro Tecnológico do Araripe mais de 200 mulheres assistiram à palestra do bacharel em administração de empresas e marketing, o paranaense Gilcler Regina mostrando a capacidade que as mulheres têm em iniciar e avançar na caminhada profissional sem deixar de lado as atividades familiares e sociais. 
Também foi exibido um vídeo em homenagem às mulheres com mensagens de diversas autoridades e mulheres empreendedoras do município. O prefeito Alexandre Arraes deixou sua mensagem parabenizando todas as mulheres afirmando que a Prefeitura organizou um grande evento para homenagear nossas Araripinenses. 


“Mobilizamos todos os setores da Prefeitura para promover o Projeto Mulheres de Aço e de Flores que é uma justa e merecida homenagem às nossas mulheres que construíram, constroem e construirão Araripina”, destacou Alexandre Arraes na gravação. 

PREFEITO DE ARARIPINA PARTICIPA DA POSSE DO NOVO PRESIDENTE DA AMUPE  
O prefeito de Araripina, Alexandre Arraes participou na noite da última segunda-feira (04/03) na capital Pernambucana da posse do novo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota. 
Na solenidade de posse diversos prefeitos de todo o Estado foram prestigiar o novo presidente da AMUPE que destacou a arrecadação dos municípios e as ações de enfrentamento à seca como as principais ações da sua gestão. Em Pernambuco dos 185 municípios, 122 decretaram estado de emergência em decorrência da prolongada estiagem. 

De acordo com o prefeito de Araripina existem diversos problemas comuns nos municípios, portanto o trabalho da AMUPE é de fundamental importância para auxiliar as cidades Pernambucanas. “A AMUPE vai levantar debates que irão auxiliar os prefeitos e prefeitas de Pernambuco a administrar as Prefeituras com mais conhecimento e dividindo problemas e soluções”, afirmou Alexandre Arraes.

PREFEITURA PROMOVE AULA INAUGURAL  DO PRONATEC 2013 
A Prefeitura de Araripina em parceria com o SEST/SENAT promoveu na noite da última segunda-feira, (04/03) a aula inaugural dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC 2013 na Câmara de Vereadores. O plenário da casa ficou lotado de alunos que se inscreveram em diversos cursos profissionalizantes. 
Durante a solenidade a coordenadora do PRONATEC polo Araripina, Fabiana Rolin destacou que o crescimento dos cursos profissionalizantes reflete na qualidade dos novos profissionais que chegam ao mercado de trabalho com mais conhecimento para atuar de maneira eficiente. 
O município de Araripina ofereceu no ano passado em torno de 600 vagas em todos os cursos profissionalizantes, já em 2013 serão mais de 1200 vagas para aqueles que desejam se qualificar profissionalmente. Os cursos PRONATEC em Araripina começarão a partir desta semana nos períodos da tarde e noite.

ATENDIMENTOS MÉDICOS, JURÍDICOS E PALESTRAS ABREM O PRIMEIRO DIA DA SEMANA DA MULHER 

O primeiro dia da semana em homenagem às mulheres foi repleto de atividades em toda a cidade. O Projeto Mulheres de Aço e de Ferro da Prefeitura Municipal de Araripina montou uma extensa programação que foi até o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. 
Advogadas que compõem o Núcleo de Assistência Jurídica – NAJ e o PROCON fizeram atendimentos para diversas mulheres que se deslocaram para tirar dúvidas sobre os seus direitos como consumidoras e também sobre os direitos da mulher. 

Também três sedes do CRAS localizadas no Alto da Boa Vista, Cavalete I e no Distrito de Moraes ministraram palestras com os temas “Resgatando os direitos da mulher: diga não à violência” e também “Empreendedorismo”. As palestras foram realizadas por sociólogas que abordaram questões inerentes ao público feminino. 
Durante todo o dia na praça da Igreja Matriz houve atendimento oftalmológico em parceria com a Fundação Altino Ventura. Homens e mulheres com idade superior a 50 anos fizeram seus exames gratuitamente após passar por uma triagem da Secretaria Municipal de Saúde. 
O segundo dia da semana em homenagem às mulheres também teve diversas atrações. Logo pela manhã no Lar Geriátrico as mulheres terão acesso a serviços de estética. Também pela manhã as cinco unidades do PETI localizadas nos distritos de Serrânia, Nascente, Bom Jardim do Araripe, Lagoa do Barro e no PETI Sede promoverão palestras. 

Já a noite no Centro Tecnológico do Araripe houve uma palestra com o bacharel em Administração de Empresas e Marketing Gilcler, falando sobre Mulheres Empreendedoras. O evento teve a promoção do SEBRAE, CDL e O Boticário em parceria com a Prefeitura Municipal de Araripina. 

PREFEITURA DE ARARIPINA ENTREGA MAIS UMA BARRAGEM PÚBLICA  


A Prefeitura de Araripina entregou na tarde do último domingo, (03/03) uma barragem pública para os moradores da comunidade da Pingoita. A obra realizada em menos de uma semana praticamente reconstruiu a antiga barragem que foi destruída com as chuvas do início do ano. 
A entrega de mais uma barragem pública para a comunidade da zona rural de Araripina reforça a ação da Prefeitura Municipal que está investindo na construção e recuperação das barragens visando o período de chuvas. Esta é a quinta barragem entregue desde o início do ano quando o prefeito Alexandre Arraes assumiu. 

Convidado pelos moradores a participar da entrega, Alexandre Arraes destacou que a construção de barragens pública é uma obra de grande importância quando o período de chuvas chegarem. “Com a barragem construída a população poderá armazenar água e sofrer menos com a estiagem”, destacou o prefeito. 

ARARIPINA FUTEBOL CLUBE 
No domingo pela manhã o prefeito foi convidado para participar da inauguração do Clube do Bode, um espaço recreativo e de lazer para os sócios torcedores do Araripina Futebol Clube, popularmente conhecido como Bode do Araripe. O time de futebol profissional disputará a Série A2 do Campeonato Pernambucano deste ano e já foi Campeão do Interior Pernambucano em 2011. 
Ao lado da diretoria do Araripina Futebol Clube, o prefeito parabenizou a iniciativa e afirmou que o espaço está bem organizado e pronto para receber os torcedores do Bode. “É um local agradável para o torcedor e sua família aproveitarem uma tarde de domingo ou então após os jogos de futebol do clube”, destacou Alexandre Arraes. 


Da ASCOM/PMA/Blog do Fredson/Portal Araripina

Fotos - Fabiano Alencar

Nenhum comentário: