ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 6 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE E RIO + 20 - PAIVA NETTO


Cinco de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Como anda nosso engajamento em preservá-lo? Possuímos real consciência de que somos parte dele? Neste ano, as comemorações da data têm por sede o Brasil. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) acredita que será o maior e o mais celebrado evento de sua história. O tema proposto nos faz uma pergunta: “Economia Verde: Ela te inclui?”. O posicionamento e as atitudes que tomarmos construirão nosso futuro. Que seja o melhor!

MUITO + SUSTENTÁVEL

É notório que o instinto de sobrevivência nos recomenda um desenvolvimento econômico sustentável, que a todos inclua. Meta ousada que requer adesão geral. Se bem esclarecido e educado desde o berço, qualquer um pode colaborar. Imaginemos uma família. No início de sua formação, o pai e/ou a mãe é quem abastece o lar, proporcionando aos filhos alimento, educação, vestimentas etc.

Contudo, até as crianças, quando devidamente instruídas, prestam expressivo serviço à economia da casa. Pequenos gestos, como não deixar a luz acesa desnecessariamente nem a torneira aberta durante a escovação dos dentes, fazem grande diferença. Para visualizar o excelente resultado dessas medidas simples, basta somá-las ao total de lares no planeta. Teremos assim uma boa iniciativa + bilhões de outras.

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro/RJ, de 13 a 22 de junho deste ano, é um ótimo ensejo para aumentar essa consciência pelo mundo. Com vontade política e forte envolvimento da sociedade, imensos benefícios globais podem ser atingidos. Se soubermos igualmente nos colocar sob a Proteção de Deus, a capacidade de alcançar milagres se estabelecerá em nossas agendas.

LBV NA RIO+20

Contando com o suporte do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN/Desa) — Seção de Organizações Não Governamentais (NGO Section) do Conselho Econômico e Social (Ecosoc), a LBV coordenará o painel temático “Cooperação Construtiva” na Rio+20. O evento, em 17/6, domingo, das 11h30 às 13 horas, receberá autoridades e delegações governamentais no auditório T9, designado pela ONU no Riocentro, local da conferência.

Ilustres palestrantes comporão a mesa: dr. Andrei Abramov, chefe da Seção de ONGs do Ecosoc; senador Rodrigo Rollemberg, coordenador da Cúpula de Legisladores da Rio+20; professor Daniel Nava, secretário de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Amazonas; dr. Fabio Feldmann, advogado, ambientalista e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; professor Neilton Fidelis da Silva, pesquisador do Instituto Virtual de Mudanças Globais (IVIG/Coppe-UFRJ) e assessor técnico da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; e o líder indígena Marcos Terena.

REGISTRO

Recentemente, Eliel Brum e Pedro Paulo Torres, da LBV no Rio de Janeiro, tiveram um encontro cordial com o ministro Laudemar Aguiar, secretário nacional do Comitê Nacional de Organização da Rio+20. A todos os responsáveis pela realização dessa destacada conferência, os votos de sucesso da LBV.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: