ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SERTÃO DO ARARIPE - PERNAMBUCO CRESCE EM PRODUÇÃO DE MEL NO PAÍS

Reconhecida pela vocação no setor apícola, a região do Sertão do Araripe consolida-se na liderança nacional no que diz respeito à produção de mel. Em 2011, a região produziu 1.753 toneladas do produto, fazendo com que o estado passasse de 9º a 8º maior produtor de mel do Brasil, com 2.350 toneladas. As informações foram divulgadas pela Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE referente ao ano de 2011.

“Em meio à grande seca, recebemos a notícia como uma reafirmação do potencial da apicultura pernambucana”, afirma Daniela Rodrigues, analista do Sebrae em Pernambuco na região. “O desafio agora é fazer com que essa renda gerada circule no Estado, contribuindo para o desenvolvimento dos produtores”, completa. Apoiar ações com foco no mercado formal tem sido uma estratégia de instituições que trabalham em prol do fomento da apicultura, a exemplo do Sebrae em Pernambuco.

No estado, a entidade desenvolve atividades no setor apícola nos sertões do São Francisco, Pajeú e Araripe. A proposta é promover o acesso ao mercado nacional de forma integrada e sustentável por meio do apoio à formalização e agregação de valor ao produto com o objetivo de permitir o aumento das vendas. Isso é feito por meio de capacitações e consultorias tecnológicas e gerenciais com foco no mercado oferecidas aos apicultores.

Como resultado do trabalho, tem-se a conquista de grupos como a Cooperativa dos Apicultores e Meliponicultores da Região do Araripe Pernambucano (Coampis) e a Associação de Apicultores de Bodocó (AAPIB), que receberam o registro de Estabelecimento Relacionado (ER) ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura. Isso tornou possível a comercialização de seu mel em todo o País.

Ações semelhantes, em parceria com o Governo Estadual e Federal e por meio da AD Diper e Codevasf, serão realizadas junto aos apicultores de Araripina, Ouricuri, Moreilândia e Parnamirim. Com isso, espera-se que eles possam extrair o mel em local adequado e com registro do Serviço de Inspeção do Ministério da Agricultura. A unidade do Sebrae que atua no Sertão do Araripe também apoiará a diversificação da produção por meio de apiários modelos na produção de abelhas rainhas, pólen e própolis em plena caatinga.

Ranking – A região do Araripe é composta por onze municípios produtores de mel, que respondem por 75% da produção pernambucana. No ranking nacional, a cidade de Araripina encontra-se em primeira colocação. Além dela, o estado é representado por Bodocó e Ibimirim, que continuam entre as 20 maiores cidades produtoras de mel do Brasil.

Produção 2012 – Os dados sobre a produção de mel para este só estarão disponíveis no site do IBGE em 2013. Acreditasse que, devido à severidade da seca, vários estados do Nordeste sofram uma queda na produção de mel. Para contribuir com ações de convivência com a seca, o Sebrae em Pernambuco trabalha com ações de aperfeiçoamento tecnológico para a manutenção e manejo dos enxames.

Da ASCOM/SEBRA-PE/Blog do Fredson/Portal Araripina

Um comentário:

Unknown disse...

https://www.embrapa.br/en/recursos-geneticos-e-biotecnologia/cursos/curso-meliponicultura
Período de realização

Dias 25 e 26 de agosto de 2018
Local de realização

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,
Parque Estação Biológica, Avenida W5 Final, Asa Norte, Brasília- DF
Documentos

Edital (Arquivo.PDF, 23kb, 26/7/2018)
Ficha de inscrição (Arquivo.PDF, 113kb, 26/7/2018)

Notícias

Embrapa promove II Curso sobre biologia e manejo de abelhas sem ferrão
18/07/18 | Portal Embrapa: Agroindústria; Recursos naturais

Horário das aulas

8h às 12h e 13h às 18h
Público alvo

Este curso destina-se a capacitar produtores ou trabalhadores rurais, apicultores e meliponicultores, técnicos e estudantes das áreas de biologia, engenharia agronômica e florestal, zootecnia e veterinária e produtores de hortaliças/olerícolas sobre biologia e manejo de abelhas em ferrão e sobre o papel dessas abelhas na polinização nos agroecossistemas.
Incrição

Para este curso, será cobrada taxa de inscrição no valor de: R$ 120,00 (cento e vinte reais). Estão incluídos na inscrição o fornecimento de almoço e um lanche no período da tarde nos dois de curso. A inscrição ocorrerá mediante o envio do formulário – ficha de inscrição e enviado para o e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br, até o dia 21 de agosto de 2018.
Número de vagas

200 (duzentas)