ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

TECNOPEC 2012 - OS PROBLEMAS E AS CONSEQUÊNCIAS DA SECA EM DESTAQUE

O setor da tecnologia no campo entra em foco, desta segunda (19) a 23 de novembro, na mais nova edição da Tecnopec (Mostra Tecnológica de Pecuária e Produtos Derivados). Criado em 2003, o espaço, inicialmente voltado à divulgação de novas tecnologias para o trabalho no campo, vem diversificando suas ações com produtores rurais de variadas cadeias, apresentando palestras gratuitas com temas essenciais à formação do trabalhador agrário e um quadro variado de oficinas de artesanato. A ação, uma iniciativa da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco - Faepe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sebrae, integra o 71º ano da Exposição de Animais e Produtores Derivados (ENAPD), no Parque do Cordeiro, no Recife.

A Tecnopec 2012 terá como enfoque principal tema que preocupa o segmento da agropecuária no momento: os efeitos da estiagem, fenômeno responsável pelo agravamento da pior seca nos últimos 40 anos e que atualmente afeta um expressivo número de municípios em todo Nordeste. No dia 21 (quarta), a partir das 16h, o Gerente Técnico da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Gutemberg Granjeiro Maciel, apresenta a palestra “Ações da SARA no combate aos efeitos da estiagem”, que irá abordar as principais medidas tomadas pelo Governo do Estado para enfrentar os problemas deste período. Nos dias seguintes, no mesmo horário, os participantes debaterão questões como a construção e o manejo de barragens subterrâneas e ainda o planejamento necessário ao produtor rural para lidar com a seca.

“A Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, realizada anualmente, é esperada pelo segmento e pela população como um tradicional acontecimento. Foi absorvida pelo calendário de grandes eventos do nosso estado pela sua real importância quanto à valorização da agropecuária pernambucana e da Região. Realizá-la, com essa dimensão, em um momento tão crítico de uma seca, é um atestado da obstinada capacidade empreendedora dos pecuaristas pernambucanos. A exposição, promovida pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e pela Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP), gera negócios, troca de experiência e destaca os esforços dos pecuaristas para ofertar produtos de qualidade e a preços competitivos. A Faepe, aliada ao Senar e Sebrae, mais uma vez se fará presente neste marco do nosso calendário agropecuário com as ações movimentadas pela Tecnopec 2012”, ressalta Pio Guerra, presidente da Faepe.

Segundo Mônica Pimentel, coordenadora de treinamento do Senar, o tema seca entrou no calendário de debate, pela urgência do assunto e em razão do momento delicado pelo qual passa a região. “Por uma questão de necessidade, buscamos trazer informações que pudessem ter, acima de tudo, um caráter prático, de utilidade imediata para o período. Como lidar com os efeitos da seca e diminuir seu impacto em todos os aspectos do meio ambiente rural, inclusive os conseqüentes e inevitáveis prejuízos”, destaca.

Além dos seminários, com suas oportunas palestras, a Tecnopec 2012 também abrirá espaço para oficinas de artesanato em tecido, corda e brinquedos populares produzidos a partir de materiais recicláveis. Para essas e outras atividades, é esperado um público diário de 200 pessoas, entre caravanas organizadas pelos municípios interioranos de Bezerros, Machados, Limoeiro, Vertente, Frei Miguelino e Igarassu. A mostra atrai, ainda, grupos de estudantes de escolas agrotécnicas, vindos de Vitória de Santo Antão, Belo Jardim e Barreiros. Todos os serviços serão gratuitos, com vagas limitadas.

Oficinas de artesanato incentivam público ao empreendedorismo

O estímulo ao empreendedorismo entra em cena no espaço por meio do oferecimento de oficinas de artesanato em tecido, corda e ainda brinquedos populares produzidos a partir de materiais recicláveis. Mais do que aprender técnicas para produção artesanal, os participantes poderão levar para casa a peça elaborada durante as capacitações.

Muitos dos produtos manufaturados possuem uma utilização prática, e não apenas decorativa, como o chicote de corda, que será ensinado por Luiz Medeiros. “O chicote é bastante útil para quem trabalha no campo, com animais de pastagem. E também é uma renda extra para o trabalhador, já que cada um tem um custo de venda de R$ 25,00. E o melhor é a técnica, bastante simples de aprender”, afirma o artesão.

Já para quem busca aprimorar o trabalho de elaboração de peças feitas de tecido e couro, a oficina de customização vai mostrar o caminho para o desenvolvimento criativo de diversos acessórios. “A ordem da vez é ensinar coisas que sejam fáceis e úteis para o dia-dia do trabalhador, da dona-de-casa. E o artesanato também ajuda na renda da família, trazendo um dinheirinho a mais”, aponta Tânia Barbosa, artesã que mostrará o trabalho de produção de quadros, peças com motivos natalinos e bolsas. “Dando apenas dois nós em um tecido simples, você pode criar uma bolsa, e com retalhos de pano é possível fazer um quadro de isopor”, complementa.

A arte dos brinquedos populares também marca presença com a oficina sobre o tema, ministrada por Vladimir Caroba. “As pessoas vão aprender uma arte passada de geração em geração e que faz sucesso até hoje. Quem não conhece o rói-rói? E o Mané Gostoso?”, destaca. Além deles, o artista também ensinará a fazer fantoches e vassouras feitas de garrafa PET, como uma maneira de incentivar a reciclagem de materiais fabricados e estimular práticas de consciência ambiental.

Programação e palestrantes

Palestras - No dia 21 (quarta), a partir das 16h, o Gerente Técnico da SARA irá ministrar a palestra Ações da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) no Combate aos Efeitos da Estiagem. Na quinta, 22, no mesmo horário, a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Maria Sônia Lopes da Silva traz a conferência Barragem Subterrânea: Construção e Manejo. No último dia, 23, o tema é O Produtor Rural e a Estiagem, apresentado pelo Consultor João Pessoa de Souza.

Oficinas: Todas serão realizadas entre os dias 19 e 23, no horário das 9h às 17h.

Artesanato em Corda - Chicote

Brinquedos Populares: Rói-Rói; Mané Gostoso; Fantoche; Vassoura de Garrafa PET

Artesanato em Tecido – Sandálias; Customização de Peças;

Artesanato em Couro – Bijuterias;

Artesanato em Tecido – Quadros; Motivos Natalinos; Bolsas

Serviço/ Tecnopec 2012

Local: 71º ano da Exposição de Animais e Produtores Derivados (ENAPD)/Parque do Cordeiro (Recife-PE).

Data: 19 a 23 de Novembro-2012

Hora: 09 às 18h

Inscrições gratuitas, durante o evento.

Informações: (81) 3312.8966

Da ASCOM/FAEP/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: