ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 4 de junho de 2012

CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO - ASA PERNAMBUCO E GOVERNO DO ESTADO AVANÇAM NA CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS


“Vai ajudar o Semiárido que tanto sofre sem água, vai ter meio mundo de coisa boa, tranqüilidade, se Deus quiser e Nossa Senhora”. Foi com essa frase que o agricultor José Bezerra da Silva, resumiu a importância do Projeto Pernambuco Mais Produtivo para a região semiárida do estado.

O Projeto é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, e conta com o apoio do Governo Federal, através do Programa Brasil Sem Miséria. A cerimônia de assinatura dos contratos referentes ao projeto, aconteceu no último dia 30, no Colégio Santa Dorotéia, na cidade de Pesqueira, Agreste de Pernambuco.

Os contratos de prestação de serviços foram assinados pelo Governador Eduardo Campos; pelo Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos e pelos representantes do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), da Diaconia e das Dioceses de Caruaru e Pesqueira. As quatro organizações fazem parte da Articulação no Semi-Árido pernambucano (ASA-PE), e foram contratadas para executar o projeto em todas as regiões do Agreste e Sertão do estado.

Estiveram presentes no evento mais de duas mil pessoas entre representantes da ASA-PE e movimentos sociais; agricultores/as; prefeitos e vereadores da região; além de lideranças sindicais e religiosas. Na ocasião o bispo da Diocese de Pesqueira, Dom José Luiz Salles, falou do significado do projeto para os agricultores e agricultoras. “As famílias do Semiárido sempre foram vítimas do descaso de políticos, e por isso, sofreram muito tempo com a falta de água e de políticas para a região. Esse tempo acabou, pois o governador tem se mostrado sensível aos problemas do nosso povo e sei que ele leva o Semiárido no coração”, conclui, emocionado, o religioso.

Ainda durante a cerimônia, o governador ressaltou a viabilidade das cisternas para as populações rurais e se mostrou contrário às cisternas de PVC que estão sendo instaladas pelo Governo Federal em alguns municípios do estado. “Nosso governo acredita que as cisternas são capazes de garantir qualidade de vida para as pessoas que vivem no Semiárido. As cisternas de plástico vão na contramão desse processo, uma vez que elas não geram renda local e não traz autonomia para as famílias”, resume Campos.

De acordo com a coordenadora executiva da ASA-PE, Neilda Pereira, o projeto é um conquista da agricultura familiar, além de ser um passo importante para a consolidação das ações de convivência com o Semiárido. “Este evento representa um momento histórico na caminhada da ASA-PE, pois de forma concreta estamos mostrando que é possível desenvolver uma política de convivência com o Semiárido pernambucano, em uma parceria entre estado e organizações não governamentais, entendendo o papel de cada um nesse processo, e conseqüentemente contribuindo para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Nesse caso, a assinatura desse projeto tem um grande sentido na vida da população, em especial, dos agricultores e agricultoras do Semiárido pernambucano”, explica.

Em Pernambuco, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), já foram construídas 1.546 cisternas calçadão, 89 barragens subterrâneas, 114 tanques de pedra e 22 bombas de água popular (BAP), beneficiando mais de 2.694 famílias das regiões do Agreste e Sertão. Com o Projeto Pernambuco Mais Produtivo será possível ampliar o acesso à água para produção de alimentos, a partir da construção de 15.500 cisternas calçadão, 1.000 terreiros de secagem, 150 tanques de pedra, além de 40 cisternas telhadão e 40 barreiros lonados. O contrato prevê na primeira etapa a construção de tecnologias em 26 municípios. Ao todo, o projeto irá contemplar diretamente 85 mil pessoas.

Representantes de organizações da ASA-PE conversam com o governador

Durante sua passagem em Pesqueira, o Governador Eduardo Campos conversou com representantes da ASA-PE: Neilda Pereira; Edésio Medeiros; Manoel dos Anjos e Joseilton Evangelista; com os secretários, Ranilson Ramos e Aldo Santos; além do Arcebispo Dom Fernando Saburido, e os bispos das Dioceses de Caruaru e Pesqueira, Dom Dino Marchió e Dom José Luiz Salles, respectivamente.

Na oportunidade foram colocadas para o governador algumas propostas e preocupações da rede referentes às ações desenvolvidas no Semiárido pernambucano. Ao final da reunião foi entregue ao chefe do executivo estadual, o documento da ASA sobre o atual momento da seca no Semiárido.

Mariana Landim
Assessora de Comunicação da ASA-PE/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: