ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O POVO NO DIA DO TRABALHO - PAIVA NETTO


O primeiro congresso da LBV dedicado aos Trabalhadores de Boa Vontade ocorreu no Rio de Janeiro, a 1o de maio de 1983, na sede do Botafogo Futebol e Regatas. A LBV, desde Alziro Zarur (1914-1979), seu saudoso fundador, chama esses milhões de batalhadores de irmãos operários de Deus, porque não há incentivo maior do que colocá-los sob a Proteção Divina. Naquela ocasião, eu já dizia: é preciso acreditar no brasileiro, que só pede seja respeitado, para que o tão auspicioso milagre aconteça. O povo trabalha! E, se há no Brasil quem não o faça, certamente não é ele. Tivemos como lema: “Todos somos iguais perante Deus.

O trabalho é que estabelece as diferenças”. Na oportunidade, assim me expressei: Quem é o exemplo de trabalhador? Jesus, no planeta Terra, porque o Cristo Ecumênico, que é o nosso modelo e em Quem sempre vamos buscar inspiração, ensinou que o maior de todos é o próprio Deus: “Meu Pai não cessa de trabalhar”. Como podemos abrir mão da melhor referência? O mundo carece de bons exemplos. Não existem maiores que Deus e Jesus. (...) Eis, pois, que o Pai Celestial é o Operário-Padrão para o Universo e o Cristo, para este orbe. Ora, que querem os irmãos trabalhadores senão uma vida mais digna? E, quando falo neles, não me refiro apenas ao irmão proletário, mas aos homens e às mulheres de diferentes condições sociais que realmente laboram, porque todos somos operários em nossa existência.

CARLOS HEITOR CONY NA BIENAL DE BRASÍLIA

O jornalista Carlos Heitor Cony foi uma das presenças ilustres na 1ª. Bienal Brasil do Livro e da Leitura, de Brasília, que ocorreu de 14 a 23 de abril na Esplanada dos Ministérios. No espaço Café Literário, durante encontro especial entre ele e o poeta Thiago de Mello, Cony dirigiu algumas palavras ao público e à audiência da Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet). Membro da Academia Brasileira de Letras, o escritor destacou a extensa agenda de eventos culturais da ABL: “Nós temos uma programação, durante o ano todo, de palestras, de festividades e eventos: teatros, concertos, literatura, basicamente literatura. Fazemos também shows e publicações (...)”. Sobre a Legião da Boa Vontade, afirmou o acadêmico: “Aprecio muito o trabalho, antigo, tradicional, e acredito que, se houvesse outros movimentos com a mesma honestidade, com os mesmos critérios, o Brasil seria muito melhor”. A ele, o meu agradecimento pela dedicatória em exemplar de seu “A noite do massacre”: “Sr. Paiva Netto, com o abraço amigo e antigo de Carlos Heitor Cony – 2012”.

DANIELA MESQUITA NO PARLAMUNDI

Jornalista, mergulhadora e fotógrafa submarina, Daniela Garcia Mesquita lançou, em 25 de abril, “O Livro de Fernando de Noronha – A ilha contada por quem a escreve”, no Salão Nobre do ParlaMundi da LBV. Segundo a escritora, muito além das belezas naturais que atraem os turistas, o leitor conhecerá a alma de Fernando de Noronha. “Por ter morado lá por 14 anos, resolvi mostrar à sociedade, valorizar e eternizar isso numa obra literária".

Prestigiaram a noite de autógrafos o jornalista Fernando Cesar Mesquita, pai da autora, e muitas outras personalidades de Brasília. Grato a Daniela pelas fraternas palavras: “Ao amigo e inspirador Paiva Netto, um pedacinho da alma de Noronha, através de histórias de vida, amor e superação, contadas por aqueles que são a essência deste arquipélago. Com o meu carinho e agradecimento”.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: