ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 20 de junho de 2012

RIO+20 - DILMA ROUSSEFF ABRE CÚPULA DE CHEFES DE ESTADO E GOVERNO


Começa nesta quarta-feira, 20, a reunião de mais alto nível da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A presidente Dilma Rousseff passou os últimos dias com os chefes de Estado do G20 no México e chega ao Rio para receber quase cem primeiros-ministros e presidentes que participam da reunião, na qual será assinado o texto oficial da conferência, aprovado na terça pelas delegações.

Dilma celebrou o documento oficial da

Rio+20, classificando-o como "um grande avanço, um vitória". O texto, porém, foi aprovado às pressas sob o comando da delegação brasileira nos primeiros dias da conferência e provocou críticas entre ambientalistas e ONGs. Acompanhe aqui o discurso da presidente e de outras autoridades, transmitido pela ONU neste link http://webtv.un.org/live-now/watch/rio20-plenary-meetings-see-schedule-for-more-details/1685917483001.

10h57 - "Esta é uma ocasião histórica", diz Patriota, completando que a Rio+20 é uma oportunidade única, 20 anos depois da Eco-92, para que os chefes de governo e Estado olhem para o futuro e tomem medidas pelo desenvolvimento sustentável.

10h54 - Dilma afirma que expressará a posição brasileira sobre os temas debatidos na Rio+20 na sessão plenária da parte da tarde. Patriota é chamado.

10h53 - "Nessa breves palavras quero agradecer o mandato que acabaram de me conferir. A expressiva liderança mundial que hoje acorre ao Rio indica o compromisso dos Estados com a complexa e urgente agenda do desenvolvimento sustentável", diz Dilma, dizendo-se certa de que a Rio+20 atingirá seus objetivos.

10h52 - "Agradeço a todos os presentes a eleição como presidente da conferência", inicia Dilma.

10h51 - Dilma é chamada para fazer a abertura da Rio+20.

10h49 - Segundo Ban Ki-moon, há consenso entre todas as delegações que Dilma seja a presidente da conferência. Os aplausos confirmam a informação - e Dilma na presidência. O chanceler Antonio Patriota será o vice-presidente e vai liderar as plenárias na ausência de Dilma.

10h47 - Ban Ki-moon bate o martelo e inicia oficialmente a conferência. Ele anuncia os procedimentos comuns - a eleição do presidente da conferência e outros trâmites - e, em português, se diz muito feliz de voltar ao Brasil. Ele agradeceu o País por tomar a frente as discussões.

10h46 - "Nós, a próxima geração, exigimos ações, exigimos mudanças, para que assim tenhamos um futuro. Confiamos em vocês nas próximas 72 horas para colocas os nossos interesses acima de todos os outros e fazer a coisa certa", continua. "Pensem por que estão aqui. Estão aqui para salvar a Terra, ou para salvar a nós mesmos?", finaliza.

10h44 - "O tempo está passando, e está se esgotando. Vocês tem três dias para salvar o futuro dos seus filhos. Dos meus filhos. Dos filhos dos meus filhos", apela a garota.

10h42 -

Fala agora a neozelandesa Brittany Trilford. Estudante de 17 anos, ela ganhou um concurso internacional promovido por uma ONG com um vídeo de 3 minutos gravado em sua casa. "Hoje, represento as 3 bilhões de crianças do mundo. Pense em mim como metade da população. Peço a vocês que trabalhemos para mudar a atual situação", pede ela aos chefes de Estado.

10h40 - O secretário-geral diz que, antes da abertura, será passado um vídeo mostrando a atual situação do planeta. O vídeo fala da revolução industrial, dos desenvolvimentos tecnológicos e do impacto que essas evoluções tiveram no meio ambiente.

10h35 - Ban Ki-moon pede que os presentes tomem seus lugares.

10h21 - A ONU acaba de informar que a presidente Dilma fará um rápido pronunciamento de abertura agora às 10h30. ela fará seu discurso oficial somente às 16h.

10h16 - Devem discursar também nesta quarta os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo, do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e da França, François Hollande, além do primeiro-ministro da China, Wen Jiabao.

10h10 - A segurança tem atrapalhado o trânsito nas proximidades do Riocentro neste primeiro dia de cúpula de chefes de governo e Estado.

Há várias barreiras do Exército e da Polícia Militar nas vias de acesso ao evento que permitem apenas a passagem de veículos credenciados para a conferência.

10h06 - A sala plenária, onde os líderes se reúnem, foi vetada para os jornalistas que cobrem a Rio+20. Apenas fotógrafos serão permitidos no local, e por um breve período de tempo. As medidas fazem parte do esquema de segurança montado pela organização da cúpula.

9h59 - Os chefes de Estado e governo começam a chegar à sala plenária, onde farão seus discursos. Já há movimentação no espaço.

9h51 - Dilma e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, devem falar ao início da cúpula de chefes de Estado. A presença da presidente brasileira na abertura era incerta até a noite da terça-feira.

9h45 - A ONU informou que foram entregues 38.442 credenciais para o Riocentro desde o início da Rio+20, incluindo 9.796 para delegações, 6.877 para ONGs e Major Groups e 3.351 para jornalistas. Inicialmente, falava-se em 50 mil participantes. A conferência termina na sexta-feira.

9h30 - O governo confirmou a participação de 94 líderes mundiais na Rio+20. O evento, porém, não receberá o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o presidente americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Nenhum comentário: