ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 13 de novembro de 2012

TECNOLOGIA - ARARIPINA E MOREILÂNDIA DEVEM CONTAR COM URNAS BIOMÉTRICAS NAS ELEIÇÕES DE 2014

Os municípios de Araripina e Moreilândia, ambos no Sertão pernambucano, serão os únicos da região do Araripe a contar com urnas biométricas para as eleições presidenciais de 2014. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o cadastramento deve começar no dia 30 deste mês. Na verdade, trata-se de um recadastramento, pois os eleitores terão que comprovar os seus dados.

Além de Araripina e Moreilândia, outras 50 cidades do interior receberão as urnas. Nas eleições 2012, quatro municípios pernambucanos utilizaram as urnas biométricas. Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e Tamandaré. Com os que serão adicionados até 2014, o estado terá o novo método em 57 cidades.

A projeção é de que, em 2014, 30% do estado já estejam com o novo sistema. Já em 2016, o esperado é de 50% e, por fim, 100% em 2018. Segundo George Maciel, coordenador de infraestrutura, os municípios foram escolhidos de acordo com a população e a tecnologia que a cidade já possui. “Temos locais em Pernambuco que só têm um orelhão.

Deixamos esses para depois. Também não podemos fazer em Recife, Jaboatão e Olinda ao mesmo tempo, pois são os municípios mais populosos de Pernambuco e, para atender à demanda, precisaríamos de muitos funcionários,” esclareceu Maciel.

Os eleitores que não possuem os dedos, tem alergias ou machucarem a área da digital no dia da eleição vão poder votar normalmente contanto que apresentem um documento oficial com foto.

Com informações do Blog do Carlos Britto/Blog do Fredson Paiva

Nenhum comentário: