ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO - OBRAS SERÃO ACELERADAS COM A CONTRATAÇÃO DE NOVOS TRABALHADORES



O número de trabalhadores do Projeto de Integração do Rio São Francisco deve subir de 4.100 para 6.500 nos próximos meses. Os operários já trabalham 24 horas para acelerar as obras, mas novas frentes de serviço estão sendo criadas para que as metas sejam cumpridas.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o número de operários nos lotes 1 e 2, em Cabrobó (PE), deve aumentar de 630 para mil. Os trechos, de 40 km e 29 km de extensão, respectivamente, estão com 57,2% e 29,6% de execução com a previsão de que sejam concluídos em 2014.

O lote 8, localizado em Salgueiro (PE) e que consiste na construção de três estações de bombeamento de água, também está gerando mais empregos na região. Segundo dados do Ministério, cerca de 85% da mão de obra é local. Hoje são 568 pessoas com carteira assinada, e em novembro serão mais de 800. Este trecho tem 19% de avanço físico e também deve ser finalizado em 2014.


Nos lotes 1, 2 e 8, durante o dia são realizadas escavações e detonações e à noite os operários se encarregam de retirar o material detonado (foto). Um outro canteiro, com cerca de 60 mil metros quadrados, foi inaugurado na última sexta-feira (03).

“Esta mobilização de operários atende à recomendação da presidenta Dilma Rousseff de ver as obras a pleno vapor para que sejam concluídas dentro das metas”, declarou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

O projeto de Integração do Rio São Francisco vai beneficiar 12 milhões de brasileiros em 390 municípios do Semiárido. Estão em construção canais, barragens, aquedutos e túneis.

Dos 16 lotes existentes, nove estão em atividade e o canal de aproximação do Eixo Norte já está concluído. Mais de 1,3 mil equipamentos estão em operação. O lote 5, em Jati (CE), está em processo de licitação. Os contratos dos lotes 3, em Salgueiro; 4, em Verdejante (PE); 7, em São José de Piranhas (PB); e 9, em Floresta (PE), estão em fase de encerramento.

Com informações do Blog do Carlos Britto/Blog do Fredson

Nenhum comentário: