ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 21 de março de 2013

BIOMETRIA - GOVERNO DE PERNAMBUCO INAUGURA ATENDIMENTO DO TRE NO EXPRESSO CIDADÃO DO RIO MAR


O Governo do Estado deu mais um passo em direção ao fortalecimento da cidadania. Através da Secretaria de Administração (SAD), foi inaugurado nesta quinta-feira (21) o atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Expresso Cidadão do RioMar, no Pina. 

O espaço é um dos locais onde é realizada a revisão do eleitorado com cadastramento biométrico, iniciativa que vai contemplar todos os 1.169.678 eleitores do Recife até março de 2014. 

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Administração, Décio Padilha e do presidente do TRE, Ricardo Paes Barreto – que assinaram o termo de convênio para instalação do posto -, do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira e do empresário João Carlos Paes Mendonça. 
O TRE RioMar é o primeiro posto de cadastramento biométrico instalado fora do tribunal. Equipado com quatro posições de atendimento, vai receber até 40 eleitores por dia através de um pré-agendamento, realizado no site www.tre-pe.jus.br. O eleitor escolhe o horário do seu cadastramento e deve comparecer ao local munido de documento de identificação original e comprovante de residência. 

“O Governo do Estado se sente muito orgulhoso de ser parceiro de uma instituição como o TRE. O nosso objetivo é atender o cidadão e gerar inclusão social. Nas unidades do Expresso Cidadão mais de 220 mil pessoas são atendidas por mês, mas queremos mais. Por isso vamos investir no segmento R$ 12 milhões”, disse Décio Padilha. 

A ação integra o Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, que pretende recadastrar todos os eleitores do Brasil até 2018, utilizando a identificação pela impressão digital. 

No ano de 2012, Pernambuco utilizou o sistema em 11 localidades e o TRE- PE estima concluir o cadastro em mais 53 municípios até 2014. 

“É muito importante descentralizar o atendimento. Isto garante ao eleitor mais comodidade e rapidez. Em dois meses, outros postos serão instalados, de forma que, ao final de abril, faremos o cadastro de 100 mil eleitores por mês”, garantiu o Ricardo Paes Barreto. 
No novo posto do TRE, além da biometria, também serão disponibilizados todos os serviços prestados pela Justiça Eleitoral, que compreendem alistamento, transferência de título, recolhimento de multa e emissão de certidões de cunho eleitoral. 

Expresso Pina - A unidade do Expresso Cidadão instalada no RioMar é a quinta instalada na Região Metropolitana do Recife (sendo a primeira da Zona Sul) e, desde sua inauguração, há seis meses, já realizou mais de 35 mil atendimentos. A meta, porém, é a realização de mais de 50 mil atendimentos mensais através de 200 funcionários. 

Turismo e assistência jurídica – No início de janeiro, o Expresso Pina recebeu a Empetur, que oferece o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde são reunidas diversas informações sobre o Estado. 

É possível encontrar dicas sobre programação cultural, atrações turísticas, hospedagens e restaurantes, além de material informativo sobre o Pernambuco, acesso a praias e municípios, etc. 
No dia 4 de fevereiro, foi instalada no espaço uma unidade da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco onde a população sem condições de contratar um advogado pode se dirigir para receber assistência jurídica gratuita. 

O horário de atendimento do Expresso Cidadão do RioMar é de segunda a sexta, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 15h.

Da ASCOM SAD-PE/Blog do Fredson/Portal Araripina

Fotos - Rafael Sotero

Nenhum comentário: