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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ECONOMIA - PESQUISA APONTA OTIMISMO NAS VENDAS DE VEÍCULOS EM PERNAMBUCO


As vendas no mercado automotivo pernambucano seguem o ritmo nacional de crescimento. É o que mostra uma pesquisa da Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), que ouviu donos e gerentes de 46 concessionárias do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, na Região Metropolitana. O principal motivo, para eles, é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O comércio automotivo teve uma participação de 21,9% no setor em julho deste ano. "Por isso, qualquer movimentação positiva nesse setor pode impactar em todo o comércio", afirmou o coordenador do Centro de Pesquisa (Cepesq), Urbano da Nóbrega. Segundo cálculos feitos pela Fecomércio-PE, é esperado um crescimento médio de aproximadamente 28%. Com isso, para a Federação, a previsão é que as vendas automotivas terminem o ano com resultados acima da média do varejo.

Mais de 86% dos entrevistados esperam que as vendas este ano superem as do ano passado. Apenas pouco mais de 10% mostraram pessimismo em relação ao faturamento dos carros vendidos em 2011. Este ano, houve uma redução de aproximadamente 15,5% no faturamento no período entre janeiro e julho, se comparado a 2011. Para a Fecomércio-PE, o otimismo foi motivado pelo crescimento de mais de 2,3% nas vendas entre junho e julho, quando foi realizada a última pesquisa.

O comércio automotivo registrou baixo desempenho até maio, quando foi implantada a redução do IPI incidente sobre os veículos. A diminuição da alíquota foi apontada por quase 85% dos empresários como o motivo do otimismo. A medida segue até o final de outubro.

A redução dos juros no financiamento e o aumento no volume de crédito foram citados ainda como outras causas para a maior expectativa de negócios. Nas concessionárias ouvidas na pesquisa, mais de 63% das vendas foram a prazo e 36,5%, à vista.

As promoções também foram apontadas pelos empresários. Segundo os entrevistados da pesquisa, mais de 63% dos negócios foram a prazo e 36,5%, à vista. De acordo com quase 40% dos entrevistados, o lançamento de novos modelos também é uma forma de atrair os consumidores.

Do NE10/Blog do Fredson/Portal Araripina

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