ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 31 de julho de 2012

DECISÃO DO STJ - LULA SAMPAIO VOLTA DEFINITIVAMENTE AO CARGO DE PREFEITO DE ARARIPINA


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou recurso do prefeito de Araripina, Lula Sampaio (PTB), e o reconduziu, na trde desta terça-feira, 31/07/12, ao cargo, de forma definitiva. Lula tinha sido afastado sob acusação de improbidade administrativa, condição que levou o socialista Alexandre Arraes a gerir a cidade interinamente.

A decisão foi assinda pelo ministro Ari Pargendler, presidente do Superior Tribunal de Justiça. Neste momento se ouve um foguetório nas principais ruas da cidade e tudo indica que haverá carreata e festa.

Lula volta ao cargo examente uma semana depois de ser afastado pela segunda vez. Mais informações nas próximas horas.

RECIFE - REPÓRTER FREDSON PAIVA VISITA LBV E GANHA REVISTA DA JORNALISTA VÂNIA BESSE


Recentemente visitando a capital pernambucana para regularização e renovação da carteira junto ao Sindicato dos Radialistas de Pernambuco em Santo Amaro, área central do Recife, o repórter Fredson Paiva aproveitou e foi até o Bairro da Boa vista também no centro, fazer uma visita a sede da Legião da Boa Vontade, LBV, onde foi recebido pela Jornalista Vânia Besse, Assessora de Comunicação e Relacionamento Institucional da LBV.

A jornalista nos recebeu muito bem e juntos tiramos um foto com a nova edição da revista da LBV, que tem como autor o também Jornalista Paiva Netto, o qual também é colunista do Blog do Fredson e do Portal Araripina.

Toda semana a Jornalista Vânia Besse nos envia matérias sobre diversos temas escritos por Paiva Netto e já somos parceiros há mais de 03 anos. A sede da LBV no Recife fica localizada na Rua dos Coelhos, 219, Boa Vista, próximo ao Cais José Mariano.

OBRAS - EDUARDO CAMPOS POUSA EM ARARIPINA E ASSINA ORDEM DE SERVIÇOS PARA ESTRADA DA RANCHARIA E PERIMETRAL



Na tarde da última sexta-feira, 27/07/12, depois de passar pela cidade de Ouricuri e cumprir agenda, o governador Eduardo Campos (PSB), pousou em Araripina e anunciou obras para o município.


Em Ouricuri o mesmo fez a entrega de 1.300 títulos de propriedade de terra do programa Terra Legal de Pernambuco. Eduardo falou que Ouricuri vai receber mais 10.500 títulos de terra nos próximos meses. Estiveram com o governador em Ouricuri no Clube Casarão onde ocorreu o evento o secretário de agricultura, Ranilson Ramos, o ministro de desenvolvimento agrário, Pepe Vargas, o prefeito Ricardo Ramos e outras autoridades.


Apesar do anúncio feito pelo próprio prefeito Alexandre Arraes em carros de som convidando todos para estarem presentes na Praça da Igreja Matriz para recepcionar Eduardo Campos, o mesmo não apareceu. Horas depois a assessoria do governador informou que o mesmo estava em visita oficial e não poderia participar de nenhum ato político.


Como não poderia estar em praça pública na frente do comitê, o governador convidou a todos para estarem presentes na casa do primo Alexandre Arraes, onde a maioria compareceu e lá ouviram de Eduardo Campos a ordem de serviço para a construção da Estrada da Rancharia e Recuperação da Avenida Perimetral, duas obras de fundamental importância Para o município de Araripina.


A Avenida Perimetral foi construída há mais de 20 anos pelo então governador na época, José Muniz Ramos e de lá pra cá recebeu inúmeros tapa buracos, mas hoje está quase que intransitável, com quase sem nada de asfalto e voltando a ser o que era antes, uma estrada carroçal.


No seu discurso improvisado na casa do prefeito Alexandre Arraes, o governador informou que agora a perimetral receberá nova estrutura se adequando a modernidade dos dias atuais com vasta sinalização, iluminação, ciclovia e pista para Cooper. Eduardo falou também que se assustou ao chegar em Araripina e ver as pessoas fazendo caminha às margens da BR – 316, arriscando a vida e podendo ser atropelada a qualquer momento.


Ouça abaixo um trecho do discurso do governador na sua visita em Araripina na última sexta-feira, 27/07/12, na casa do prefeito Alexandre Arraes.

Eduardo campos falou em rápidas palavras ao repórter Fredson Paiva sobre a recuperação da Perimetral e construção da estrada da Rancharia, obras juntas que somam mais de 22 milhões de reais.

O governador no final também falou da parceria com o prefeito Alexandre Arraes e disse que o mesmo poderá fazer um grande trabalho à frente da prefeitura municipal, ajudando a integrar o governo municipal ao estadual e conseqüentemente ao federal. Ouça abaixo o trecho da entrevista.

Fotos - Fabiano Alencar

HMSM ARARIPINA - 34 ACIDENTES DE TRÂNSITO REGISTRADOS NO FIM DE SEMANA


Mais 41 ocorrências foram registradas na emergência do Hospital e Maternidade Santa Maria neste fim de semana. Das 41 ocorrências registradas, 34 foram acidentes de trânsito divididos em 26 motociclísticos, 06 automobilísticos, 01 ciclístico e 01 atropelamento. Não houve vítima fatal, mas 03 pessoas foram transferidas para outras unidades hospitalares em Picos-PI e Ouricuri-PE, vítimas de colisões envolvendo carros e motos.
Os números são das 12:00 de sexta-feira, 27/07/12 às 21:00 de domingo, 29/07/12. No mesmo período também foram registrados 03 acidentes de trabalho, 02 acidentes domésticos e 02 agressões físicas por espancamento. Nestes últimos casos as vítimas foram atendidas, medicadas e liberadas.
Os casos deste fim de semana aconteceram na Vila Serrania, Centro (06), Distrito de Nascente, Distrito de Gergelim (03), Avenida Florentino Alves Batista (02), Distrito Industrial (02), Vila Santa Maria (03), Distrito de Rancharia, Serra do Minador, Alto da Boa Vista, Serra do Marinheiro, BR-316, Vila Bringel, Sítio Vera Cruz, PE-615, Sítio Santana, Lagoa de Dentro (02), Sítio Tamboril, Sítio Mulugú, Parque 03 Vaqueiros e Marcolândia-PE.
Durante toda a semana passada das 15:40 de segunda-feira, 23/07/12 às 12:00 de sexta-feira, 27/07/12, outras 27 ocorrências foram registradas no HMSM, sendo 18 acidentes de trânsito divididos em 09 motociclísticos, 03 automobilísticos e 04 atropelamentos. Não houve vítima fatal, mas uma pessoa chegou a ser transferida para o HR de Ouricuri vítima de acidente com moto.
Os casos da semana passada aconteceram na BR-316 (03), Planalto (02), Marcolândia-PI (02), Cavalete-I, Rua 11 de Setembro (02), Centro (04), Sítio Campos, Sítio DNOCS, Avenida Perimetral, Sítio Morada Nova, Conjunto Bela Vista, Vila Santa Maria, Sítio Ponta da Serra e Sítio São José.
Se por um lado os acidentes de trânsito continuam fazendo vítimas em Araripina, por outro a polícia militar trabalha 24 horas realizando abordagens, fiscalizações e blitz, no sentido de conscientizar os condutores de veículos. Na maioria dos casos os motoristas e motociclistas são multados por estarem irregulares com o Código de Trânsito Brasileiro, CTB.
Fonte/Estatísticas - HMSM/Araripina



Reportagem/ Fotos - Fredson Paiva

EM CAMPANHA - EMPRESÁRIO PROMOVE ATO DE APOIO ÀS CANDIDATURAS DE Dra. SOCORRO E GENIVAL DA VILA


O empresário Zé Wilson, mais conhecido em Araripina como PPA, promoveu na manhã do último domingo (29), um grande ato público e político em apoio às candidaturas de Dra. Socorro à prefeita de Araripina e de Genival da Vila a vereador. O evento aconteceu no sítio de sua propriedade e reuniu diversas lideranças políticas e amigos. O candidato a vice na coligação Araripina Que o Povo Quer, Leonardo Batista também esteve presente, assim como o deputado estadual Raimundo Pimentel.


Correligionários, militantes, empresários, comerciantes, profissionais liberais de Araripina estiveram no ato para reforçar apoio à candidatura de Dra. Socorro. Zé Wilson, na oportunidade, ressaltou a importância de Araripina ter a médica no comando do executivo municipal. O candidato a vereador Genival da Vila disse que aquele momento era de muita alegria e motivação, ressaltando a importância do apoio de mais um aliado em busca de uma campanha vitoriosa.


Leonardo Batista, candidato a vice-prefeito, reforçou as palavras de Genival e convocou a militância a se engajar na campanha, além de agradecer o apoio que o empresário PPA e outros amigos estavam dando à chapa oposicionista. Por sua vez, o deputado Raimundo Pimentel agradeceu a grandeza de PPA em reunir na sua casa empresários, amigos, profissionais liberais, familiares e, sobretudo o apoio declarado à candidatura da sua esposa Socorro Pimentel.


Finalizando, a médica e candidata disse que aquele era mais um ato espontâneo de apoio à sua candidatura, que vem crescendo a cada dia e ganhando a simpatia da população de Araripina. Ela também disse que se sentia bastante animada e entusiasmada, vez que a sua mensagem de ver uma Araripina melhor está sendo recebida e assimilada pelo povo.

Com informações do Blog do Martinho Filho/Blog do Fredson

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ARARIPINA – LADEIRA DA SERRA DA RANCHARIA – AGRICULTOR TEM MOTO TOMADA DE ASSALTO POR ELEMENTO ARMADO


O agricultor de 29 anos, casado, natural de Araripina, residente no Distrito de Rancharia, zona rural do município, foi assaltado por um elemento armado e teve sua moto tomada por volta das 18:30 de quinta-feira, 26/07/12, na descida da Serra da Rancharia, mais precisamente no meio da ladeira. Segundo a própria vítima, ao chegar a determinado ponto da ladeira, vindo da serra com destino ao Distrito de Rancharia, foi surpreendido por um elemento armado de revólver que anunciou o assalto e levou sua moto Honda CG-125 de cor vermelha, ano 2003, placa KKZ-8623-PE, em seguida fugiu tomando destino ignorado. A polícia militar foi acionada, realizou várias diligências, mas não obteve êxito. A vítima foi orientada a prestar queixa na delegacia, onde o caso foi registrado.

ARARIPINA – II - CENTRO – GATI APREENDE MENORES INFRATORES QUE ARROMBRAM LOJA E FURTARAM CÂMERAS FOROGRÁFICAS
Três menores infratores foram apreendidos pelo GATI da 2ª Cia de Araripina por volta das 10:40 da manhã de terça-feira, 24/07/12, na Vila Bringel, acusados de arrombamento e furto contra uma loja de produtos eletrônicos no centro da cidade. Os mesmos foram identificados por J.P.O de 14 anos, C.A.S. de 10 e D.N. de 12. Segundo a polícia os mesmos arrombaram a Loja Carlinhos Fotografias, localizada na Rua Coelho Rodrigues e furtaram 06 câmeras fotográficas, 01 leitor de cartão de memória e 01 aparelho de DVD. Todo o material foi recuperado e os menores apreendidos, sendo o caso registrado na DPC local.

ARARIPINA – III - CADEIA PÚBLICA – REVISTA DO GATI E ROCAM APREENDEM CELULARES E DROGA
Durante uma revista na Cadeia Pública de Araripina por volta das 08:00 da manhã de segunda-feira, 23/07/12, policiais do GATI e ROCAM juntamente com a guarda da cadeia apreenderam 05 aparelhos celulares, 03 carregadores e uma pequena porção de maconha. O material foi apreendido e entregue na DPC local, não sendo possível a identificação dos proprietários.

OURICURI – BAIRRO CANACUÍ – CIGANO TENTA MATAR 02 PESSOAS A BALA
Duas pessoas foram baleadas em uma dupla tentativa de homicídio por volta das 14:40 de segunda-feira, 23/07/12, na Rua Projetada, Bairro Canacuí em Ouricuri. Segundo a polícia um indivíduo de idade ignorada, chegou em um veículo Gol de cor vermelha de placa não identificada e efetuou vários disparos de arma de fogo contra as vítimas, atingindo-os no ombro esquerdo, direito e abdômen. A primeira vítima ficou em observação no HR de Ouricuri enquanto a segunda foi transferida para o Hospital de Traumas em Petrolina devido a gravidade dos ferimentos. Após a investida o acusado fugiu tomando destino ignorado. A polícia militar realizou várias diligências no intuito de localizar e prender o acusado, mas não obteve êxito, sendo o caso registrado na delegacia.

EXU – VILA NOSSA SENHORA APARECIDA – HOMEM É PRESO COM 19 PEDRAS DE CRACK EM LOCADORA DE VÍDEO GAME
Um homem foi preso por tráfico de drogas por volta das 17:30 de quarta-feira, 25/07/12, na Travessa José Arnaldo, Vila Nossa Senhora Aparecida em Exu. Segundo policiais do GATI que realizaram a prisão, o acusado de idade ignorada, residente no local da ocorrência, estava vendendo drogas em uma locadora de vídeo game e com eles os policiais encontraram 19 pedras de crack, além de R$ 184,00 em espécie, o acusado e a droga foram entregues na DPC de Ouricuri para adoção das medidas legais.

Fonte - CPS-II e GPS-II/Petrolina/DEPOL e 2ªCIA/Araripina

Reportagens/ Fotos - Fredson Paiva

ELEIÇÕES 2012 EM ARARIPINA - LULA SAMPAIO DEVE MESMO DECLARAR APOIO À CANDIDATURA DE SOCORRO PIMENTEL


Nos bastidores da política de Araripina a grande expectativa está por conta do anúncio oficial do apoio político de Lula Sampaio (PTB) à candidata a prefeita Socorro Pimentel (PSL). Maior liderança política individual de Araripina e detentor de uma grande densidade eleitoral, Lula Sampaio, segundo os analistas políticos, será o diferencial da campanha, o chamado “fiel da balança”.

Aliados mais próximos de Lula Sampaio garantem que esta semana o mesmo declarará oficialmente apoio a Socorro Pimentel e que entrará na campanha de corpo e alma para elegê-la prefeita do município.

Os mesmos aliados dizem que em conversas com Lula Sampaio estão sendo avaliados todos os pontos políticos que vive o município. Eles afirmam, por exemplo, que não tem sentido político Lula Sampaio juntar-se a um palanque onde estão Bringel e Valmir Lacerda, que são adversários ferrenhos do líder petebista. “O caminho natural de Lula Sampaio e os seus aliados e amigos é votar e apoiar Socorro Pimentel”, disse um aliado de Lula que não quer ter o seu nome revelado.

Com informações do Blog do Mrtinho Filho/Blog do Fredson Paiva

TELEFONIA MÓVEL - REDES DE 4G DEVEM SER COMPATILHADAS


As operadoras terão de compartilhar a infraestrutura de sustentação da rede que será construída para o funcionamento da quarta geração (4G) de telefonia no País a partir do próximo ano.

Para evitar a repetição dos problemas atuais que levaram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a suspender a venda de novos chips de 3G das piores companhias em cada Estado, o governo vai exigir que a nova tecnologia passe por estruturas compartilhadas desde o início da implantação.

As discussões sobre o compartilhamento no 4G estão sendo feitas entre o Ministério das Comunicações e as operadoras, e a ideia é fazer um anúncio em conjunto da decisão até a assinatura das licenças de exploração da frequência de 2,5 gigahertz (GHz) que foram leiloadas em junho. Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, os contratos com Vivo, Claro, TIM e Oi para a quarta geração devem ser assinados em até 40 dias.

Atualmente, cada empresa tem suas próprias bases, torres, dutos e antenas, o que aumenta os custos do setor e reduz a eficiência do sistema. Por isso, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, promete levar à presidente Dilma Rousseff, até o fim de agosto, a minuta de decreto que forçará as companhias do setor a dar passagem às outras dentro de suas infraestruturas.

"A empresa que tem a maior rede em uma área é obrigada a ceder o acesso às outras. O princípio é simples: não podemos ficar construindo estruturas paralelas", disse Bernardo na semana passada, ao comentar as medidas da Anatel de suspensão de vendas. "É uma burrice não compartilhar", pressionou.

Competição. Em outra frente de atuação, a Anatel deve aprovar ainda este semestre o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) que determina que as maiores companhias do setor de telecomunicações - incluindo internet fixa e TV por assinatura - vendam capacidade de rede e acesso à chamada última milha (trecho final do sistema que chega aos usuários) às outras empresas por preços equilibrados.

Para o governo, aliadas à desoneração dos tributos federais para a construção das redes, as medidas de compartilhamento vão fazer com que os investimentos do setor a se acelerem de vez. "O plano está próximo de ser votado e é importante que as redes 4G já sejam construídas nesse modelo.

Precisamos entrar na quarta geração com o pé direito e as restrições municipais para a instalação de antenas podem ser muito amenizadas com isso", afirmou João Rezende.

Mas o presidente da Anatel avalia que as operadoras precisam adotar uma nova filosofia de cooperação para que as iniciativas possam dar o resultado esperado - racionalização no uso da infraestrutura e, consequentemente, melhoria da qualidade dos serviços.

"As empresas ainda não tem essa visão. Elas podem e devem competir no varejo, mas é importante que aprendam a trabalhar conjuntamente na infraestrutura", concluiu.

Durante as rodadas de negociações em Brasília sobre o 3G na semana passada, o vice-presidente de assuntos regulatórios da TIM, Mario Girasole, classificou como "fundamental" o compartilhamento de redes para o desenvolvimento do setor, mas pediu regras claras e precisas que deem segurança às empresas.

O presidente da Claro, Carlos Zenteno, disse que a companhia já tem iniciativas de compartilhamento e pretende ampliá-las com o respaldo do governo.

A Vivo disse que analisará o assunto assim que for consultada pelo governo. A Oi informou que ainda não foi procurada pelo governo, mas que enxerga como positivas as iniciativas de fomento ao compartilhamento.

Fonte: Agência Estado

BRASIL - GOVERNO TERÁ PLANO DE PROTEÇÃO DE R$ 9,6 BI


O Brasil terá um sistema completo de proteção das instalações estratégicas do País, que será capaz de evitar invasões como a que ocorreu na usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, em fevereiro de 2008, quando integrantes do movimento dos atingidos por barragens chegaram à sala de operações e ameaçaram parar a distribuição de energia em grande parte do País.

Trabalho permanente. "O Exército deixará de trabalhar só na crise, mas de forma permanente, agindo preventivamente, diminuindo a vulnerabilidade das instalações estratégicas do País e de forma interligada com todos os órgãos responsáveis pela segurança do País", disse o general José Fernando Iasbech, gerente do Proteger.

Para a instalação do projeto, no entanto, conforme o general Peri, serão necessários mais meios e poderá haver necessidade de aumento de pessoal. Ele espera que os recursos para o projeto sejam incluídos na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) de 2013. O general Iasbech diz que, para começar a instalação do projeto-piloto na Brigada de Cascavel, já foram liberados R$ 79 milhões para a compra de equipamentos para 500 integrantes do Exército, além de viaturas, barracas e equipamentos de comunicação.

O comandante do Exército acrescentou que "esta Brigada vai receber carros de combate Urutu novos, enquanto os Guaranis não chegam e será contemplada com prioridade também no recebimento de armamento individual novo, equipamentos de comunicação, como estações rádio e rádios de comunicação individual para que todos sejam interligados". Há ainda R$ 41 milhões contingenciados, aguardando a liberação. A prioridade é para a aquisição de produtos nacionais.

Na apresentação para Dilma, o general chamou a atenção que o novo projeto do Exército objetiva proteger 56% da matriz energética do País e, no caso de petróleo e gás, a produção de mais de 20 milhões de metros cúbicos de petróleo e derivados em terra, além de 20 mil quilômetros de dutos em operação e mais de 100 mil quilômetros de linhas de transmissão, sendo que só Itaipu é responsável por 17% da energia elétrica produzida no Brasil.

Alvos. Mas a proteção se estenderá ainda a todos os terminais portuários e aeroportuários, termelétricas e todo tipo de projeto estratégico, estruturas que correspondem a mais de 92% do PIB nacional. No total, são 371 locais que precisam ser permanentemente monitorados, 689 considerados de alto relevo e 13.300 classificados como de infraestrutura crítica.

Ainda segundo o gerente do Proteger, há empresas da área de hidrelétricas que já pedem auxílio aos peritos do Exército. "Já é o início do projeto na base de operação", disse o general.

O emprego da força federal, explicou, sempre ocorrerá após serem esgotados os meios locais, "porque o Exército não vai virar guarda patrimonial". Antes do emprego federal, comentou, as empresas têm suas seguranças próprias, há os órgãos de segurança pública, e, somente quando esgotados os recursos locais, o Exército estará pronto para entrar imediatamente, por meio da unidade militar mais próxima do empreendimento.

Fonte - Agência Estado

PRESIDIÁRIOS - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA RECEBE PROPOSTAS PARA ELABORAÇÃO DO INDULTO DE NATAL


Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) recebe, até dia 2 de agosto, sugestões para definir o perfil de detentos que serão beneficiados pelo indulto de Natal deste ano.

Em audiência pública marcada para dia 14, as propostas para o perdão total de penas serão analisadas por uma comissão do Ministério da Justiça e, posteriormente, aprovadas e sancionadas pela Presidência da República.

O indulto de Natal, criado em 2008, trata-se da libertação antecipada do réu da prisão por meio de propostas enviadas pela sociedade. O benefício é válido para quem não foi condenado por crimes hediondos, deficientes mentais, físicos e visuais, mulheres com filhos menores de 14 anos e quem já cumpriu parte da pena em regime fechado ou semiaberto. O comportamento do preso também é avaliado para poder receber a concessão do perdão da pena.

De acordo com o vice-presidente do conselho, Vitore Maximiano, a contribuição da população para a elaboração do indulto é importante para a integração do presidiário no ambiente familiar e a reinserção social.

"O indulto é uma segunda chance para quem se mostra capaz de retornar ao convívio social. Não é só o governo que perdoa o detento, mas também a sociedade", disse.

A escolha do período de Natal também não é por acaso. Maximiano acredita que nesta época do ano, as pessoas tendem a acolher com mais sensibilidade quem acaba de sair da prisão. "O Natal é uma época de perdão e o ambiente fica propício à reflexão, tanto da sociedade quanto dos detentos. As pessoas ficam mais sensíveis neste período".

O indulto de Natal muitas vezes é confundido com a saída temporária - mais conhecida como "saidão", benefício determinado pela Justiça em que o interno tem direito a passar determinado período fora da cadeia, mas devem retornar à prisão em seguida após o fim da concessão.

Em 2011, a extinção de pena foi concedida para cerca de 4.500 presidiários e a previsão se repete para este ano. Os interessados devem enviar suas propostas para o CNPCP por meio do endereço eletrônico jussara.ribeiro@mj.gov.br, do fax (61) 2025-9838 ou do endereço CNPCP, Ministério da Justiça, edifício Sede, 3º andar, sala 303, Esplanada dos Ministérios, CEP 70.064-900, Brasília (DF).

Fonte: Agência Brasil

domingo, 29 de julho de 2012

PAC - MAIS DE R$ 2,2 BI SERÃO INVESTIDOS PELA CODEVASF EM ESGOTAMENTO SANITÁRIO ATÉ 2014


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) deve investir o montante de R$ 2,2 bilhões em esgotamento sanitario, até 2014. Os recursos, segundo assessoria do órgão, são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Mais de 200 municípios em todo o Brasil estão sendo beneficiados com as ações em Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Até o final desse ano, o investimento previsto é de cerca de R$ 274 milhões.

As ações fazem parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, que consiste na recuperação e conservação hidroambiental da bacia, realizado desde 2004. Em 2007, essas atividades de recuperação e conservação foram estendidas à bacia do Rio Parnaíba.

Estão sendo atendidas as zonas urbanas de municípios que pertencem às bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com população de até 50 mil habitantes, em sua maioria, e com prioridade para as localidades situadas na calha do rio São Francisco. Os trabalhos realizados são sempre precedidos de termos de cooperação assinados por prefeituras ou concessionárias dos serviços de esgoto.

Questão de saúde

Um sistema de esgotamento sanitário, com estações de tratamento, reduz os recursos aplicados no tratamento de doenças, uma vez que grande parte delas está relacionada à falta de uma solução adequada para esse problema.“O sistema de esgotamento sanitário serve para minimizar a ocorrência de doenças na população. Então, a cada um real gasto em saneamento você economiza quatro reais em saúde e isso melhora todos os índices da população em geral”, acrescenta Rodrigo Marques Beneveli, chefe da Unidade das Ações de Revitalização da Codevasf.

Com informações do Blog do Carlos Britto/Blog do Fredson Paiva

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012 - LESSINHO LINS RECEBE APOIO DO DEPUTADO FEDERAL GONZAGA PATRIOTA


O candidato a prefeito de Trindade, Lessinho Lins (PSB), recebeu em seu escritório político a visita do deputado federal Gonzaga Patriota, um dos expoentes políticos do seu partido e representante do sertão no Congresso Nacional. Gonzaga estava acompanhado do prefeito de Trindade, Gerôncio Figuêiredo.

Na oportunidade, Gonzaga externou para Lessinho o seu apoio político e lembrou-se da trajetória política e de amizade que teve com o ex-prefeito de saudosa memória Geraldo Lins, avô do candidato. “Geraldo Lins foi um dos mais respeitados políticos de Pernambuco e um grande empresário e homem público. Sempre fui amigo e parceiro de Geraldo Lins e nesse momento não poderia deixar de vir dar o meu apoio a Lessinho, que vai continuar o legado e o trabalho de seu avô e do prefeito Gerôncio”, atestou Gonzaga.


Por outro lado, Gonzaga disse que não tinha a menor dúvida de que o povo de Trindade dará a vitória a Lessinho nas urnas. “Lessinho é um jovem que nasceu dentro do trabalho e vai continuar sendo esse homem do trabalho. Trindade se transformou depois de seu avô e de Gerôncio e com certeza o povo vai escolhê-lo para comandar os destinos desta cidade”, afirmou, reforçando que será um parceiro de Trindade em Brasília, buscando parcerias para grandes projetos estruturadores.

Lessinho agradeceu a visita e o apoio do deputado e disse que tinha um plano de governo pautado no trabalho e no desenvolvimento de Trindade em todas as áreas da administração. O prefeito Gerôncio agradeceu a Gonzaga pelo apoio político e disse que o grupo continua com a responsabilidade de promover as transformações no município, sempre pautado no trabalho.


Do Blog do Martinho Filho

Foto - Fredson Paiva

TRINDADE - PREFEITO GERÔNCIO FIGUEIREDO RECEBE VISITA DO DEPUTADO GONZAGA PATRIOTA


O prefeito de Trindade, Gerôncio Figueirêdo (PT), recebeu na manhã desta quinta-feira, 26, a visita do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), que está na região efetuando visitas a amigos e correligionários. Na ocasião, o prefeito apresentou ao parlamentar as obras que o município conquistou ao longo do seu mandato e os projetos que estão em andamento, cuja finalidade foi transformar e melhorar a qualidade de vida de Trindade.

Muitas obras estruturadoras foram elencadas por Gerôncio, que também aproveitou para presentear Gonzaga Patriota com um acervo impresso que traz em suas páginas as várias obras e ações realizadas no município em todas as áreas da administração.

Gonzaga disse que aquela visita representava o reconhecimento pelo trabalho sério, honesto, competente e responsável de Gerôncio à frente do município. Para o parlamentar, o prefeito vem cumprindo à risca e com muita responsabilidade o seu mandato á frente do Executivo. Gonzaga aproveitou para reforçar o seu compromisso com Trindade e elogiou o trabalho de Gerôncio e sua equipe de governo.

Do Blog do Martinho Filho

Foto - Fredson Paiva

quinta-feira, 26 de julho de 2012

LAGOA DO BARRO - EVILÁSIO MOSTRA FORÇA EM ATO DE LANÇAMENTO DE SUA REELEIÇÃO


O vereador Evilásio Mateus (PDT) é sem dúvida uma das mais emergentes lideranças políticas de Araripina. A sua força política foi mostrada no seu principal reduto eleitoral: O Distrito de Lagoa do Barro, no ato de lançamento da sua candidatura a reeleição, que contou com a presença da candidata a prefeita Socorro Pimentel (PSL); do candidato a vice-prefeito Leonardo Batista (PMN) e de diversas lideranças que integram a coligação Araripina Que o Povo Quer.


Doutora Socorro foi recepcionada por um grande número de correligionários de Lagoa do Barro e no seu discurso agradeceu o apoio que vem recebendo daquela comunidade. Com o entusiasmo de sempre, a candidata disse que se sentia muito feliz em ter no seu palanque a liderança de Evilásio, na qual chamou de aliado e amigo de todos os momentos. E comprometeu, caso eleita, trabalhar com Evilásio para o engrandecimento do distrito.


O vereador Evilásio fez um discurso entusiasmado e disse que aquela era uma demonstração da força que é o palanque de doutora Socorro, que vem crescendo a cada dia com a chegada de novas lideranças dos diversos locais de Araripina.

Da ASCOM da Coligação/Blog do Martinho Filho/Blog do Fredson/Portal Araripina

POLÍTICA - ARARIPINA VIVE CLIMA DE INCERTEZAS E INDECISÕES


Araripina é uma das mais importantes cidades do Sertão Pernambucano, notadamente pela sua pujante economia, robustecida pelo pólo gesseiro e outras APL´s. Contudo, no tocante à questão política o município vem sofrendo um verdadeiro desgaste, alimentado pela troca constante de ocupante da cadeira do Executivo, sendo alternado – por decisão judicial – entre o prefeito e vice-prefeito eleitos na eleição de 2008, respectivamente Lula Sampaio (PTB) e Alexandre Arraes (PSB).

Esse “troca-troca” de ocupante da cadeira tem trazido prejuízos enormes para o município, que para a maioria das pessoas passa até despercebido, vez que ficam preocupadas em apoiar o “ocupante do momento” de sua preferência. Pois bem, perguntar não ofende e é mais do que oportuno efetuar alguns questionamentos, que devem estar entalados na garganta de muita gente: como fica a situação dos comerciantes (fornecedores) quando se troca de um prefeito para outro e vice-versa? Entra um e diz que não paga e que a dívida não é de sua gestão. O outro responde da mesma forma. A dívida é do gestor ou da prefeitura (instituição)? E os funcionários – os mais atingidos – como ficam, sobretudo os contratados? É um verdadeiro processo de humilhação o que passam os contratados durante a “transição” do poder. Simplesmente trabalharam e serviram ao município e consequentemente aos munícipes. Secretários entram nas repartições e setores das diversas secretarias do município e dizem simplesmente que não tem previsão de pagar salários e nem garantias. Um absurdo sem precedentes. Que os contratos serão revistos e por ai vai. Mais um absurdo.

Como perguntar não ofende, vamos a mais alguns questionamentos: Já que o Ministério Público do Estado – uma das mais respeitadas instituições (Guardiã da Constituição e Sociedade) – fez essa cruzada em Araripina, conseguindo, inclusive, o bloqueio das contas da prefeitura, porque também não garante e resguarda os direitos dos trabalhadores contratados pela municipalidade? A própria Justiça que também cumpriu com o seu papel não poderia também garantir os direitos dos trabalhadores? A Justiça do Trabalho, o que pensa e sabe a esse respeito e qual atitude pretende tomar? Os trabalhadores (contratados) estão num beco sem saída, nas mãos dos “chefes” aguardando a boa vontade e a sensibilidade humana do chefe maior, para terem direito aquilo que dignifica o trabalhador: o seu salário.

Vale lembrar que muitos trabalhadores comissionados também foram prejudicados e simplesmente ninguém sabe e ninguém quer saber. Trabalharam até o dia 19 de junho – retorno do outro prefeito – e simplesmente foram exonerados e não tiveram os seus direitos trabalhistas respeitados. Urge a necessidade de Araripina buscar o seu rumo, o seu norte e principalmente dias melhores para o seu povo. Com a palavra também a Egrégia Casa do Povo, formada por 10 vereadores, eleitos democraticamente e pela soberana vontade do povo.

Do Blog do Martihno Filho/Blog do Fredson Paiva

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CÂMARA MUNICIPAL - ALEXANDRE ARRAES É EMPOSSADO NOVAMENTE PREFEITO DE ARARIPINA


Foi empossado novamente na noite desta terça-feira, 24/07/12, na Câmara de Vereadores de Araripina, o prefeito Alexandre Arraes. O Mesmo assume pela segunda vez a prefeitura com o afastamento novamente de Lula Sampaio pelo TJPE.


Dezenas de pessoas estiveram presentes na solenidade que aconteceu na Câmara Municipal, presidida pelo presidente da casa, o vereador Zé Bolacha.


Alexandre Arraes em seu discurso já como prefeito falou ao Blog do Fredson que os planos de governo são o mesmos dos últimos seis meses que Araripina ficou sob o seu comando. Ele disse que o objetivo é um só, melhorar a vida das pessoas podendo trabalhar de forma ordeira, transparente e sincera.


Alexandre lembrou as dificuldades que têm que enfrentar como a seca que atinge a região, problemas administrativos inerentes ao município, entre outros, mas disse que não vai desanimar e vai lutar com força e garra para que as coisas possam chegar onde desejamos e onde o povo merece.


Quanto aos projetos que haviam sido encaminhados junto ao governo do estado como a recuperação do Hortigranjeiro, Avenida Perimetral e Estrada da Rancharia, ele disse que esse conjunto de obras que não parou vão continuar a todo vapor, como aceleração da recuperação do Hortigranjeiro, a estrada da Rancharia, onde a empresa que ganhou a licitação da obra está fazendo os primeiros levantamentos e nos próximos 10 dias será assinada a ordem de serviço.


No final o prefeito Alexandre Arraes disse que a mensagem é de otimismo e esperança e que assume novamente os destinos de sua terra natal por uma determinação da justiça.


“Tenho muito respeito dos gestores que aqui passaram, inclusive o prefeito afastado Lula Sampaio, respeito pela Câmara de Vereadores, e todas as pessoas que de forma direta e indireta constroem a nossa política".


"Vamos trabalhar, vamos em frente, vamos lutar para construir uma Araripina melhor, por que é isso que o povo deseja, é isso que o povo quer, é exatamente trabalho, ação e pouca conversa”, finalizou Alexandre Arraes".


Fotos - Fabiano Alencar