ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ATÉ 2040 - CHUVAS NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO SERÃO REDUZIDAS EM 20%, ALERTA RELATÓRIO

Um relatório divulgado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, que reuniu na sexta-feira (21/12), num encontro ocorrido no Recife, resultados de várias comunidades científicas especializadas em clima, lança um alerta para Pernambuco: a redução das chuvas em 20% e o aumento da temperatura em áreas do semiárido, até o ano de 2040.

De acordo com o presidente da Comissão Científica de Combate à Desertificação da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Rocha Magalhães, ao contrário do que alguns céticos dizem, o problema do aquecimento global já é algo comprovado pela comunidade científica.

“Já existe uma experiência grande, de milhares de cientistas que estão há várias décadas se aprofundando sobre a questão, com base em modelos muitos complexos. Já está comprovado que a atividade humana interfere no clima, que deve aumentar dois graus até 2100 ou pelo menos um grau e meio até 2040”, alertou.

O estado de Pernambuco, que tem mais de 90% do território localizado em área de semiárido e que possui um litoral com um nível muito baixo em relação ao do mar, é considerado pelos especialistas como um “hotspot”: uma área que sentirá mais fortemente os efeitos do aquecimento. Secas mais graves e problemas de erosão nas praias do Grande Recife já são alguns indícios de que a situação precisa ser estudada, para serem apresentadas soluções.

Sertão


Para o relatório, em relação ao sertão pernambucano, a expectativa é de que a umidade diminua, fazendo com que a água acumulada no solo fique escassa tanto para a agricultura quanto para outras atividades. “Temos cem anos de experiência para lidar com a situação da seca e não podemos dizer que estamos totalmente adaptados. Precisamos reforçar o que temos feito e enfrentar novos desafios”, contou Antônio Magalhães.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, o estado já vem tomando algumas medidas para enfrentar os efeitos do aquecimento, como o 1º Plano Estadual de Mudanças Climáticas – um documento que define tarefas do governo, das empresas e da sociedade, pioneiro no Brasil.

Na sexta-feira (21/12), o governador Eduardo Campos lançou o projeto de triplicação do Parque do Horto de Dois Irmãos, no Recife, como uma das medidas de preservação. Em relação às praias, já está em andamento o projeto de recuperação das faixas de areia do trecho que vai de Jaboatão a Paulista, no Grande Recife.

Com informações do G1/Blog do Carlos Brito/Blog do Fredson

Nenhum comentário: