ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 18 de abril de 2012

SSA - MULTIRÃO CONTRA A DENGUE VAI PERCORRER BAIRROS DE ARARIPINA


A Secretaria de Saúde de Araripina preocupada com a incidência de dengue no município reuniu na segunda-feira, 16/04, o Conselho de Combate à dengue para traçar as diretrizes de combate à doença. Representantes de diversas Secretarias além dos agentes de endemias discutiram a temática dos mutirões nos bairros da cidade que começam ainda no mês de abril.


De acordo com a Secretaria Adjunta de Saúde, Viviane Nicéas o combate a dengue deve ser uma atividade contínua e envolve todos os setores da sociedade. “Para diminuirmos os focos de dengue toda a sociedade deve estar envolvida. As escolas públicas têm, por exemplo, o papel fundamental de educar as crianças que levam a mensagem para os seus pais”, afirmou.


O Comitê deliberou sobre diversas atividades que podem ser colocadas em prática tanto para o combate à larva do mosquito quanto ao mosquito alado. A Secretaria vai atuar em todos os cenários em que o mosquito esteja presente e irá mobilizar os bairros e moradores para caminharem juntos nesta ação.


Será montado um calendário de mutirões em cada bairro da cidade que será atendido com caminhão para retirada de entulhos, visita da equipe completa dos agentes comunitários de endemias avaliando quais ações cada residência deverá ser contemplada. Além da visita dos agentes de endemias, a Secretaria de Saúde fará apresentações teatrais para conscientizar as crianças das escolas dos bairros.


Cada bairro será avisado com antecedência para que os moradores se programem e recebam toda a equipe de agentes de endemia. A primeira visita será nos bairros do Cavalete e Vila Bringel no dia 25 de Abril (quarta-feira). O próximo bairro a receber o mutirão contra a dengue provavelmente será o Alto da Boa Vista (1 e 2) no dia 09 de Maio. Com esta ação efetiva em cada bairro a Secretaria de Saúde espera reduzir o número de incidência do mosquito e também diminuir os casos de suspeitas de dengue na cidade.

Da ASCOM/PMA/Blog do Fredson/portal Araripina - Fotos - Fabino Alencar

Nenhum comentário: