ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PREFEITO - ELEITORES DE 50% DAS CIDADES DE PERNAMBUCO TERÃO DUAS OPÇÕES


Eleitores de 91 dos 184 municípios pernambucanos só terão dois candidatos no momento de decidir o voto para o prefeito da cidade, no dia 7 de outubro. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em quase 50% das cidades do estado, só dois nomes foram registrados para disputar o poder executivo municipal.

Importantes polos regionais do interior pernambucano figuram na lista de cidades que oferecem o mínimo de opções aos eleitores. É o caso de Arcorverde, no Sertão do Moxotó, onde a disputa fica entre Madalena (PTB) e Israel Guerra (PC do B). A situação é a mesma encontrada em Salgueiro, no Sertão central, onde o embate será entre o atual prefeito Doutor Marcones (PSB) e Alvinho Patriota (PV); e Serra Talhada, que terá a disputa entre Luciano Duque (PT) e Sebastião Oliveira (PR).

Também integram a lista a cidade com o menor colégio eleitoral de Pernambuco – Ingazeira, com 3.863 eleitores – e o município com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado: Manari. Ao todo, Pernambuco possui 6.494.273 eleitores; de acordo com as estatísticas do TSE, um crescimento de 23,6% em comparação com as eleições de 2000, e 7,2%, se comparados aos dados das últimas eleições municipais, em 2008.

As outras cidades que possuem apenas dois nomes para ocupar a Prefeitura são: Afrânio, Agrestina, Águas Belas, Altinho, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bodocó, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejinho, Brejo da Madre de Deus, Buenos Aires, Cabrobó, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Calumbi, Camocim de São Félix, Camutanga, Canhotinho, Cedro, Chã Grande, Correntes, Cortês, Cumaru, Dormentes, Feira Nova, Ferreiros, Granito, Iati, Ibimirim, Ibirajuba, Inajá, Ingazeira, Itacuruba, Itaíba, Itapetim, Jaqueira, Jataúba, Jatobá, João Alfredo, Joaquim Nabuco, Jucati, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lagoa Grande, Moreilândia, Nazaré da Mata, Orobó, Orocó, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Quipapá, Quixaba, Riacho das Almas, Rio Formoso, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria do Cambucá, Santa Terezinha, São Benedito do Sul, São Bento do Uma, São José da Coroa Grande, São Vicente Ferrér, Serrita, Sertânia, Solidão, Tacaimbó, Tacaratu, Tamandaré, Terezinha, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama, Venturosa, Vertente do Lério, Vertentes, Vicência e Xexéu.

Do G1/Blog Carlos Britto/Blog do Fredson

Nenhum comentário: