ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 6 de junho de 2012

CURAÇÁ-BAHIA - FESTA DOS VAQUEIROS COMEMORA 59 ANOS DE TRADIÇÃO


Neste fim de semana a comunidade de Curaçá estará comemorando 59 anos de realização da Festa dos Vaqueiros. A celebração foi criada no ano de 1953, quando o município celebrava seu Centenário. Na época, cerca de 40 vaqueiros totalmente uniformizados com suas vestimentas e ferramentas feitas de couro como o chapéu, gibão, perneira e peitoral, desfilaram pelas principais ruas de Curaçá firmando assim, ao longo dos anos, um dos festejos mais renomados do Vale do São Francisco.

A Festa atrai todos os anos, visitantes e turistas de vários estados do Brasil, e neste ano contará com duas programações. Durante a festa, a comunidade poderá participar do tradicional almoço dos vaqueiros na Fazenda Saudade e do concurso de aboios que acontecerá no sábado (07) às 10h. Poderá também participar do Desfile dos Vaqueiros às 16h e da Missa Campal que será realizada no domingo (08) a partir das 10h na Igreja Matriz Bom Jesus da Boa Morte. A missa irá contar com a apresentação do Coral EJUC, do músico Targino Gondim e de aboiadores.

De sexta a domingo, atrações regionais animarão os participantes nos Palcos Alternativos localizados centro da cidade. Além dessas apresentações, no Circuito Fechado, que fica no Pátio de Eventos, haverá shows de bandas de renome na região como Garota Safada e o cantor Pablo.

De acordo com o Secretário de Governo da Prefeitura de Curaçá, Antônio Carlos Paixão, a expectativa é que 400 vaqueiros estejam presentes na festa e que 15 mil pessoas compareçam em cada noite de show. “Curaçá está pronta para receber os vaqueiros, os visitantes e turistas. Nossas homenagens são voltadas para o homem do campo que durante o ano contribui para o desenvolvimento econômico do nosso município. Esperamos que esta seja uma festa de muita alegria e paz.”, disse.

No domingo (08), a programação dos shows é gratuita e prestará homenagens ao Centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que na década de 1970 esteve presente na Festa dos Vaqueiros. A programação terá início a partir das 13h e encerrará as 06h da segunda-feira (09). Artistas regionais como Targino Gondim, Flávio Leandro, Sergio do Forró, César Adriano, Valmirzinho, Forró de Boa, Zé de Célia, Julio do Acordeon e Da Faixa animarão o público.

Da ASCOM/Festa dos Vaqueiros de Curaçá/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: