ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

JORNAL CENTRAL NORDESTE - UMA IDÉIA NA CABEÇA, UMA CÂMERA NA MÃO


Uma iniciativa interessante, tomada pelo associado Francisco F. Moreira (foto), 44, tem chamado a atenção da tropa da Polícia Militar de Pernambuco e da sociedade. Ele criou, há dois meses, um jornal online chamado Jornal Central Nordeste, onde publica vídeos e matérias sobre as ações vitoriosas da PMPE, principalmente na região de Ouricuri, cidade que fica a 619 quilômetros de Recife.

Tudo é produzido e executado pelo próprio policial - que é capitão e associado ao AJUPM há um ano - em seu estúdio, que fica na cidade de Ouricuri. Segundo Francisco, a ideia surgiu como forma de valorização do trabalho efetuado pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, no sertão de Pernambuco. “Estou servindo no 7º BPM há uns seis meses, e no começo verifiquei grandes resultados obtidos em operações, como prisões, apreensão de drogas, apreensão de armas etc.

Ano passado o 7º BPM foi o primeiro lugar em apreensão de armas de fogo em todo o Estado. Eu ouvia através dos próprios oficiais daquela Unidade, lamentações pelo fato de os resultados dos trabalhos não serem divulgados. Como eu sei filmar e editar resolvi fazer um vídeo modelo do jornal online divulgando os primeiros resultados do Batalhão, e publiquei na internet através do site Youtube. Minha intenção era somente fazer divulgação no âmbito interno da Corporação”, afirma Moreira.

De acordo com o policial, “o principal objetivo é mostrar para o público em geral os bastidores da operacionalidade de uma Corporação tão bem conceituada que é a PMPE”. Entretanto, os vídeos publicados na internet tomaram proporções imprevisíveis, e o policial já recebeu propostas de emissoras como Record e SBT para exibirem os seus vídeos em programas policiais na televisão.

“Minha intenção é divulgar o máximo possível os bons trabalhos da PMPE. Inicialmente, alguns sites e blogs começaram a baixar meus vídeos, e logo depois as emissoras de televisão se interessaram. O SBT me solicitou exclusividade na divulgação das matérias, mas já estabeleci compromisso verbal com o programa de Cardinot da TV Clube (filial da Record). Contudo, isso não me impede de fechar contrato com qualquer outra emissora”, ressalta o capitão.

Com esse trabalho, ele espera que a sociedade valorize mais a Polícia Militar. Francisco Moreira não considera a produção dos vídeos como um hobbie, mas como uma segunda profissão. “Sou policial desde 1988, e por enquanto o site não está me atrapalhando no serviço militar, mas se isso ocorrer, darei prioridade a profissão policial. Entretanto, gosto de fazer reportagem e levo isso a sério”, conta o associado.

Com informaçoes da AJUPM

Nenhum comentário: