ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 3 de maio de 2012

BRASÍLIA - CIENTISTA POLÍTICO FILHO DE ARARIPINA DISCURSA NA CÂMARA LEGISLATIVA


Pelo tempo curto de existência, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) é pouco estudada pela academia, mas a tendência aponta uma inserção crescente da instituição no mapa político nacional, de acordo com o professor Denilson Bandeira Coêlho, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB). Coêlho foi o primeiro palestrante do seminário sobre transparência, controle social e democracia, aberto na manhã do último dia 17/04, pela Escola do Legislativo (Elegis), no auditório da CLDF.

Mestre e doutor em Ciência Política, o professor saudou o convênio que a Câmara fez com a UnB para participação de servidores da Casa no curso de especialização em Análise Política e Políticas Públicas, realizado pela Universidade, como um passo positivo no sentido de aproximar o Legislativo distrital da academia. Coêlho apontou a aproximação das instituições públicas entre si, como um modo de estabelecer comparações, o que ajuda a aumentar sua transparência e o controle social pela sociedade.

Para o cientista político, o diálogo e a troca de experiências contribuem para o aprimoramento do cuidado com a "coisa pública". Após discorrer sobre o tema do seminário, o professor concluiu que o aumento da participação e do controle social no Brasil gerou uma maior autonomia da sociedade civil _ e avanços. Ele ressalta, no entanto, que ainda é grande o risco de instituições e atores sociais de pressão serem cooptados pelo aparato estatal.

Denilson nasceu em Araripina e é filho dos comerciantes Edmilson Granja Coelho e
Maria aldeide B. Coelho, irmão de Karina Bellsouth, secretária do prefeito de Araripina, Alexandre Arraes).

Com informações de Luís Cláudio da Silva Alves, da Coordenadoria de Comunicação Social da CLDF/Zínia Figueiredo de A. Araripe - Coordenadoria de Comunicação Social/Blog do Fredson/Portal Araripina

Nenhum comentário: