ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 7 de maio de 2012

FANTÁSTICO - SURTO INEXPLICADO ATINGE ADOLESCENTES EM ESCOLA DE ARARIPINA


A cidade de Araripina, Sertão pernambucano, ganhou destaque nesse domingo (6) durante o programa Fantástico da Rede Globo devido a uma estranha reação coletiva de adolescentes. Uma forte sonolência, braços e pernas dormentes, depois um desmaio. Esse conjunto de sintomas já atingiu 13 alunos da Escola Vitalina Maria de Jesus, onde 360 estudantes estão matriculados, em Araripina, cidade de 80 mil habitantes.

A causa dessa estranha reação coletiva é um mistério, já que médicos não conseguiram fazer nenhum diagnóstico. A Secretaria de Saúde do município testou a água e a merenda da escola. Não encontrou pistas para o mal estar dos jovens.

A tese é de que os alunos estejam sofrendo de uma histeria coletiva, um fenômeno psicológico. Começa quando uma pessoa se sente mal e os amigos que convivem com ela acabam absorvendo sintomas como dor de cabeça e tontura. Ninguém está realmente doente, mas todos sentem o mesmo mal estar.

“Isso é muito comum de acontecer em escolas, fábricas, em vilarejos pequenos. Uma pessoa tem um sintoma, outra pessoa vê e se impressiona com aquilo. E mais outra pessoa vê duas tendo a mesma coisa e acha que aquilo pode ser contagioso e começa a apresentar a mesma coisa”, explica o psiquiatra Daniel Martins de Barros.

Só uma avaliação médica cuidadosa pode confirmar um diagnóstico de histeria coletiva, mas o caso de Pernambuco tem algumas características do fenômeno, segundo o psiquiatra. Um exemplo: a maioria entre os jovens afetados é de mulheres. “Normalmente, acontece mais em mulheres adolescentes, provavelmente por uma questão de sugestionabilidade. Elas são mais sugestionáveis e podem se impressionar um pouco mais com o sintoma que a amiga está apresentando”, aponta o especialista.

Com informações do G1/Blog do Carlos Britto/Blog do Fredson Paiva

Nenhum comentário: