ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

INTERIOR PERNAMBUCANO - BARRAGENS CHEIAS TRAZEM ALÍVIO A FAMÍLIAS

Os sertanejos têm um motivo a mais para sorrir nesse início de 2013. Com a chegada das chuvas em Pernambuco e graças às obras para armazenagem de água realizadas pelo Ministério da Integração, através da Codevasf no Estado, mais de 100 mil pessoas já têm assegurada água para matar a sede e cuidar dos afazeres de uma pequena propriedade rural por algum tempo. Esse é o saldo de beneficiados pelas 22 mil cisternas entregues pela Codevasf, através do programa do Governo Federal “Água para Todos” em 2012.

Além das cisternas, a construção em andamento de 200 barragens de pequeno porte pela Companhia saciará a sede do gado e da fauna nativa em todo o Sertão pernambucano. Em diversos locais do Estado, barreiros e outras obras de armazenagem de água realizadas pela Codevasf já acumulam água das chuvas que têm caído na região.

Em cidades como Exu e Araripina, onde, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) apenas em janeiro deste ano já choveu 180 e 212 milímetros, respectivamente, inúmeros barreiros e cisternas já se encontram com um bom volume de água armazenada advinda das chuvas.

Para garantir que as águas pluviais serão de fato aproveitada ao máximo, e que as obras caminhem rápido o bastante para acumular toda a água precipitada este ano, o superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Luiz Manoel de Santana, foi pessoalmente vistoriar o andamento de algumas dessas barragens nos municípios de Exu, Floresta, Belém do São Francisco, Bodocó e Araripina.

“O principal compromisso da Codevasf é promover obras que facilitem a convivência do sertanejo com a seca. Existe um grande esforço do Governo Federal nesse sentido, e a Codevasf é um dos braços responsáveis por essas ações em Pernambuco“, diz o superintendente, em visita à barragem do sítio Cacimba, município de Exu.

Mesmo em locais onde a chuva não chegou em volume tão grande, como em Petrolina, a construção de barreiros serviu para armazenar um bom volume de água que ajudará a população local. É o caso da agricultora Maria das Dores. “Com a benção de Deus e o trabalho desses homens, hoje eu posso ver essa barragenzinha completamente cheia. Chegou a sangrar. Agora a gente vai ter mais uns seis meses de água pra poder matar a sede dos bichos e molhar umas plantinhas”, diz.

Fonte/foto: Ascom Codevasf/Blog do Carlos Britto/Blog do Fredson Paiva

Nenhum comentário: