ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 22 de maio de 2012

MANIPUEIRA - ARARIPINA PODERÁ RECEBER USINA PARA PRODUZIR BIOETANOL


O Secretario Executivo de Energia do Estado de Pernambuco, Eduardo Azevedo esteve em Araripina acompanhado da comitiva da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos da qual faz parte para conhecer as fábricas de mandioca da região.


Acompanhado do Prefeito do município, Eduardo Azevedo conheceu diversas fábricas de mandioca e teve a oportunidade de conversar com os agricultores sobre o uso do resíduo produzido na fabricação de farinha de mandioca, que é a manipueira. Azevedo explicou que se este resíduo não tiver um fim específico, por conter elevada carga tóxica e poluente pode degradar o solo e a água.


Com a visita do Secretario Executivo de Energia, o Governo do Estado estuda a possibilidade de instalar uma usina de reaproveitamento da manipueira transformando o resíduo em bioetanol.


Em Pernambuco existe uma usina de bioetanol na cidade de Lajedo que atualmente processa 4,8 milhões de litros de manipueira. O objetivo da usina é aproveitamento de resíduos para a produção de energia renovável, especialmente em economias familiares.


De acordo com Eduardo Azevedo, a cidade tem grande potencial a ser explorado e o Governo do Estado identificou este potencial e trabalhará para que a usina se instale em Araripina. Já o Prefeito de Araripina, Alexandre Arraes recebeu a comitiva com entusiasmo de que novos investimentos chegarão à cidade.


Da ASCOM/PMA - Jorge Possetti/Blog do Fredson/Portal Araripina


Fotos - Fabiano Alencar

Nenhum comentário: