ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 11 de setembro de 2012

REGIÃO DO ARARIPE - EXÚ SEDIARÁ PROJETO PARA RECOLOCAÇÃO DE PAPAGAIOS NA NATUREZA


Um projeto pioneiro para a recolocação de papagaios no meio ambiente está sendo desenvolvido na região do Araripe pernambucano, mais precisamente em Exu. O projeto é resultado da parceria entre várias instituições: Ibama, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) , Polícia Militar e prefeitura municipal.

A região foi escolhida por abrigar uma reserva de Mata Atlântica, tida como local ideal para a readaptação dos papagaios. Durante reunião no município, representantes dos órgãos envolvidos discutiram as últimas definições para a implantação do projeto. “Não basta apenas a soltura das aves sem viabilidade de sobrevivência e adaptação ao ecossistema”, ponderou o promotor de justiça, Élson Ribeiro. “É necessário, portanto, a participação de todos os órgãos para que o projeto se torne viável”, destacou.

A recolocação dos papagaios na floresta deve acontecer no mês de novembro. Até lá, várias ações deverão ser desenvolvidas em Exu tendo como mote questões ambientais.

As ações envolvem a distribuição de folders educativos, exibição de vídeos e realização de palestras envolvendo alunos das redes municipal, particular e estadual de ensino, principalmente aqueles que estudam em unidades da zona rural. Também está sendo estudada a realização de um dia “D” na cidade para divulgação do projeto de recolocação dos papagaios.

Com informações do Blog do Carlos Britto/Blog do Fredson Paiva

Nenhum comentário: