ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

INTEGRAÇÃO - ÁREAS DE IRRIGAÇÃO NO PAÍS DEVEM DOBRAR EM CINCO ANOS

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho que a área de terras agrícolas irrigadas no país pode dobrar em cinco anos. A expectativa do ministro é que a nova Política Nacional de Irrigação – que está tramitando no Congresso – e o Programa Mais Irrigação, lançado hoje pela presidenta Dilma Rousseff, garantam essa expansão.

Segundo o ministro, atualmente, o Brasil tem 5,5 milhões de hectares de áreas irrigadas, a grande maioria em terras privadas. Os perímetros públicos de irrigação somam 330 mil hectares, divididos entre o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e algumas áreas estaduais.

“No horizonte de cinco, seis anos, poderemos ver a área de irrigação no Brasil ser duplicada. Tenho muita animação que a nova lei nacional de irrigação e esse instrumento de PPP [parceria público-privada] que estamos inaugurando vão acelerar a implantação de novas áreas irrigadas Brasil afora”, declarou.

O Mais Irrigação, lançado semana passada pelo governo, prevê investimentos federais de R$ 3 bilhões e mais R$ 7 bilhões em PPPs para projetos no Semiárido. As concessões terão prazo até 40 anos, segundo o ministro.

O governo deve licitar primeiro o direito de exploração agrícola das terras que serão irrigadas, o vencedor será quem oferecer o maior valor pelo uso da água. Em seguida, outra licitação vai definir quem vai implantar e operar a infraestrutura necessária para a irrigação.

O edital do primeira área de irrigação a ser licitada, Pontal (PE), já foi lançado. No total, 66 projetos receberão recursos do programa.

Fonte: Agência Brasil/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: