ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 10 de junho de 2012

GATOS DE RUA - FEIRA DO EMPREENDEDOR DA RIO+20 TEM REPRESENTANTE PERNAMBUCANO


A pernambucana Gatos de Rua vai participar da Feira do Empreendedor: Oportunidades de Negócios Verdes, durante a Conferência Internacional da Organização das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A feira é um dos eventos organizados pelo Sebrae durante a conferência e acontece de 15 a 23 de junho no Parque do Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.

“Transformamos o lixo no luxo” foi como descreveu um dos sócios da empresa, Marcos Kelner, sobre o trabalho que a Gatos de Rua promove. A empresa trabalha com projeto socioambiental, na elaboração de peças artesanais através de materiais recicláveis.

Segundo Beto Kelner, designer e sócio da empresa, os materiais recicláveis são adquiridos através de cooperativas. “Transformamos as latinhas de alumínio em fios de várias espessuras e as garrafas pet em miçangas e depois em arte. Além de mostrar os nossos produtos vamos lançar, na Feira do Empreendedor Verde, bolsas que foram criadas com o tecido, que é feito 100% de garrafa pet”, conta Beto.

“O Sebrae esteve conosco desde o começo da empresa, nos orientando. A Gatos de Rua foi se transformando, foi aí que eu pensei: esse é o momento de pensar em crescer. E o Sebrae nos ajudou bastante nisso”, declara Marcos sobre a participação da entidade no crescimento da empresa.

A EMPRESA

“Tudo começou com um trabalho que eu fiz na ONG Casa de Passagem. Esse trabalho era para ensinar os jovens de comunidade de baixa renda a transformar o material reciclável em peças de arte. Além disso, eu quis motivá-los vendendo as peças que eles produziam, então coloquei uma lojinha, nos domingos (durante três meses), na Rua do Bom Jesus, no Recife. Foi a partir disso que surgiu a Gatos de Rua, o nome é uma homenagem que fiz a esses jovens”, conta Beto Kelner. Atualmente existem cinco mil itens de peças em seis segmentos diferentes.

A empresa contratou artesãos de rua com o objetivo de capacitá-los e ressocializá-los para a sociedade. Devido a isso, a Gatos de Rua reúne 80 funcionários diretos e 600 cooperados. Vânia Maria de Lima, artesã da Gatos de Rua, mãe de duas crianças, conta que, antes de trabalhar na empresa, a vida dela era bastante corrida e ao mesmo tempo incerta, já que ela lidava com a venda de fantasias pelas ruas. “Agora a minha vida mudou bastante, estou trabalhando em um lugar tranquilo e também tenho a carteira assinada. Estou pagando a minha casa com tranquilidade”, conta Vânia.

A Feira do Empreendedor Verde contará com o total de 20 ideias de negócios sustentáveis apresentados pelo Sebrae: Gatos de Rua, Acqua Zero, Leeder Maq, Apliquim Brasil Recicle, Chamma da Amazônia, Eco Side, Ecotop, Ecomáquinas, Arte dos Aromas, Ecology Store, Madeplast Madeira Ecológica, Eco RVS, Ecojardim, Natura, Cassiopéia, Ecoblock, Verde e Progresso, BKR Brasil, Amazongreen, L.M. da Amazônia, Ecotest Tecnologia Ambiental, Ekoffotprint Gráfica Sustentável, Via Verde Produtos Naturais e Ecossis.

Da ASCOM/SEBRAE/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: