ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 25 de março de 2013

ARARIPINA - DE CAPITAL DO GESSO À CAPITAL DAS OBRAS


Araripina sempre foi conhecida nacionalmente ou até fora do país pelas riquezas do seu subsolo, especialmente a gipsita, matéria prima para o setor gesseiro. Porém a cidade vive atualmente um momento de transformação com a execução de diversas obras provenientes dos governos Federal, Estadual e Municipal. São obras estruturadoras que num futuro breve irão trazer mais progresso e desenvolvimento ao município. 
É comum, ao andar pelas ruas da cidade, encontrar homens trabalhando na construção e reforma de prédios, assim como no asfalto e pavimentação de ruas e estradas. As duas grandes obras do governo do Estado de Pernambuco são a pavimentação da PE 615 que liga o distrito de Rancharia e a restauração da via Perimetral e acesso ao Aeroporto de Araripina. 
As obras da nova Avenida Perimetral, como está sendo chamada, é executada pela Top Engenharia, atualmente emprega 130 homens e tem prazo para entrega no mês de outubro deste ano. De acordo com o Engenheiro Civil responsável pela obra, Adolfo Dourado o bom andamento da obra possibilitará a entrega meses antes do previsto. “Atualmente estamos passando a segunda camada de asfalto nos 8,5km e iniciando a construção da ciclovia e iluminação”, afirmou. 
A outra obra do Governo do Estado está praticamente concluída. Orçada em R$ 5.085 o asfaltamento da estrada que liga o distrito de Rancharia à PE615 tem extensão de 9,5km. Deste total, menos de 1km ainda não foi concluído e a ponte que dará acesso ao distrito está também em fase de conclusão. A obra é um sonho antigo dos moradores do distrito que diariamente se deslocam até Araripina. 
A Prefeitura de Araripina também tem contribuído para o desenvolvimento da cidade. Uma nova unidade da Estratégia da Saúde da Família – ESF (antigos Postos de Saúde) está em construção para atender a população do bairro do Alto da Boa Vista. Também está em andamento a reforma e ampliação do ESF do Cavalete que atenderá a população do Cavalete I e II e Vila Bringel. Todas as reformas são executadas com recursos próprios do município. Recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE estão sendo aplicados na construção de uma quadra poliesportiva coberta para a escola municipal Luzanira Ramos. 

Outra obra em andamento é a construção da nova sede da Gerência Regional do Trabalho e Emprego. O novo prédio está sendo construído próximo ao INSS. A proximidade dos dois órgãos facilitará o atendimento ao público, pois muitos serviços pelas duas instituições são interligados. 
Este conjunto de obras em andamento faz de Araripina um município em plena expansão e preparando-se para abrigar o desenvolvimento e o progresso que batem à porta da cidade. O prefeito do município, Alexandre Arraes afirmou recentemente que todas as obras são fruto da confiança em dias melhores. “A região Araripe vive um grande momento de desenvolvimento e progresso e em Araripina não seria diferente”, destacou. 

Outro grande investimento municipal será a reforma e ampliação de 62 escolas pertencentes ao município. Os recursos já estão reservados e o processo licitatório está em andamento. 

Da ASCOM/PMA/Blog do Fredson/Portal Araripina

Fotos - Fabiano Alencar

Nenhum comentário: